Radar da Nasa encontra base militar dos EUA debaixo de gelo na Groenlândia
A instalação recebeu o nome de Camp Century e foi construída em 1959 pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, a pedido do então presidente, Dwight Eisenhower
Reprodução/Atomic Heritage Foundation
Por meio de tecnologia de radar, cientistas da (Agência Espacial dos Estados Unidos) Nasa encontraram uma base militar secreta do país localizada a cerca de 30 metros abaixo do solo, na Groenlândia.
A base foi usada no período da Guerra Fria, porém o acúmulo de gelo na região fez com que ela "se perdesse" ao longo dos anos. A descoberta ocorreu durante testes com o radar de um veículo usado para mapear camadas de gelo (conhecido como UAVSAR).
A instalação recebeu o nome de Camp Century e foi construída em 1959 pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, a pedido do então presidente, Dwight Eisenhower. Ela foi apresentada como uma base de pesquisa, mas, na verdade, fazia parte do Projeto Iceworm, um plano com o intuito de armazenar armamentos nucleares no gelo, em caso de conflitos com a União Soviética.
O local foi feito para ser uma “cidade sob o gelo”, contando com 21 túneis de acesso e uma extensão de mais de três quilômetros. Eles tinham intenção de equipá-la com 2 mil posições de tiro, das quais poderiam lançar 600 mísseis para atingir os soviéticos.