Links sobre criptomoedas atreladas ao Real para o dia do aniversário do Real

in #dlike5 years ago (edited)

trailler_real.png

Ontem, 1 de julho, fez 25 anos que entrou em circulação o Real, moeda que conseguiu interromper o ciclo desenfreado da escalada de preços no Brasil nos anos 90 do século passado. Em fevereiro, nos 25 anos da URV (marco inicial do período de transição da moeda), o site Livres publicou - Há 25 anos, Real libertou o Brasil da hiperinflação - e aproveitou para lançar um site especial sobre o aniversário: https://real.eusoulivres.org Como testemunha da época, concordo que foi uma façanha tão surpreendente a ponto de inspirar um filme, cujo link para o trailler compartilho no final deste post. Mas o saudosismo não foi tanto a ponto de me fazer ir ao cinema ou assitir no YouTube, ainda :-)

Agora, depois de tanto tempo, como publicou em tom menos festivo o Portal do Bitcoin - Com moeda enfraquecida e menor poder de compra, Plano Real completa 25 anos - aproveito a ocasião para listar as criptomoedas atreladas ao Real. A Brlt (https://brlt.money) que compartilhei aqui em BRLT, criptomoeda brasileira estável com valor atrelado ao Real. E depois de ter lido essa matéria do Cointelegraph Brasil - Exchanges do Brasil começam a implementar stablecoin construída em Ether e baseada em Real - descobri a RealT (https://realt.to) e a FLBRT (http://flexpay.click), esta última criada na plataforma blockchain Waves.

Alguns definem como criptomoedas estáveis estes ativos digitais supostamente lastreados no dinheiro emitido pelos governos. No caso do Real, diante da atual crise econômica, desvalorização cambial e inflação crescente, seria melhor trocar o termo stable coin (estável) por pegged coin (atrelado). Paradoxalmente a fragilidade da nossa moeda fiduciária e os tokens pareados com ela pode ser agravado na comparação com o Bitcoin e outras criptos, como compartilhei aqui antes - Um dos pais do Plano Real defende uso de criptomoeda emitida pelo governo no Brasil - até André Lara Resende levantou esta polêmica entre os economistas brasileiros trazendo argumentos da chamada MMT (Modern Monetary Theory ou Teoria Monetária Moderna).

O site especial do Livres prefere focar na história e traz entrevistas com outros pais do Plano Real, como fez o jornal O Globo que publicou as entrevistas - Real, 25 anos: ‘A população é a grande fiadora da estabilização’, defende Pérsio Arida - e - Três lições dos 25 anos do Plano Real, e que não são óbvias (por Gustavo Franco) - com acesso restrito para cadastrados. Aqui no Steem blockchain é possível relembrar o passado através das coleções de moedas comemorativas do @ronaldoavelino - 184 - Jogos Olímpicos de 2016 - Parte 1 - ou do @paredao, que além de exemplares anteriores do cruzeiro, cruzeiro novo e cruzado, tem a ainda procurada Moeda de 1 Real - Primeira Moeda lançada do Real.


Canal LightHouse no YouTube: Real - O plano por tras da história - Trailer Oficial...


Source of shared Link

Sort: