8 atividades básicas que seu pré-escolar deve realizar regularmente

in #ensinoemcasa4 years ago


Pode ser difícil encontrar novas atividades para o seu pequeno pré-escolar em casa. A verdade é que as crianças realmente não precisam de atividades sofisticadas e complicadas.

Essas são atividades básicas do dia a dia que estão nesta lista devido aos vários benefícios educacionais que eles oferecem.

Eles são divertidos, fáceis de fazer e devem fazer parte da rotina diária do seu filho. O melhor de tudo é que eles não precisam de telas - apenas um envolvimento real.

1. Ouvir histórias

As crianças adoram livros. Eles adoram histórias cheias de aventuras e coisas que despertam sua imaginação.

Expor seu filho a livros e histórias todos os dias é a maneira número um de incentivar seu filho a amar ler e desenvolver suas habilidades de alfabetização.

Comece a ler para seu filho quando ele é apenas um bebê, muito antes que ele possa atribuir algum significado às palavras ou figuras. Eles crescerão sabendo a importância dos livros e isso se tornará uma parte emocionante de sua vida cotidiana.

Se você tiver apenas tempo para uma atividade em seu dia, leia uma história de ninar para seu filho. Essa é uma das experiências mais mágicas para pais e filhos compartilharem e uma das mais educativas. Aqui estão algumas histórias engraçadas para crianças .

Os benefícios da leitura são infinitos. A leitura promove vocabulário , resolução de problemas, habilidades de pensamento crítico , habilidades de fala e audição e muito mais.

2. Montando quebra-cabeças

Tente e encontre oportunidades em casa para deixar seus filhos montarem quebra-cabeças com frequência. Eles são bons para o desenvolvimento do cérebro.

Os quebra-cabeças desenvolvem as habilidades motoras finas das crianças, ensinam-nas a resolver problemas, desenvolvem a percepção visual da criança (importante para a leitura), desenvolvem habilidades matemáticas precoces e muito mais.

Meu benefício favorito para as crianças é a maneira como desenvolve a concentração e a perseverança. É preciso muito foco para se sentar e concluir um quebra-cabeça, e muita determinação para continuar até que esteja completo.

Isso permite que uma criança sinta grande satisfação e uma sensação de conquista e sucesso - o que é muito bom para a confiança geral.

O fator mais importante a considerar é se você está dando ao seu filho quebra-cabeças adequados à idade para construir. Eles devem ter peças suficientes que sejam desafiadoras, mas não dolorosas para serem concluídas.

Puzzles de madeira com uma estrutura forte são preferíveis. Quanto mais jovem o seu filho, menores e maiores as peças.

3. Brincando com brinquedos e blocos de construção

A construção é uma das melhores atividades que uma criança pode realizar diariamente, pois envolve um nível tão alto de pensamento, criação e solução de problemas.

Os brinquedos ou blocos devem ser unidos para fazer algo, para uma finalidade específica. Isso requer planejamento e muita consideração cuidadosa. À medida que seu filho cresce, suas criações se tornam mais complexas e técnicas.

Observar uma criança perseverar enquanto tenta descobrir como impedir que a ponte desmorone ou como juntar duas partes é maravilhoso. Você pode ver o quanto eles estão pensando.

A construção também desenvolve as habilidades motoras finas e motoras grosseiras da criança simultaneamente.

Os melhores brinquedos são blocos de madeira ou tábuas, Lego ou brinquedos de construção.

4. Desenho livre

Nem um dia deve passar na vida de uma criança em idade pré-escolar que não tenha um pedaço de papel e um lápis de cera, lápis ou pincel disponível.

O desenho é a forma mais antiga de expressão criativa e é como o seu filho “escreve” quando ainda não é capaz, e também como ele se expressa e como vê o mundo.

O desenho livre é uma liberação emocional maravilhosa para as crianças e é uma atividade que nenhuma criança precisa ser convencida a fazer a princípio. Dê um giz de cera ao seu filho e eles começarão a deixar sua marca imediatamente.

Observe que o desenho livre significa papel em branco e a mente do seu filho. Nada mais. Os livros para colorir podem ser divertidos ocasionalmente, mas não fornecem nenhum valor educacional real. Pacotes de arte sofisticados podem ser divertidos, mas também não devem substituir o desenho livre real.

O desenho desenvolve habilidades motoras finas e é um pré-requisito para aprender a escrever formalmente. Estimula a criatividade, expressão, imaginação, pensamento e concentração.

