Encontro SeniorGeek terá blockchain como tema, será que o vô Epaminondas Bitcoin seria bem recebido?

in #dlike5 years ago (edited)

Dhared From Dlike

No próximo dia 6/4 acontece a sétima edição do Encontro Geek Senior na Unibes Cultural em São Paulo/SP. Como explica a pg do evento no Sympla, cujo link compartilho no final deste post, depois de abordar os temas Inteligência Artificial, Direito Digital, Computação Quântica, Internet das Coisas e Games agora o assunto será Block Chain (acrescentaria tb Criptomoedas).

No site SeniorGeek ficamos sabendo que para eles a senioridade começa aos 60 anos. Por incrível que pareça eu já passei dos 50 e se tudo der certo logo logo chego lá. Quando eu era jovem chamavam as pessoas da minha atual faixa etária de "terceira idade" (tentaram até emplacar o termo "melhor idade"), outras preferiam usar "pessoas maduras", mas pelo que me lembro eu falava a palavra "velho" mesmo :-)

Coincidência ou não, no mesmo local acontece em seguida - entre os dias 26 e 28/4 - o evento MaturiFest 2019, organizado pelo MaturiJobs, se auto entitula como o primeiro festival de empreendedorismo 50+ do Brasil. Neste já tenho idade para ir sem medo, agora não sei se o vovô Epaminondas Bitcoin, protagonista de um dos canais do YouTube mais populares sobre criptomoedas do Brasil (neste momento são 37.677 inscritos e 1.528.550 visualizações), encararia aparecer em um destes eventos e desfilar pimpão com sua máscara cheia de rugas.

Afinal, o famoso personagem (que até tem criptomoeda própria - Epacoin - pra ajudar a financiar o canal) nada mais é do que um velho interpretado por alguém mais novo que achou engraçada a ideia de imitação, voz fake, máscara e maquiagem. Mas imagino do ponto de vista de um senior geek ou nerd veterano da velha guarda, alguém que programou em Cobol, Fortran ou mesmo teclou diante de uma tela de fósforo verde usando DOS no CPD refrigerado (possível causa de aposentadoria por insalubridade), teria a mesma graça ou poderia ser encarado como uma ofensa? Foi piada de mal gosto ou só ingenuidade de alguém que como comediante se revelou um ótimo trader de criptomoedas?

Pela minha idade talvez eu já possa opinar, só de ver o personagem já lembro do yellow face (similar asiático ao black face, o costume racista no cinema e teatro de usar atores brancos que pintavam a cara para interpretar personagens negros). Confesso que quando eu era pequeno gostei muito de ver na TV o filme Casa de Chá Luar de Agosto, ambientado em Okinawa (terra dos meus avós, do karatê, do mochi vermelho e do moai), mas com Marlon Brando estrelando no papel de um nativo. Hoje revendo o trailler do filme dá pra ver que por mais que o premiado ator se esforce, mesmo sendo uma comédia, remete ao estilo "pastel de flango" com olhinhos puxados com fita crepe, pra piorar a única atriz japonesa que aparece faz o papel de gueixa com o locutor reforçando "como não podia deixar de ser".

Outra referência que pode ter inspirado o velhinho do Bitcoin é aquele comercial da Pepsi Max (Uncle Drew) que viralizou, mas neste caso a representação do personagem idoso e (Spoiler!) a posterior revelação do jovem mascarado, surpreende positivamente. Ali a velhice não é motivo de chacota ou deboche. Voltando ao evento do SeniorGeek, a pg no Sympla diz que, como de costume, haverá uma visita surpresa. Se essa visita for o Epaminondas e ele for recebido com muita festa e aplausos, engulo este post sem reclamar nem tirar minha dentadura :-)


Sympla: Sétimo Encontro SeniorGeek Sábado, 06 de abril de 2019, 18h-21h. Vamos falar de blockchain?


Source of shared Link

Sort:  

Hi @wagnertamanaha!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 4.074 which ranks you at #3537 across all Steem accounts.
Your rank has not changed in the last three days.

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 203 contributions, your post is ranked at #183.

Evaluation of your UA score:
  • Some people are already following you, keep going!
  • The readers like your work!
  • Try to work on user engagement: the more people that interact with you via the comments, the higher your UA score!

Feel free to join our @steem-ua Discord server