Dentro de nós - as respostas sobre a Depressão

in #pt3 years ago (edited)

Eu ando pesquisando muito sobre isto porque eu ando tendo muitas recaídas já que ando num caminho de reconstrução pessoal.

E conhecer mais sobre a TAG ( que é o transtorno de ansiedade generalizada ) e depressão ( tive depressão durante muito tempo ) e achei super legal este documentário porque mostra muito do que nós, que sofremos com estas sindromes somos forçados a ouvir ... e com toda sinceridade, evitem, evitem sempre algumas frases.

Há inclusive um ponto muito interessante meu. Minha esposa muitas vezes pede para olhar meu celular. E eu às vezes digo não.

Mas o não, não é porque eu não quero que ela olhe porque tem algo errado, mas é porque ali, eu sinto que é um mundinho meu, onde eu posso olhar coisas sem ser julgado. E como vira e mexe vem a famosa frase "falta de Deus ou etc", eu nego, mas nego não por algo segredo mas é pra ter ali meu cantinho único no mundo onde às vezes eu posso dividir com bits ou bytes.

Tem algo muito legal que eu tive a chance de ouvir neste documentário que é o escutar com o coração que eu simplesmente chamo de empatia. Se seu colega, comandado ( caso seja um gestor ) ou cônjuge esteja falando. Ouça.

Vai ter hora que a pessoa ali vai dizer um monte. Mas um monte mesmo sobre o mesmo assunto. E muitas vezes não é consciente. É porque aquilo precisa sair. É como o vômito que você solta quando algo está ruim no seu estômago. E tem horas que seu colega que é falante, vai estar ali no canto querendo solidão. Respeite neste momento também.

Momentos sociais que são alegres para todos ? Para o depressivo/ansioso vai ser horrível. Em geral isto vem da fobia social e, o famoso julgamento. Ninguém está preparado para ver alguém ali quieto sem sorrir, distante. São coisas que todos, quem tem e quem não tem precisam entender.

A pessoa muda. Ela não é ela mesma. A mente mudou, o corpo responde aos problemas e ... muitas vezes ela está sob tanta pressão que usa coisas que o levam a momentos bizarros. Não sou médico nem profissional da saúde, mas vivo isto no meu dia a dia.

Ainda quero escrever mais sobre isto aqui. Porque eu gosto deste canal aqui ... porque são pessoas que conseguem escutar mesmo que sejam aqui somente palavras.