Quando as bandeiras falsas começam a sair acidentalmente da "Zona de Poe".

in #false-flag6 years ago

image.png

image.png

É quase possível sentir a indignação de um anti-Bolsonaro nesses convites, o que mostra que ele estava ou sob profundo stress ou sequer se deu o trabalho de criar panfletos realistas.

Para quem desconhece a Lei de Poe, aqui vai a definição obtida da Wikipedia:

A lei de Poe é uma observação sobre comportamento em debates na internet que estabelece que, na ausência de algo que indique a real intenção do autor, torna-se difícil ou mesmo impossível de saber se o que o autor diz é um extremismo genuíno ou uma simples paródia de extremismo.

Sem um emoticon representando uma piscadela [;)] ou outra óbvia manifestação de humor, é completamente impossível parodiar um criacionista de maneira que ninguém vá confundir com uma afirmação genuína.

A lei recebeu o nome de Nathan Poe, que a formulou no fórum de debate na internet em christianforums.com em 2005.
Embora originalmente se referisse ao criacionismo biblicista, a definição posteriormente foi estendida a qualquer tipo de fundamentalismo ou extremismo ideológicos.
É frequentemente citada em debates sobre tais temas, tanto em fóruns de discussão quanto em redes de relacionamento.

Na minha concepção existem 3 tipos de panfletagem de bandeira falsa. E por panfletagem me refiro desde a espalhar cartazes e pôsteres até a denunciar publicamente supostas ameaças oriundas de apoiadores do outro lado, mas sendo de autoria da própria "vítima".

  • Underpoe:

Como o nome sugere, é uma panfletagem de bandeira falsa que se enquadra perfeitamente no que o oponente acredita e em seu modus operandi, sem exageros ou excessos que coloquem em dúvida a a ideia de que a autoria da postagem não seja de um apoiador do seu alvo de bandeira falsa. Esse tipo é o mais raro devido ao fato de que pessoas que recorrem a bandeiras falsas costumam ter uma noção bastante caricata de seus alvos, baseando seu repúdio em espantalhos sustentados por meias-verdades. As meias-verdades são um campo cinzento responsável pela sustentação de muitas formas de pseudociências e charlatanismo, mas deixarei isso para outro texto.

  • Poe:

Como o nome sugere, seria uma panfletagem de bandeira falsa que um observador externo não é capaz de saber se se trata de uma versão exagerada ou uma descrição legítima do que se espera do grupo contra o qual se está levantando a bandeira falsa. A bandeira falsa fica dentro de uma zona cinzenta na qual o observador não consegue definir se é ou não bandeira falsa, pois por mais exagerado que pareça o ataque descrito, ele ainda se enquadraria, mesmo que remotamente no que se espera do grupo ao qual se atribui autoria.

  • Overpoe:

Seria uma versão exagerada além da zona cinzenta da Lei de Poe, onde o exagero e a falácia do espantalho são abusadas de tal forma que dificilmente alguém conseguiria acreditar que os autores atribuídos realmente tenham feito o "ataque"(por ataque me refiro não apenas a agressões físicas ou pessoais, mas sim a qualquer forma de panfletagem em favor de um grupo ou movimento).

Sort:  

Nossa! Excelente postagem. Pergunto-me como tantas pessoas aparentemente lúcidas conseguem se entregar ao delírio coletivo propagado por esses false flags.

Nossa! Excelente postagem.

Obrigado.

Pergunto-me como tantas pessoas aparentemente lúcidas conseguem se entregar ao delírio coletivo propagado por esses false flags.

Não acredito que todos os ataques sejam false-flags, ainda mais os do tipo underpoe. Mas penso ser bem provável que pelo menos a maioria, se não a maioria esmagadora deles sejam false-flags. Quanto aos overpoe, eu não acredito que um deles possa ser considerado um ataque legítimo, pois se temos a área cinzenta da Lei de Poe como sendo uma espécie de indicativo da dualidade do que o ataque possa ser considerado, o que vai além do ponto em que possa estar dentro da dualidade não tem como ser real a menos que o autor seja um caso a ser institucionalizado em um manicômio.

É preciso lembrar que aqueles que se opõe às suas ideias também são pessoas e também fazem uso da racionalidade, por mais absurdas que as ideias deles possam ser consideradas. Por isso quando ver um ataque desses pense e que isso ajudaria politicamente o grupo supostamente agressor.

Vou até aproveitar para citar dois exemplos de ataques promovidos por supostos eleitores do Bolsonaro para situá-los na classificação que eu criei acima:

  • Eleitor do Bolsonaro com camiseta e tudo enxerga um eleitor do Haddad, claramente gay, com jeito de gay e pulseira identificadora como gay e como eleitor do Haddad. O eleitor do Bolsonaro grita:

    O viadinho vai perder feio nas urnas! Hahahahaha!

    E sai rindo. Esse tipo de ataque seria um underpoe já que esse tipo de provocação é bastante cotidiana para a população LGBT sendo o único diferencial dessa vez a inclusão da carga política.

  • Grupo de apoiadores do Bolsonaro leva uma carreta com capim para um ambiente com certa concentração de nordestinos. Alguns vão jogando capim nos transeuntes chamando-os de burros enquanto outros balançam bandeiras nazistas e gritam

    *Heil Bolsonaro! Heil Bolsonaro!

    Esse tipo de ataque claramente se enquadra no overpoe, já que se trata de uma manifestação excessivamente caricata para ser considerada da autoria que tentam atribuir.

E novamente, obrigado pelo feedback e pela interação.

@fernandosoder, Parabéns! O teu post foi votado e resteem pelo Projeto Camões!

camoes sign 2.gif

PROJETO CAMÕES -Língua Portuguesa no Steemit!

This user is on the @buildawhale blacklist for one or more of the following reasons:

  • Spam
  • Plagiarism
  • Scam or Fraud