O desenho também é um iniciador regular de conversas e construtor de vocabulário, pois as crianças adoram discutir suas criações e o que as inspirou.

5. Cortar e colar

Cortar e colar são ótimas atividades que desenvolvem habilidades motoras finas, pois exigem muito controle cuidadoso.

Quando eu ensinei as séries mais antigas (de 1 em diante), muitas crianças ainda lutavam para controlar a tesoura adequadamente e cortar em uma linha. Eles não tinham a capacidade de realmente controlar o papel e a tesoura, bem como colar os papéis onde eles queriam.

Dê ao seu filho muito papel e tesoura e deixe-os cortar livremente. Tudo o que cortam não precisa ter linhas.

Inicialmente, apenas o corte de papel colorido em branco, papel de revista ou jornal desenvolverá um controle de tesoura. Posteriormente, introduza o corte ao longo de linhas retas ou onduladas ou corte formas e figuras.

A colagem também requer controle dos dedos, além de habilidades de planejamento. As crianças aprendem a pensar em como colocarão as coisas na página antes de começar.

As habilidades de planejamento são vitais para as séries iniciais e a falta dessas habilidades é o motivo pelo qual muitas crianças precisam participar de sessões de terapia ocupacional.

6. Brincar livremente

A atividade mais importante que seu filho deve ter total controle todos os dias é a hora de brincar livremente.

As crianças precisam de muito, muito e muito tempo para brincar, dentro e fora de casa. Eles não precisam de cada segundo do dia planejado e não precisam ir a várias atividades extras fora de casa todas as tardes.

Crianças menores de 6 anos aprendem brincando. Se o tempo de reprodução é limitado, o aprendizado é limitado.

Tome cuidado especial para observar quanto tempo de tela seu filho tem todos os dias. Tente não recompensar com o tempo da tela - basta criar uma quantidade controlada todos os dias.

Seu filho não deve trocar jogos reais por um jogo online. Seja muito rigoroso com isso. A brincadeira é vital para o sucesso deles nos próximos 12 a 15 anos de escola. O tempo da tela não os configurará para o sucesso escolar.

Uma tela não desenvolverá os músculos, a força e a postura do seu filho, a concentração, as habilidades de raciocínio, a percepção visual e auditiva, a percepção espacial, as habilidades de planejamento, as habilidades de escuta, etc.

7. Aprendendo rimas e músicas

Recitar rimas e músicas pode parecer divertido, mas você sabe o quanto elas são boas para o desenvolvimento de muitas habilidades?

Por meio desses cânticos, as crianças aprendem vocabulário, gramática e outras habilidades de fala, habilidades de escuta, habilidades motoras por meio de rimas com os dedos e rimas de ação e, mais importante, percepção auditiva .

A percepção auditiva é uma das áreas de desenvolvimento mais importantes para uma criança. Para aprender a ler, a criança deve ter excelentes habilidades de consciência auditiva, discriminação e memória. Se forem pobres, as crianças lutam com vários aspectos da decodificação de palavras ao ler.

A percepção auditiva inclui rimas, sílabas, compreensão de palavras, audição de sons específicos nas palavras, sons de mistura etc.

Exponha seu filho a rimas, canções de ação, canções, poemas e enigmas. Aprenda novos e repita e memorize os antigos.

8. Massa de modelar

Ainda não encontrei uma criança que não goste de massa de modelar, plasticina, argila, gosma ou substância semelhante.

Eu brincava todos os dias na minha sala de aula e algumas crianças passavam o dia todo brincando com isso, se pudessem.

Uma das melhores coisas sobre massinha é o quão positiva é a experiência. A substância não é apenas terapêutica, mas também proporciona uma sensação de sucesso, pois todas as crianças podem criar coisas únicas com ela. Não há maneira certa ou errada de moldá-lo e as crianças sempre se sentem orgulhosas de suas criações.

A massinha é excelente para a força dos dedos e, se combinada com cortadores de biscoito, facas de plástico e outras ferramentas podem oferecer muitas oportunidades para o desenvolvimento do controle motor fino.

A Playdough também desenvolve criatividade, habilidades de raciocínio, resolução de problemas e habilidades sociais , pois muitas conversas foram testemunhadas em torno da mesa de brincadeiras.

Deixe o seu pequeno brincar com ele e use o que eles fazem como ponto de conversa. Eles freqüentemente expressam seus pontos de vista sobre o mundo através de suas criações.



Postado no meu blog com SteemPress : https://ensinoemcasa.com/8-atividades-basicas-que-seu-pre-escolar-deve-realizar-regularmente/