Método fônico à maneira Montessori

in #ensinoemcasa4 years ago


Ensinar a primeira criança a ler parece ser o parâmetro pelo qual todos os seus parentes e vizinhos estarão julgando seu ensino em casa. Isso pode causar insegurança.

Pare de se preocupar! Seguindo os métodos e recursos listados neste artigo, você realizará regularmente as atividades de um especialista em leitura.. Lembre-se de que crianças pequenas que colecionam objetos, frequentam lugares, realizam tarefas, criam experiências e passam o tempo brincando, têm o pano de fundo necessário para maior compreensão da leitura. Assim, seu filho não apenas receberá instruções específicas, como também terá mais tempo do que um filho na escola para fazer coisas reais, que é afinal o que os livros são escritos.

Primeiramente, Montessori destaca continuamente a necessidade de um ambiente preparado.

Em segundo lugar, crianças de cerca de 2-1 / 2 a cerca de 4-1 / 2 estão muito interessadas nos sons das letras, mas após essa idade, aprender os sons parece mais uma tarefa árdua. O método Montessori chama isso de "Período Sensitivo", significando que a criança está mais consciente e interessada em aprender uma determinada coisa no momento. Se esse período for perdido, o aprendizado levará mais tempo e será mais tedioso. Isso me fez pensar se a prontidão é algo que você pode dar ao seu filho ou algo como um horário interno. Parece que é um pouco dos dois. Quando uma criança estiver pronta, ela notará a letra no ambiente. Se você reservar um tempo para ensinar as letras de lixa a seu filho, ele se tornará mais sensível a letras em seu ambiente.

A terceira coisa é que, ao iniciar as aulas de fonética, em algum momento ias informações simplesmente não serão aprendidas. Quando mais tarde voltamos à mesma lição depois de ignorá-la por um tempo, dominamos facilmente o que antes se tornara tedioso. Eu costumava chamar isso de fator doméstico. Abandone a escola, faça tarefas domésticas por 2-3 dias e tudo se torna interessante para uma criança! Montessori usava a frase "a mente absorvente". Ela acreditava que as crianças pudessem absorver o que estavam preparadas e que os professores precisavam ser muito observadores e respeitosos quando a luz mental está acesa e quando está apagada.

O que faz a luz mental acender e apagar? É simplesmente uma questão de quando uma criança escolhe se interessar ou não? Quando uma criança recebe novas informações, sua mente precisa de tempo para desenvolver sistemas de arquivos e conexões com essas informações. No caso de aprender a ler, de repente ele começa a perceber aquelas letras e sons em seu ambiente. A luz volta a acender e ele 'está pronto para a próxima peça de instrução fonética.

Filhos pequenos adoram livros de histórias e, especialmente, adoram repetir os favoritos. Quanto mais jovem a criança, mais histórias do tipo "café da manhã até a hora de dormir" elas gostam. Isso ocorre porque a mente humana foi projetada para pensar na história, e não simplesmente absorver fatos. As crianças de dois anos, principalmente, gostam de histórias que repetem e ordenam suas vidas em padrões para elas. Novamente, Montessori notou anos atrás que as crianças melhor entendem o mundo através da história. Ela preparou suas mini-aulas sobre qualquer assunto com histórias que ajudaram as crianças a ter a estrutura mental para os fatos que ela apresentaria. Ela apresentou novos materiais de maneira sequencial e ordenada na sala de aula, para que as crianças encontrassem os materiais que desejavam praticar e soubessem onde o próximo passo mais difícil poderia ser encontrado.

Há um momento ideal para ensinar à criança que a letra soa, o código básico necessário para a leitura. Também aprendi que o código, como todos os fatos, é melhor aprendido no contexto da história. O código deve ser alimentado em doses que a criança possa absorver. Finalmente, a criança se sai melhor em um ambiente ordenado e preparado, sem pressão para realizar, mas com bastante tempo para praticar.

Descreverei como cada um desses quatro elementos será usado em cada estágio do aprendizado da leitura.

