Diário de quarentena #28

in #esteem4 years ago (edited)

86fyva.png

Hoje voi dar um tempo de escrever sobre o COVID-19, para trazer um pouco do aniversário de 15 anos do Caps Clarice Lispector.

Caps é a sigla para Centro de Atenção Psicosocial, uma instituição criada no contexto da reforma psiquiátrica.Abrangindo uma equipe multidiciplinar e novas formas de tratar o sofrimento mental.

O modelo hospitalocêntrico, centralizado, se tornou territorial e descentralizado. A descentralização é uma direção do Estado, sa saúde pública, desde de antes da descentralização digital.

O vídeo traz um pouco das memórias do Caps Clarice Lispector, uma das instituições responsáveis pelo cuidado em saúde mental na cidade do Rio de Janeiro, e um dos símbolos do avanço da reforma psiquiátrica.

Também foi o local onde tive oportunidade de participar e aprender durante minha residência, e ainda retornar após minha formação.

A reforma ainda está em curso, sempre estará, assim como os riscos de retrocesso. Ainda tem-se muito por fazer.

#Sus #SaudeMental #Psiquiatria #psicanalise

Até!

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas, obrigado!

footer-comentarios-2.jpg