Como taxar as Grandes Fortunas?

in Brasil3 years ago
image.png

Há diversos movimentos principalmente de esquerda que atualmente defendem um conceito que chamam de "Taxar Grandes Fortunas"

Não tem como taxar muito a fortuna de quem guarda dinheiro e faz investimentos em paraísos fiscais no exterior. Essa gente acha que bilionário tem sua fortuna toda guardada na poupança em forma de dinheiro. Ou pior, tem guardada no colchão de casa.

E se a "fortuna" for emprestada para um banco na forma de CDB? Ou se ela for usada para comprar ações? Como vão taxar a "fortuna"? O ricaço não vai ter dinheiro, mas sim títulos de dívidas de bancos ou participação no controle de uma empresa.

Então a melhor forma seria taxar o ricaço pela sua renda declarada, um conceito novo que poderia ser chamado de "Imposto de Renda". Mas e a fortuna guardada em forma de patrimônio? Como vai taxar? Que tal uma espécie de Imposto sobre Prédios e Terrenos Urbanos que ele tenha para a prefeitura local e um Imposto por ser Proprietário de Veículos Automotores que ele pagaria ao estado. Se criasse esses três tributos já conseguiria uma bela taxação da fortuna do ricaço.


Se você tiver um voto sobrando...

Vote em mim para Testemunha da Hive

Sort:  
 3 years ago  

Ricos não deixam nada em seu nome, normalmente deixa em nome de empresas ou de advogados...