Reinventando quadrinhos

in #art6 years ago

Capa da edição brasileira publicada pela MBooks

Reinventando os Quadrinhos é a minha recomendação de leitura de hoje. Um livro que muito me ajudou a voltar a desenhar quadrinhos com vontade e gás, e mais: a conhecer as estruturas do que eu estava me predispondo a fazer. Em Reiventando os quadrinhos Scott McCloud faz um tratado sobre doze revoluções que ele previu serem necessárias para o meio em 1999, após um período de crise nos quadrinhos norte americanos.

O livro é certeiro em muitos aspectos e é impressionante como ele ficou datado em pouquíssimos aspectos, tanto que nem consigo elencar algum de memória. São duzentos e trinta páginas de muito conteúdo, reflexão e desenhos bonitos. Além disso; ver temas como inserção de minorias e equilíbio entres sexos em um livro lançado no ano 2000 é algo surpreendente e torna ainda maior a obra.

A minha nota para o livro é 9. Acho excelente, didático e mais do que isso: divertido. É muito interessante ver como o Scott tem a capacidade de lidar e transmitir conteúdos complexos sem nunca ser pedante, chato ou academicista. Só não dou dez porque o primeiro (Desvendando quadrinhos) é uma obra prima e seria injusto com ele. Resumo: Não é tão bom quanto o primeiro, mas é incrível.

A quem possa interessar, Reinventando os quadrinhos é o segundo livro de uma trilgoia que Scott fez sobre a nona arte. E eu recomendo muito os três. Com mais ênfase no primeiro, que é uma obra prima absoluta. Se me pedissem para elencar do melhor para o "pior" eu diria que o melhor é o primeiro, o segundo melhor é o terceiro e o terceiro melhor é o segundo.

Você pode comprar o livro aqui: https://www.saraiva.com.br/reinventando-os-quadrinhos-182004.html)

Capas das edições brasileiras