  • História
  • O Código (em outros assuntos, isso pode ser chamado de estrutura ou chaves para o entendimento)
  • Exploração de materiais atraentes preparados de forma prática
  • Um professor preparado que introduz partes subsequentes da estrutura no contexto da história a uma criança que demonstra prontidão ou curiosidade ou que dominou um nível anterior nas breves lições

Planos de Aprendizagem em Leitura

  • Idade de 1 a 2 anos: fase de nomeação ou substantivo, estágio verbal de tagarelice
  • De 2 a 4 anos: Fase da história Substantivo / verbos usados ​​verbalmente, estágio de balbuciação das letras.
  • De 3 a 5 anos: a combinação de letras soa no nível 1 (palavras de três letras como gato).
  • De 4 a 3 anos de idade: Mistura de nível 2 (palavras de quatro letras com duas consoantes, como palmas e padrões mais complicados.)
  • 4ª a 7ª série: Ortografia / raciocínio lógico (contingências, decisões se-então). É um bom momento para apresentar o código como um todo e as regras úteis de ortografia.

Lição de letras de lixa

Comece com três letras. As letras de lixa Montessori usam vogais em cartões azuis e consoantes em cartões vermelhos. Para sua comodidade nas aulas de mistura mais tarde, observe com uma marca de lápis claro nas costas quais letras são sons sustentados. Escolha uma letra sustentada, uma vogal e uma letra estourada para começar.

A lição de três períodos para as letras da lixa:

Para fins deste artigo, escolherei as letras m, a e t para apresentar na lição do primeiro dia.

1º período

1) Passe o dedo sobre a letra enquanto diz: "/ mmmmmmm /" Para formar um começo m no canto superior esquerdo, mova para baixo, pule para cima e para baixo, desça para a linha, pule para cima e para baixo, desça para o linha. 

2) Pegue o dedo indicador dominante do seu filho e trace-o sobre a letra no mesmo ritmo e formação. Diga a ele para dizer "mmmmmmm [m] mmmmmm".

3) Guarde m e retire ot. Apresente da mesma maneira (t é formado com o ritmo, "puxe para baixo, levante e cruze").

Período 2 lição

4) Coloque et e m. Diga "entregue-me o / mmmm /". Se ele pegar o t diz: "Não, isso é / t / você pode pegar o / m /?"

5) Quando ele lhe entrega, m diz: "Bom. Isso é ... / m /, diga / m /. Escreva / m /". Depois que ele disser o som, pegue o dedo do seu filho e trace-o sobre a letra no mesmo ritmo de escrita de antes. Deixe-o tentar por conta própria.

6) Coloque o m de volta e diga: "Entregue-me o / t /". Continue como com m.

Continue com a introdução do período 1

7) Coloque de lado eme introduza a. Toque na parte superior do cartão e diga: "Diga / aaa / comigo". Cuidado para não dizer / u /; o som deve ser como o primeiro som que você ouve em / em /. Diga / a / juntos, diga / a / ao modelar o rastreamento do cartão. Comece no canto superior direito da letra a, contorne e desça até a linha de base, depois suba e volte para a linha.

8) Trace um com o dedo da criança, dê a ele a chance de tentar por conta própria.

Continue com o período 2

9) Coloque o m, te como antes e pergunte a seu filho individualmente por som. Depois de selecionado, coloque o cartão novamente e peça o ninho. Isso dá ao seu filho a chance de discriminar visualmente as formas das letras.

Período 3

10) Provavelmente não na primeira lição, mas quando tiver certeza de que seu filho reconhece as letras, confirme na lição do período 3. Segure um cartão e pergunte ao seu filho: "O que é isso?" Faça isso para cada cartão. Se ele não puder dizer os sons, continue com os períodos 1 e 2 do trabalho.

Repita a lição de três períodos com cada nova letra apresentada, adicionando um novo som e eliminando gradualmente os sons que são dominados. Como um punhado de sons foi dominado, você estará pronto para começar as lições de mistura, que serão na próxima edição!



Postado no meu blog com SteemPress : https://ensinoemcasa.com/metodo-fonico-a-maneira-montessori/