Primeiro! Inaugurando a hive PTGRAM (comunidade Steem) com lembranças dos velhos tempos do Orkut

in PTGRAM4 years ago (edited)

hive_ptgram_01.png

Primeiro! Chiniqueiro! Huehuehue! Os mais novos talvez nunca tenham ouvido falar mas quem viveu os tempos do Orkut, rede social pioneira que fez grande sucesso no Brasil, talvez lembre de comentários e posts como este, totalmente ingênuos, aparentemente descartáveis, que os estudiosos da teoria da comunicação diriam servir apenas como função fática. Outros exemplos eram os tópicos "fica ou não fica, beija ou não beija, etc" que faziam referências aos usuários das comunidades que deixasse o comentário, como um jogo inspirado no "escravos de jó", "passa anel" ou "batata quente", por aí vai.

Pois bem, semanas atrás a empresa Steemit, Inc, criadora e principal agente de influência nos rumos do blockchain do Steem, lançou em versão beta a Hivemind (Steem Communities), que vem sendo trabalhada desde anos atrás para permitir a criação de comunidades. Pra testar a novidade, o @casagrande inaugurou a hive Brazilians onde não resisti e fui o primeirão também: Primeiro post na Brazilians Steemit Hive Community

447646598_d2a512bba5_o.jpg
Foto com Orkut Büyükkökten, criador do Orkut, em sua visita ao Brasil em 2007. Imagem original disponível no Flickr.

Aliás, como vcs podem acompanhar nos replies, vendo meu entusiasmo o @casberp avisou que criou essa comunidade PTGRAM aqui no Steemit hivemind e meio que aproveitando o embalo me convidou para publicar o post inaugural. Demorou mas depois de indas e vindas (afinal o hive está em versão beta), com este post cumpro o que foi combinado :-)

No primeiro post na comunidade @brazilians mencionei as antigas comunidades orkutianas, raciocínio que volto a fazer aqui e até foi endossado pelo steemian @discernente em seu post Crie comunidades agora e venda bem mais caro no futuro?. Sabemos que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas de repente uma Steemit hive chamada "Viúvas do Orkut" ou coisa parecida poderia virar um lugar para os saudosistas lembrarem aqueles tempos e tentarem reproduzir o que for adequado no Steem blockchain, faturando algumas criptomoedas de lambuja, pra usar outro termo retrô.


Comunidades com endereços (URLs) complicados

Testando a nova função hivemind - https://beta.steemit.com - além das próprias comunidades em si, tb achei legais as notificações. Por enquanto os endereços cheio de números não ajudam na memorização ou talvez na indexação para as buscas, não tenho certeza mas imagino que isso seja algo para o futuro, assim como a possibilidade de personalizar as hives com imagens e capas (o que existia nas comunidades no Orkut, cujas "medalhinhas" exibidas no perfil acabavam ajudando a ter uma ideia da personalidade do respectivo usuário). De qq forma, como o projeto @ptgram-power já tem um endereço web próprio, tomei a liberdade de sugerir um adendo (redirecionador) na URL como sugestão de paliativo na hora de divulgar o link da comunidade hive PTGRAM - https://beta.steemit.com/trending/hive-113785.

Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

hive_ptgram_02.png

PS: Aproveitei a ocasião e resgatei um post antigo - Ptgram | Sugestão de template para padrão visual dos próximos boletins sobre os grupos em português no Telegram - e atualizei os arquivos de imagens compartilhadas no Canva.com que podem servir de templates para futuros posts na comunidade hive PTGRAM. Quem achar legal, é só clicar e editar as imagens!

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Boooooa Tamanaha! Acabei não vendo na hora em que postou. Muito legal que inaugurou a hive ptgram com chave de ouro.

Top que você participa há muito tempo já dos eventos significativos dessa nossa era da informática. Muito legal você ter conhecido o owner do orkut e ter postado aqui.

Isso tudo só me trouxe boas recordações. Lembro dos bons tempos do grupo https://t.me/steemitbrasil cheio de gente trocando idéia, postando, conversando sobre 1001 assuntos, menos steemit auhauha. Por isso mesmo acho que surgiu a idéia dos relatórios, e já veio até com o nome PTGRAM, não foi?

Relatórios PTGRAM: Filtrar tudo aquilo e transformar numa revista periódica. Depois de alguns testes de formatos, você bolou não só o layout desenhado, como toda a organização da coisa. Show de bola!! Sempre na filosofia OPENSOURCE.

Além de tudo, lembro muito bem que foi seu incentivo de 100SP's delegados na época que me fez ficar no steem e prosseguir postando, até hoje, embora muitíssimo menos, pela falta mesmo de mais gente interagindo.

Sempre grato a vc, Wagner! Só precisa de uns realizadores à sua volta para mudar literalmente esse mundo, porque as idealizações já vêm completas!

Acho que você vai logo parar na wikipedia pelo tanto de info útil e boas obras que faz.

[]'s

Valeu! Vi que até o http://hive.ptgram.tk já está funcionando, pela rapidez do nosso bate bola podemos chamar de trabalho em equipe :-)

Tópicos saudosistas sobre o Orkut foi uma ideia mas penso que com a iminência da chegada do token do Telegram, esse pode ser outro assunto aqui na comunidade hive Ptgram.

Como os membros aqui podem ser nomeados com diferentes títulos, de repente isso pode ser usado para distinguir os participantes entre holders, delegators, editores, eleitores, etc, em um futuro uso da comunidade como uma assembléia permanente ou um DAO.

Quanto a virar verbete na Wikipédia, no começo dela fui colaborador e criei artigos em português, quem sabe eu resgato isso em outro post... mas de qq forma, virar verbete no Steem.center seria muito mais fácil :-)

Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Boa!! Tinha até esquecido de comentar contigo sobre o hive! Aprovado e implementado :D Belo trabalho em equipe!

Essa história do orkut pode pegar hein? Reúne o pessoal das antigas.

Não sabia que podíamos criar nomes diferentes para os membros, isso abre portas para inúmeras idéias sim. Muito bom saber! Um mini-steem completo então, literalmente, com DAO e td.

Até isso? Pioneiro em artigos pt-br na wikipedia? Esse é ninja mesmo!! hauheauh

Valeu Wagner. Bora pra próxima idéia realizada então!!!

Boas festanças de fim de ano!

obs: No steem.center não vale, mas muito bem lembrado. Mais uma idéia top em execução!

Muito bom mesmo :)
Adoro quando vejo projecto PT/BR a entrar :)
Já estou dentro também
Parabéns a toda a equipa

Obrigado! Acho que o Orkut e suas comunidades, pelo que li na época, só fez sucesso aqui no Brasil e na Índia, espero que com as comunidades/hive do Steemit seja diferente :-) Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Vamos todos acreditar 😊 🎯🍻

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Hi @wagnertamanaha!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 4.186 which ranks you at #3221 across all Steem accounts.
Your rank has not changed in the last three days.

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 98 contributions, your post is ranked at #47.

Evaluation of your UA score:
  • Some people are already following you, keep going!
  • The readers like your work!
  • Try to work on user engagement: the more people that interact with you via the comments, the higher your UA score!

Feel free to join our @steem-ua Discord server