Como diminuir o consumo de produtos cosméticos

in #engrave4 years ago (edited)

Para esta nova década, quero muito colocar em prática algo que já tinha em mente: diminuir o consumo de produtos cosméticos em casa. E você deve estar se perguntando: “Mas como assim?! Como ela vai fazer pra testar as novidades do mercado?”

E é respondendo esta pergunta que cheguei num consenso comigo mesma: nunca conseguirei testar tudo! Sei que “nunca” é uma palavra forte! Mas de uns anos pra cá, a indústria cosmética entendeu a necessidade de suprir o mercado de cachos. E com isso, milhares de opções foram criadas desde então! Sendo assim, fica inviável testar tudo, mesmo que a vontade seja grande!

Quando me reconheci como consumista

Então me vi assim, uma consumidora sem controle algum para usufruir de produtos novos que o mercado oferece. Comprando loucamente, sem rumo, tudo que pudesse, quase indo à falência! Mas não é só porque o produto está ali, brilhando lindo na prateleira, cheiroso que precisamos necessariamente comprá-lo certo?

Desafio do consumo consciente

E é assim que começo o ano, a década. Me desafiando à diminuir os meus produtos ao básico do básico que uma cacheada precisa: shampoo, condicionador, máscara e creme de pentear.

Mas parece um desafio bobo, mas já me deparei com mais de oito cremes de pentear diferentes e todos pela metade aqui em casa. Até parece que não, mas se a cada creme de pentear, o investimento médio for de R$ 10,00 cada, gastei uma média de R$ 80,00 neles! Fala que isso não é gastar dinheiro de forma imprudente?!
Por quê comprar consciente é melhor?

Muitas vezes fico com dó de comprar produtos profissionais. Especialmente por causa do valor. No entanto, diminuindo o consumo consciente de produtos e compras em excesso, estas aquisições se tornarão possíveis.

Hoje diminuo embalagem por embalagem. E sem repor nenhuma delas. E aos poucos consigo entender. Não é a quantidade de produtos que faz alguma diferença nos tratamentos. E sim, a técnica e os métodos que mais importam. E é sobre isso que falaremos na próxima postagem!

Por ora lanço o desafio: como tá o consumo de produtos por aí? Já parou pra contar quantas embalagens tem de cada item básico? Quanto já gastou com elas? Conta aqui nos comentários!


Originally posted on Blog Tu Cacheias. Hive blog powered by ENGRAVE.