Charlotte Mason e a abordagem da matemática

in #ensinoemcasa4 years ago


Embora Charlotte Mason nunca tenha usado o termo matemática viva , ela falava de livros vivos e aprendizagem viva, portanto o termo matemática está certamente alinhado com o espírito de CM .

Simplificando, viver matemática é uma matemática real usada na vida cotidiana para resolver problemas reais ou para jogar. É a matemática que vai além de planilhas e livros didáticos para o contexto de solução de problemas relevantes - por exemplo, como podemos dobrar uma receita, quantas formas podemos empilhar na balança para manter os dois lados nivelados, quanto dinheiro teremos para economizar toda semana para poder comprar um presente de aniversário para alguém?

Pense em matemática pré-escolar. É tudo brincadeira: contar, empilhar, classificar e equilibrar são atividades divertidas que desenvolvem o raciocínio matemático. Por volta da segunda série, nós, pais em casa, arruinamos a diversão insistindo que a matemática aconteça no papel, escrita em fileiras ordenadas de símbolos abstratos (algarismos arábicos).

Charlotte Mason alertou os educadores contra a mudança rápida do concreto para o abstrato ao ensinar matemática. Permitir que as crianças usem contadores e objetos físicos para visualizar e entender os conceitos de matemática é fundamental . Sua necessidade de esta abordagem concreta não terminará abruptamente na segunda série, mas continua qualquer momento um novo conceito é estudado. Mesmo álgebra pode ser ensinada com objetos físicos para tornar as regras compreensíveis. Viver a matemática é tornar a matemática real e compreensível, não seguir as regras da matemática sem entender por que elas funcionam.

Ao usar a matemática na vida cotidiana, especialmente nos jogos e durante as brincadeiras, seu filho não apenas evita o medo da matemática que muitos de nós, como adultos, temos, mas também acaba sendo proficiente em habilidades matemáticas. A matemática ganhará vida e se tornará uma disciplina viva .

Um de seus principais trabalhos como professor de matemática em casa é estocar uma variedade de manipuladores de matemática. Você pode pensar nelas como ferramentas educacionais, mas não as chame assim. Para uma criança, esses são brinquedos , e essa é a atitude que você deseja promover.

Não trate seus brinquedos de matemática como porcelana fina, retirando-os apenas alguns dias por ano letivo. Certifique-se de que as mãos pequenas possam alcançar os brinquedos de matemática e apreciá-los a qualquer momento, para que você limite os limites entre a matemática acadêmica e a brincadeira. 

Os princípios de uma abordagem de Charlotte Mason para matemática

Você pode ler exatamente o que Miss Mason pensava sobre matemática em Charlotte Mason on Math . Aqui está um resumo de seus pontos principais.

  • use manipulativos, depois matemática mental (visualizando os objetos) e depois números escritos
  • use problemas de palavras envolventes que representem um desafio para a criança - não muito difícil nem muito fácil
  • não negligencie o ensino dos conceitos matemáticos subjacentes em favor de meras habilidades de computação
  • diga a uma criança se o problema foi resolvido corretamente ou não; está certo ou errado
  • não ensine demais nem fique entre a criança e o sujeito

Transiçãopara uma abordagem matemática viva

Um dia por semana, aulas de matemática apenas com jogos . Nos outros dias, continuar normalmente o livro de matemática e com a pasta de trabalho. O jogo pode ser usado para complementar o tópico que está estudando no livro de matemática, é envolver-se com os conceitos de matemática sob o pretexto de diversão.

Problemas de matemática que provocam lágrimas podem ser divertidos e compreensíveis quando experimentados ao caminhar numa enorme linha numérica no chão da sala, jogar dados, jogar cartas e manusear pequenos quadrados de papel. Jogar um jogo gera empolgação que uma planilha nunca poderá. E igualmente importante, os conceitos de matemática permanecem quando o método de aprendizado é tangível.

Para ir mais longe em direção a uma abordagem viva, comece a jogar jogos e atividades de matemática todos os dias , usando o livro de matemática como um suplemento ou referência. Invista em planos de aula e em coleção de livros de matemática vivos. Algumas atividades:

  1. um estudo cronológico dos desenvolvimentos na história da matemática, incluindo biografias de matemáticos famosos
  2. experiências de matemática - jogos, atividades, quebra-cabeças
  3. aritmética - exercício, prática, habilidades

Para as experiências matemáticas e as partes aritméticas, use um livro como guia para tópicos . Mas, em vez de começar com as explicações do livro e os exercícios, encontre jogos, quebra-cabeças, atividades ou livros vivos para apresentar e praticar os conceitos de uma maneira divertida e viva. Use tangramas , frações e tabelas / gráficos.

Matemática viva pode parecer assustadora no início

Eis os quatro principais medos em relação à matemática viva e as respostas:

1. Se eu não seguir um livro de matemática, deixarei de fora conceitos importantes de matemática.

Este é um medo comum com o ensino em casa. As lacunas são inevitáveis, independentemente de seu filho ser educado em casa ou em um ambiente tradicional. Supere isso e siga em frente com o aprendizado. Na verdade, existem muitos guias on-line que você pode usar para verificar periodicamente se está cobrindo tudo. Um exemplo são os pontos focais do currículo de matemática, publicados pela Base Nacional Comum Curricular – Mec  .

2. Eu não sou suficientemente forte em matemática para guiar nosso aprendizado sem um currículo escrito por um especialista.

Essa é mais uma razão para tornar a matemática divertida e envolvente. Ao ser mais proativo na criação de nosso currículo, surge um interesse pela matemática! Ensinando também aprendemos.

3. Adoro livros vivos, mas como as palavras podem ensinar números ?

Os números são um aspecto da matemática. Mas o pensamento lógico, a solução de problemas e o raciocínio matemático fazem parte da educação matemática.

4. Se minha filha faz muitos jogos de matemática , mas nunca faz nenhum exercício ou planilha, como será capaz de realizar testes padronizados no futuro?

Adotar uma abordagem matemática viva não significa que ela nunca faça nenhum exercício e nunca preencha uma página da pasta de trabalho. Essas coisas simplesmente se tornam suplementos para as atividades da vida real, em vez de serem o núcleo.



Postado no meu blog com SteemPress : https://ensinoemcasa.com/charlotte-mason-e-a-abordagem-da-matematica/