'Vícios têm origem em traumas e não estamos atacando as causas do problema' - BBC News Brasil

in #dlike4 years ago (edited)

Shared From Dlike

A BBC traz uma ótima reportagem entrevistando Gabor Maté, o médico especialista em saúde mental, na área de abuso de substâncias, responsável por importantes estudos na população canadense.

>"Então, o vício está sempre relacionada ao trauma e às adversidades na infância — o que não significa que todas as pessoas traumatizadas se tornarão dependentes, mas que todos os dependentes passaram por traumas."

A espécie humana faz uso de diferentes substâncias ao longo da vida, porém algumas pessoas sofrem com a compulsão por usar alguma substância(mais prazerosas), trazendo importantes prejuízos pessoais, e sociais.

A compulsão é uma qualidade da vontade, onde há uma deliberação sobre usar ou não usar, e acaba-se utilizando, sentindo-se a princípio um grande alívio, e depois culpa, acontece quando a pessoa está submetida à uma demanda muito forte por seu corpo. Também é comum quadros impulsivos, que da ideação, sem racionalizar, executa-se o ato do uso, muito comum com uso de anfetaminas. Muitos casos relacionados à síndromes depressivas, e com alto risco de suicídio. 

>"O tratamento para isso exige muita compaixão, muita ajuda e muita compreensão, em vez de consequências severas, medidas punitivas e exclusão."

O tratamento deve ser direcionado por uma equipe multidisciplinar, com diferentes abordagens, decididas caso a caso, de acordo com as individualidades, quadro clínico, desejo do paciente e leis locais.  

As internações nos tempos atuais são exceções, consideradas de acordo com situações para preservar a vida do paciente, e seus familiares.

No Brasil, os Caps de Álcool e Drogas são as instituições públicas responsáveis pela atenção primária a pacientes que necessitam de tratamento ao longo da vida.


Shared On DLIKE


Sponsored ( Powered by dclick )
EARN FREE CRYPTOCURRENCY

Just by tipping others and writing articles. It's Fr...

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Olá Matheus quero deixar uma pergunta talvez polémica mas que me ocorre frequentemente.
Um disclaimer primeiro ;)
Eu sou totalmente a favor da medicina tradicional e dos medicamentos mais modernos, também são eles os responsáveis do aumento da esperança de vida.
Disclaimer feito :), a questão:
Nestas questões de adição não terá a medicina uma cota parte de responsabilidade no sentido que para algumas doenças, por exemplo mentais, se "enchem" os pacientes de medicação quando fosse possível dar menos medicação tradicional e mais "medicação social", eu explico, tenho a sensação que por vezes os doentes mentais ficam numa bolha de medicação e fora da interacção social, quando essa interacção podia ser um complemento "curativo"?

Questões polêmicas são sempre boas! E tens razão na sua! Não diria que a medicina como um saber seria culpada, é uma área que abrange muitas complexidades. Mas por exemplo drogas como cocaína, heroína, lsd, metanfetamina, tem sua origem nas indústrias farmacêuticas que servem a medicina de alguma forma, e se alimenta do sofrimento humano. De outra forma, o uso de diversas substâncias, incluindo efeito eufórico, são utilizados por seres humanos de diversas culturas tribais. As medicações psicotrópicas são muito limitadas, e são um meio, não um fim. O tratamento mais importante é identificar em cada caso, quais singularidades daquela pessoa, e os motivos do adoecimento, e intervir em cada caso de acordo com essa avaliação. Grande maioria dos casos precisa de psicoterapia, seja de fala, ou outras atividades terapêuticas. Só medicação não trata ninguém. Não só em saúde mental, até como da Hipertensão arterial ou Diabetes Mellitus. Obrigado pelas questões! Qualquer coisa só trazer aqui!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Obrigado pela resposta.
Bom Natal :)

Concordo plenamente. Eu sei como um trauma, seguido de depressao, ansiedade, trabstorno de stress pos traumatico, ou, todos eles juntos, podem fazer com que uma lacuna ou, um buraco na vida da pessoa, seja preenchido com algum abuso de substancia.

Alem disso, o preconceito e a exclusão empurram a pessoa para o abismo nessas substancias.

Nao é só na infancia que podem surgir esses traumas. Fico pensando nos soldados que, infelizmente retornaram do Vietnã com vida e ficaram ou ficam revivendo esse trauma todos os dias em sua mente como se ainda estivessem na guerra. Abuso de alcool, drogas, cigarro e suicídio foi o que mais aconteceu á todos eles. Foram para a guerra pensando em defender o país. Voltaram e perceberam que não eram defendidos nem pela sociedade, nem pelo próprio exército!!!

Imagine como era o sono de alguém assim......

Boa @julisavio! Ótima complementação! As guerras são antro de doenças psíquicas, que perduram por gerações. Valeu!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Hi, @matheusggr!

You just got a 2.77% upvote from SteemPlus!
To get higher upvotes, earn more SteemPlus Points (SPP). On your Steemit wallet, check your SPP balance and click on "How to earn SPP?" to find out all the ways to earn.
If you're not using SteemPlus yet, please check our last posts in here to see the many ways in which SteemPlus can improve your Steem experience on Steemit and Busy.

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.