Rhizom, um blockchain 100% desenvolvido no Brasil que prevê estrear com 4 redes em seu ecossistema

in #dlike5 years ago (edited)

rhizom_layers.png

Semana passada o site Webitcoin publicou uma notícia, cujo link compartilho abaixo, descrevendo o funcionamento da Rhizom (https://rhizom.me), projeto da fundação do mesmo nome fundada por Luciano Britto e Luis Roloff em 2011. A matéria, que repercutiu no site eCommerce News, revela que o ecossistema em blockchain inclui produtos (redes e framework) e serviços (customização e implementação) e foi desenvolvido para estimular a descentralização e a rentabilidade. Atualmente já conta com quatro marketplaces B2B2C (sistema que permite a venda direta da indústria ao consumidor final sem prejudicar o varejista).

No blog oficial da Rhizom no Medium, o post - A realidade traz limites, Rhizom os supera - já descrevia a plataforma, incluindo as 3 camadas (blockchain/máquina virtual, framework e redes nativas) e os 4 marketplaces que estariam disponíveis no lançamento:

  • Exib.me - Rede De Mercados para Industria Criativa
  • UbRest - Rede de Mercados para Indústria Alimentícia
  • MyMuseum - Rede de Mercados para o Sistema de Arte
  • BePart - Rede de Incentivos para Projetos Sociais e Ambientais

Em outro post recente - Rhizom e Ethereum: competição, overlap ou sinergia? - a fundação brasileira faz um comparativo com o blockchain da criptomoeda ETH que inovou com a integração dos contratos inteligentes e seus eventuais tokens. Um infográfico publicado pela fundação mostra o Rhizom como protocolo de terceira geração, ao lado do EOS, do mesmo criador do blockchain do Steem onde registro este post. Luciano, um dos fundadores, postou a versão em inglês do texto descritivo - Reality has limits, Rhizom surpasses them - em seu LinkedIn e no ano passado ele assinou este artigo no site Blockinfo: Plataforma Rhizom – Horizontes.

Entre outros integrantes da equipe da Rhizom, Alvaro Machado Dias dá aulas na Casa do Saber - Neurociências, Inteligência Artificial e Blockchain Por Quem Faz - e Pedro Parrachia, que conheci pessoalmente e contei aqui em Anunciando o grupo candidato para o primeiro nodo local da Faircoop em São Paulo/SP, Pedro também foi entrevistado no podcast DAOTalk por sua participação no DAOStack (https://daostack.io/), outra iniciativa de organizações descentralizadas que está em testes usando o blockchain do Ethereum em: https://alchemy.daostack.io.

Pelo material já disponível o Rhizom parece ser um projeto bem ambicioso, me lembrou outro blockchain que aparentemente está sendo escrito do zero, o Tachyon cuja entrevista com o criador, que disse estar programando uma plataforma inédita de alta performance desde 2015, compartilhei aqui em: O maior especialista em Bitcoin e Blockchain no Brasil, quem é “O Algorista”?


Webitcoin: Startup brasileira cria o primeiro protocolo blockchain escrito 100% do zero na América Latina. Com uma nova proposta, a Rhizom criou um ecossistema composto por um novo blockchain associado a um conjunto de marketplaces e arranjos de pagamento...


Source of shared Link

Sort:  

Excelente e que mais projetos tupiniquins sejam criados para o nosso benefício.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Valeu! Independente de onde foram desenvolvidos, quanto mais opções tivermos, melhor! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Congratulations @wagnertamanaha! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You received more than 30000 upvotes. Your next target is to reach 35000 upvotes.

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

You can upvote this notification to help all Steem users. Learn how here!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Hi @wagnertamanaha!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 4.029 which ranks you at #3396 across all Steem accounts.
Your rank has not changed in the last three days.

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 200 contributions, your post is ranked at #137.

Evaluation of your UA score:
  • Some people are already following you, keep going!
  • The readers like your work!
  • Try to improve on your user engagement! The more interesting interaction in the comments of your post, the better!

Feel free to join our @steem-ua Discord server