Criptomoeda brasileira Lunes lança site Missão Covid em parceria com Médicos do Futuro

in Criptos Brasileiras4 years ago (edited)

missaocovid_lunes.png

Uma das criptomoedas brasileiras mais antigas que continua com desenvolvedores e usuários ativos, a Lunes (https://lunes.io), diante da pandemia do Covid-19 lançou o site Missão Covid - https://missaocovid.com.br - em parceria com o Médicos do Futuro (Instagram @medicos.do.futuro). Segundo video no próprio site, a ideia é oferecer atendimento remoto (telemedicina) para pacientes com suspeita da doença e desafogar o sistema de saúde para evitar o colapso previsto pelas autoridades governamentais.

A Lunes foi lançada em 2017 e, segundo esta matéria paga no site Portal do Bitcoin na época, prometia criar um conjunto de soluções construídas de forma descentralizada utilizando a tecnologia de blockchain para criação de tokens, registros de autenticidade e processamentos de pagamentos. Um ano depois, o mesmo site publicou Lunes, Criptomoeda Brasileira, Já Vendeu mais de 25 Milhões de Unidades no Pré-ICO.

Em 2018 o site Pago por Clique avaliou o projeto: Lunes LNS a criptomoeda brasileira que mais cresce, descrevendo que tecnicamente o blockchain é baseado nos projetos em código aberto NXT e Waves (https://wavesprotocol.org). No mesmo ano, um dos fundadores do projeto, Lucas Magno, assinou um artigo no site Olhar Digital comparando os mecanismos de consenso em blockchains, destacando o LPoS (Leased Proof of Stake) adotado na Waves e na Lunes.

lunes_truth.png

Lunes Truth, plataforma de registro em blockchain

Como planejado desde o início do projeto, no ano passado foi lançado o Lunes Truth (https://lunestruth.com.br), que segundo matéria no site Cointelegraph Brasil tinha a pretensão de substituir os cartórios de registros e certificação de documentos. Assim como vários projetos em blockchain que utilizam as vantagens da tecnologia, garantindo imutabilidade, transparência e segurança com baixo custo aos registros.

Um concorrente brasileiro pioneiro nesta área, a Original My (https://originalmy.com), que posteriormente também lançou sua própria criptomoeda, a Anti-Bureaucracy Coin (https://originalmy.com/ABC), propôs inclusive uma solução dedicada aos prontuários médicos, a Open Prescription. Matéria no site Criptofacil - OriginalMy anuncia solução para autenticar receitas médicas via blockchain - publicada em dia 9/4, explica que o projeto está aberto para contribuições em: https://github.com/openprescription. Não sei se a proposta da Lunes prevê este tipo de integração do atendimento médico gratuito com o registro em blockchain das consultas, prescrições e exames, pelo menos não há nenhuma menção a isso no post no blog - Missão Covid-19: Vamos juntos, vencer essa batalha! - que anunciou o projeto.

doutorig_doutorconsulta_telemedicina.png

Telemedicina no Brasil

Regulamentada temporariamente para o enfrentamento da pandemia, a telemedicina no Brasil foi autorizada pelo governo e pelo Conselho Federal de Medicina. Matéria no Portal da Telemedicina detalha como deve ser feito o procedimento online, este é o serviço voluntário da Missão Covid-19 mas que já está sendo oferecido de forma comercial pelo Doutor iG (https://dr.ig.com.br) e pelo Doutor Consulta (https://www.drconsulta.com/telemedicina/).

Apesar de temporária, se confirmar a característica de contágio, letalidade e espectativa de cura ou vacina do coronavirus, com ciclos que podem durar anos, a possibilidade da resolução sobre a telemedicina virar permanente e a telemedicina vir para ficar é concreta. Lembro que no início do atual governo houve uma especulação, no jornal O Tempo notícia sobre testes do serviço online da Amil, em parceria com o Hospital Albert Einsten foi publicada em julho do ano passado. Na Folha de SP, matéria de fevereiro já previa a expansão do atendimento remoto, justificando que no Brasil muitos médicos já fazem consultas online por meio do WhatsApp.

A China, epicentro do novo coronavirus, por incrível que pareça pode ser modelo na adoção da telemedicina por aqui. Em julho passado, segundo o site Panorama Farmacêutico, uma comitiva de empresários do setor visitou o país asiático e conheceram empresas e fornecedores de tecnologia de sucesso por lá. Uma delas, a Ping An Good Doctor (https://www.pingan.com), chega a parecer filme de ficção, como descreveu o site Olhar Digital: Clínica chinesa usa inteligência artificial para dar o diagnóstico em um minuto. E sem funcionários. Agora com a pandemia, segundo o jornal Correio Braziliense, as plataformas de telemedicina na China tiveram um forte aumento de tráfego.

Novo Normal

Hoje quase todo mundo está em quarentena, sem saber como será a rotina e cuidados Pós-pandemia ou o chamado Novo Normal. Eu mesmo publiquei devidamente paramentado e cheio de álcool gel meu post de estréia aqui neste blockchain: O primeiro hard fork (e quarentena) a gente nunca esquece. Versão Hive.. Especialistas defendem que sejam qual for as respostas para conviver ou vencer o Covid-19, devem ser criativas e até mesmo sem precedentes, ou seja, o blockchain e ativos digitais, tem tudo para colaborar oferecendo segurança, confiança, descentralização, privacidade e transparência que passarão a ser exigidas em meio a crise sanitária, econômica, ambiental e científica que estamos mergulhando. Espero que as empresas e iniciativas brasileiras como esta da Lunes sejam cada vez mais úteis e numerosas, junto com mobilizações pelo resto do mundo, incluindo das comunidades do Bitcoin, Ethereum, EOS, Waves, Doge, Hive, etc.

Finalizando, hoje é possível transacionar a Lunes em várias corretoras internacionais, como listou o site Criptofacil no mês passado. Pelo site @coingecko é possível consultar o valor da criptomoeda, que estaria valendo U$ 0,0089 neste momento.

Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!

hive_criptomoedas_brasileiras.png

Comunidade Hive Criptos Brasileiras, conheça e participe:

https://bit.ly/criptosbrasileiras


Web-Stat site statistics

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas, obrigado!

footer-comentarios-2.jpg