Cinco motivos para manter a vacinação dos seus animais em dia

in #animais7 years ago

A prevenção de doenças é muito importante para os seus animais de estimação.

naom_599af4b5c167b.jpg

A vacinação está associada à qualidade de vida. É muito melhor prevenir do que deixar que o seu animal contraia uma doença, que pode exigir um tratamento, internamento e até à morte", afirma a veterinária Karina Mussolino, gerente técnica de clínicas da Petz.

Eis cinco motivos para manter a vacinação dos seus animais de estimação em dia:

1. Promove o bem-estar. A vacina mantém a integridade, o bem-estar e a saúde do seu animal de estimação, garantindo uma vida longa e feliz. Além disso, é a primeira medida para que o cãozinho possa começar a visitar parques, passear na rua, ir a lojas e conviver com outros animais em segurança.

2. Protege contra as doenças. Uma vez por ano os cães precisam de tomar a vacina contra a raiva, além da V8 ou V10 (contra cinomose, hepatite infecciosa canina, adenovírus canino tipo 2, coronavírus canino, parainfluenza canina, parvovírus canino e leptospirose), da gripe canina e da giardíase. Aos gatos devem ser dadas a V4 (previne contra a panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose) e a contra a raiva.

3. É melhor prevenir do que remediar. A vacinação está ligada à saúde, é uma medida preventiva e ferramenta-chave para a qualidade de vida dos animais de estimação. Por isso, é muito melhor prevenir do que deixar que o seu animal de estimação corra o risco de contrair uma doença e tenha que arcar com as consequências.

4. Idas ao veterinário. A vacinação é uma oportunidade de levar o seu animal de estimação ao veterinário para que seja avaliado. A medicina preventiva tem tudo a ver com a vacinação e com as visitas periódicas de check-up para evitar problemas.

5. Saúde da família e cidadania. A vacinação é uma forma de proteger também a saúde de todos os que convivem com os animais de estimação dentro e fora de casa. Além de cumprir a lei, ao vacinar os seus animais as pessoas estão a dar um exemplo de cidadania, não deixando que doenças como a raiva, por exemplo, voltem a ser uma ameaça.