Qual é o melhor filme da sua vida? Talvez, você tenha dificuldade de responder essa pergunta em poucos segundos, devido à dificuldade em eleger somente um ou em lembrar do melhor em poucos instantes. Gosto é muito particular, apesar disso, a maioria das pessoas gostam de indicações, principalmente quando são vindas de pessoas com autoridade no assunto.
Prova disso, é o Oscar. Todos os filmes indicados ou vencedores entram em um patamar diferenciado, mesmo que muitas vezes a elegibilidade não signifique o gosto popular.
Pensar nos melhores filmes do ano não é uma tarefa fácil. Os melhores da história então, nem se fale. Todo mundo deve ter uma listinha particular, eu mesma tenho uma em constante mudanças. No entanto, provavelmente, a minha opinião são signifique muito.
Stanley Kubrick, Woody Allen, Francis Ford Coppola, Quentin Tarantino, Edgar Wright, Guillermo del Toro, Christopher Nolan, Martin Scorsese e Steve McQueen elegeram suas preferências para a revista Esquire. Cada um selecionou em torno de 10 filmes. Para facilitar, selecionei os mais citados. A lista completa pode ser vista aqui.
Confira a lista dos melhores filmes da história, segundo grandes diretores do cinema
Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941), de Orson Welles
Stanley Kubrick, Woody Allen e Martin Scorsese citaram esse longa-metragem. Outros críticos ao redor do mundo também citam o filme, inclusive é considerado uma das obras-primas do cinema. Dirigido, escrito, produzido e estrelado por Orson Welles, a história acompanha vida do magnata da imprensa fictício, Charles Foster Kane. O objetivo é construir um projeto para o bem social, porém, com o tempo, seu idealismo é distorcido com uma busca imensurável pelo poder.
Orson Welles em cena (Foto: Divulgação/IMdb)
Os boas-vidas (I Vitelloni, 1953), de Federico Fellini
Esse filme foi citado por Kubrick e Coppola. Comédia, dirigida por italiano Fellini, narra a vida de cinco amigos considerados vitelloni (inúteis, em italiano).
Lída Baarová e Franco Fabrizi em cena (Foto: Divulgação/IMdb)
Cinzas e diamantes (Ashes and Diamonds, 1958), de Adrzej Wajda
A obra foi considerada importante por Coppola e Scorsese. O filme polonês acompanha o dilema de um jovem rebelde ligado à frente nacionalista que recebe a missão de assassinar o líder comunista de sua região no última dia da Segunda Guerra Mundial.
Ewa Krzyzewska em cena (Foto: Divulgação/IMdb)
Carrie, a Estranha (Carrie, 1976), de Brian De Palma
Adaptação do livro de mesmo nome de Stephen King, foi citada por Edgar Wright e Quentin Tarantino. Ridicularizada por todos, Carrie descobre que tem poderes telecinéticos. Eles se manifestam com força durante sua festa de formatura.
Chloë Grace Moretz em Carie, a Estranha (Foto: Divulgação/IMdb)
2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968), de Stanley Kubrick
Edgar Wright e Martin Scorsese citaram esse filme. Baseado no conto de Arthur C. Clarke, a história acompanha a nave Discovery One em direção a Júpiter. Existencialismo, origem da vida e avanço da tecnologia são alguns dos temas abordados.
Keir Dullea em cena do filme (Foto: Divulgação/IMdb)
Taxi Driver - Motorista de Táxi (Taxi Driver, 1976), de Martin Scorsese
Estrelado por Robert De Niro, o longa acompanha a vida do personagem dele, o veterano de guerra, Travis Bickle no trabalho como motorista de táxi. Aos poucos, é revelado o sentimento de revolta pela vida noturna da cidade de Nova York. Tarantino e Wright gostaram da produção.
Robert De Niro em Taxi Driver (Foto: Divulgação/IMdb)
Oito e meio (8 ½, 1963), Federico Fellini
O nome desse diretor foi citado seis vezes. Scorsese, Del Toro e Allen coincidiram nessa escolha. Projeto autobiográfico, Oito e Meio conta a história de um cineasta em um bloqueio criativo. A teoria psicanalítica de Jung são algumas das influências.
Ator Marcello Mastroianni em cena do filme (Foto: Divulgação/IMdb)
Só clássico. Difícil escolher os melhores mesmo. O Cidadao Kane, me trouxe a lembrança do documentário Por Trás do Cidadao Kane, da BBC, sobre a influência da Globo na nossa sociedade. E uma curiosidade, foi a Samsung usar o filme Uma Odisséia no Espaço, como sua defesa no processo movido por briga de patentes pela Apple. Época de filmes com conteúdos, bem estruturados, Fellini trazia muito do funcionamento mental, assim como Scorcese, S King. A arte como crítica, uma arte inteligente. Hoje a sétima arte esta mais para comercial, porém ainda temos diretores de renome, com autonomia, que conseguem fazer belas obras. Não vi blockchains nesse sentido, a descentralização dessa área iria ser muito bom também!
Concordo com vc, ainda mais depois das polêmicas em 2017. Acho que hoje em dia existe muita concorrência, talvez seja mais fácil procurar agradar a massa com algo mais popular. Os filmes dependem muito da bilheteria do cinema. Vou conferir essa indicação sua, obrigada!!
Excelente lista!! Só filmes top!
Tenho o "Ashes and Diamonds" para ver já á muito tempo. Lembrei*me agora com esta lista. Devo de ver esta semana.
Tenho que ver a maioria desses também. É difícil acompanhar os lançamentos e os clássicos!!
Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!
Muito obrigada!!
Eu vejo lista de melhores filmes, melhores produções, melhor alguma coisa, já me da arrepios do que posso encontrar, a não ser que a pessoa escreva no começo do texto, "segundo minha opinião...". Como sou afoito já fui logo para a lista em si, vi Cidadão Kane e pensei, ja começou certo pra baralho. Taxi Driver e 2001 não estariam na minha lista, embora eu de certa forma aprecie os dois, em Carrie eu substituiria por The Shawshank Redemption - Um sonho de liberdade, mantenho o titio king na jogada mas retiro o Brian De Palma, ou tavez o Iluminado, onde mantenho king e recoloco Kubrick na list. De qualquer forma eu acho uma grande lista, meus parabéns!
Gostei do raciocínio. As listas nem sempre são lá grande coisa, na dúvida melhor ver com que entende de fato do assunto!!