O governo brasileiro vai aumentar os impostos dos combustíveis de novo. Isso não me surpreende.

in #brazillast year (edited)

Recentemente, o atual ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, anunciou um aumento significativo no imposto de exportação de petróleo. Para a maioria das pessoas, não há necessidade de explicar por que essa é uma decisão idiota, principalmente no contexto de um país em desenvolvimento, onde outras formas de locomoção são de difícil acesso para as massas, mas por incrível que pareça, a grande mídia brasileira está fazendo de tudo para transformar essa idiotice em algo a se comemorar (mesmo que tenha feito o exato oposto nas eleições de 2022, em que as “propostas” do partido de Haddad eram reduzir impostos para os mais pobres). Para estes, eu apenas sinto pena, pois mesmo com suas “explicações” infantis mas sem qualquer justificativa para esse aumento, não conseguem se sustentar em sua própria “lógica”. Explicarei mais adiante.

O Brasil sofre de um problema muito antigo em relação ao petróleo: refinarias de petróleo leve, exportador de petróleo pesado. Não refinamos nosso próprio petróleo, mesmo possuindo o Pré-Sal, uma enorme reserva, o que nos gera prejuízo numa área em que devíamos competir com grandes potências. Qual a solução “genial” do atual governo esquerdista para isso? Construir refinarias de petróleo bruto? Não! Taxar a exportação de petróleo sob um pretexto de que o prejuízo será compensado, lógico. Resultado óbvio: toda essa carga tributária aos investidores será automaticamente repassada para a população, em especial mais desfavorecida, que sempre teve uma carga tributária maior em comparação às classes mais altas.

O governo e seus seguidores cegos criaram mil e uma histórias para “explicar” essa lambança. Entre as principais, posso citar o discurso alarmista ambiental. Não entenda errado, eu não sou alheio ao meio ambiente e métodos de produção sustentáveis, porém como dito anteriormente, o Brasil ainda é um país em desenvolvimento, cuja maioria da população não tem o principal fator que garante que políticas verdes tenham sucesso independente de outros mais frívolos: dinheiro.

E isso é importante de ser citado, pois coincidentemente o ministro anunciou também a reoneração de jogos eletrônicos, que tiveram seu IPI zerado durante o governo passado, de modo a aquecer essa área movimentada da economia, lazer que faz parte dos brasileiros desde os anos 90. Neste caso, a “justificativa” do governo e da seita que o segue é a de que “videogame é coisa da elite, pobre não será afetado, pois não come isso”. Oras, então o pobre não tem dinheiro para comprar um Xbox, mas tem para comprar um carro elétrico?

Outro conto de fadas que a esquerda em peso vem levantando como possível “esclarecimento” à situação, é a de que a desoneração dos combustíveis foi uma medida populista, feita às vésperas da eleição passada e que seria temporária. Sejamos honestos. O atual presidente se elegeu com um forte discurso de que iria revogar todas as “más decisões” do seu predecessor, porém apenas o que foi visto foram um monte de migués. É capaz de revogar tudo: sigilo de 100 anos (que inclusive foi instituído pela anterior presidente do atual partido no governo em 2015), privatizações e até promessas de campanha, mas não consegue revogar MP’s menores, como a que veta a verba destinada às universidades ou esta, que poderia simplesmente perder sua validade e tornar-se fixa. Convenhamos, o Estado sempre foi famoso por suas medidas temporárias que sempre se tornavam permanentes, a exemplo da Cracolândia, ou da política de cotas. O presidente só não o fez porque não quis.

A verdade é uma só: o governo bradou desde o início que iria estourar o teto de gastos e assim o fez, aumentando o número de ministérios com um monte de nomes inúteis, destinando 10 bilhões de reais para artistas amigos do partido (enquanto apenas 1 bilhão foi para o agronegócio, que é nosso carro-chefe), cobrindo gastanças e mais gastanças de cargos e assessores desnecessários e por aí vai. A conta chegaria logo e para o nosso desprazer, não demorou muito para isso. O pobre sabe que irá pagar por toda essa festança com o herário público, mas o governo não se importa. Por negligência de alguns engravatados, mais de 200 milhões de pessoas, famílias, irão tomar essa responsabilidade e arcar com o prejuízo, coisa que não precisávamos ter num período tão próximo a uma pandemia que quebrou muitos outros países, inclusive vizinhos.

Assim foi como o terminamos o mês de fevereiro. Em menos de 60 dias, não tivemos sequer uma boa notícia. Estamos agora em março, apenas aguardando o estopim para uma possível e provável crise econômica pós pandêmica, que no ano passado era totalmente imprevista devido às políticas de livre mercado do governo anterior, que não coincidentemente, teve reajuste na taxa de juros para baixo a cada mês e terminou o ano com quatro meses seguidos de deflação.

Algum membro do partido sofrerá as consequências de tudo isso?
A minha aposta é não.

Sort:  

"Não refinamos nosso próprio petróleo, mesmo possuindo o Pré-Sal"

Alguém explica isso aos petistas que até hoje acreditam que o Brasil é autossuficiente em derivados de petróleo.

"Resultado óbvio: toda essa carga tributária aos investidores será automaticamente repassada para a população, em especial mais pobre, que sempre pagou mais imposto em comparação às classes mais altas."

Mas está tudo bem, pois a Petrobras vai ficar com pelo menos parte do prejuízo para reduzir o impacto, e como Dilma nos ensinou em seu governo, acionista da Petrobras tem que se ferrar mesmo e nada de ruim pode acontecer. Não é a toa que estão chamando o Lula III de "Dilmo".

"A verdade é uma só: o governo bradou desde o início que iria estourar o teto de gastos e assim o fez, aumentando o número de ministérios com um monte de nomes inúteis"

Não chama a "Irmã da Marielle" de inútil. Ela é muito qualificada como ministra por ser... irmã de uma vereadora carioca. Nepotismo a todo vapor?

"Alguém sofrerá as consequências disso?
A minha aposta é não.
"

Já a minha é um grande:

Talvez

Yay! 🤗
Your content has been boosted with Ecency Points, by @fernandosoder.
Use Ecency daily to boost your growth on platform!

Support Ecency
Vote for new Proposal
Delegate HP and earn more

Congratulations @tonymundiny! You have completed the following achievement on the Hive blockchain And have been rewarded with New badge(s)

You received more than 10 upvotes.
Your next target is to reach 50 upvotes.

You can view your badges on your board and compare yourself to others in the Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Check out our last posts:

Feedback from the March Hive Power Up Day
Hive Power Up Month Challenge - February 2023 Winners List
Be ready for the March edition of the Hive Power Up Month!
The Hive Gamification Proposal
Support the HiveBuzz project. Vote for our proposal!