Estive no Cryptotalks da Mercado Bitcoin para falar sobre minha amizade (inesperada) com o Satoshi Nakamoto e tentei escrever "nour" em japonês

in #eventos5 years ago (edited)


wagnertamanaha_mercadobitcoin.jpeg

No começo do mês fui convidado pelo Lucas Pinsdorf da corretora de criptomoedas Mercado Bitcoin, a mais antiga e uma das maiores do país, para falar sobre a experiência inusitada de ter sido adicionado como amigo no perfil do Satoshi Nakamoto na rede P2P Foundation. Foi muito legal conhecer o escritório aqui em São Paulo/SP e conversar com os profissionais da exchange neste evento Cryptotalks, que eles organizam toda sexta-feira para falar sobre os principais acontecimentos da semana que rolaram no mercado das criptomoedas. Além dos presentes na sala o bate papo também é transmitido na rede interna para outros membros da equipe ouvir, direto de seus computadores, quando não podem interromper o trabalho.

O que falei pro pessoal foi minha explicação daquilo que descrevi aqui no post Quinta-feira passada fui aceito na lista de amigos do Satoshi Nakamoto na rede P2P Foundation, além da versão original em português das histórias que contei na entrevista para o site Chepicap - Meet the man who 'became friends with Satoshi Nakamoto' in 2018 - cujo link para o video compartilhei aqui no Hive blockchain tb.

Conversas Zen

Perguntado sobre se acreditava ser o verdadeiro inventor do Bitcoin a pessoa por trás daquele perfil repeti que tento não queimar meus neurônios pensando muito neste assunto, lembrando o que um monge falou em um documentário antigo que vi na TV: para um budista, não importa muito se Buda existiu ou não.

Aproveite e improvisei e adaptei outra histórinha zen muito famosa, aquela onde o mestre tem o costume de meditar pendurado apenas pelos dentes, mordendo a raiz de uma figueira que tinha ficado exposta na beira de um precipício. Daí um belo dia e vem o aprendiz, meio afobado procurando o mestre (imagina que é o Satoshi), e vendo ele pendurado, pergunta de longe: mestre, mestre, qual bitcoin é o verdadeiro bitcoin?!? O mestre, ao começar a responder, abre a boca, desprende os dentes da raiz, despenca lá de cima do desfiladeiro e morre estatelado no chão.

Claro que na história original a pergunta era outra - mestre, mestre, qual o sentido da vida?!? - mas na hora o Lucas rebateu que isso seria irrelevante diante da questão sobre o bitcoin, muuuuito mais importante na sua opinião 🙂

BUIDL e DEX

Continuando a discussão, seguimos a proposta dos encontros Cryptotalks e conversamos sobre os fatos da semana, em pleno inverno das criptomoedas, cuja escuridão e baixas cotação o ressurgimento surpresa do Satoshi veio iluminar, na minha opinião. Falamos da mobilização em torno da nova palavra BUIDL e a tentativa desastrada da Coinbase de registrar como marca. O Wendel Smith que tb participou do evento desde o começo, levantou que a própria Coinbase, assim como a Binance, corretoras americanas gigantes, divulgaram seus projetos de exchanges descentralizadas. Enquanto isso, naquele momento a empresa em que estávamos incluia o ETH entre as criptomoedas negociadas em sua plataforma: O Ethereum chegou no Mercado Bitcoin.


nour_nouro_ukiyoe.png

Ukiyo-e (xilogravura) compartilhada no Pinterest

Nour em japonês? Que tal 野雨露 (nouro)?

Acho que falei tanto do Satoshi e monges budistas que um dos presentes, também descendente de japoneses, ficou intrigado com a palavra "nour" publicada no perfil na rede P2P. Muita gente já sabia que em árabe e persa a palavra significa "luz", e em hebraico é usada para designar "fogo", mas ele imaginou como poderia ser escrita em japonês, utilizando kanjis (ideogramas de origem chinesa onde você não apenas lê, mas vê, como desenhos, os significados). Como tb fiquei curioso, pesquisei neste dicionário online e encontrei estas letras, cuja eventual combinação poderia ser: 野雨露 - leitura "nouro" (na língua japonesa não existe o som "r" isolado), com o primeiro kanji significando "plantação", o segundo "chuva" e o terceiro "orvalho". Pode ser só imaginação fértil minha, mas depois do trovão da palavra do Satoshi aparecer repentinamente no céu de nuvens escuras do mercado, essa visão serena de uma plantação que amanhece com orvalho junto com uma garoa fraca é realmente boa de se apreciar.

Diferente das apresentações que fiz nas agências, empresas e escolas (WMcCann, The Corporate Garage, Digital House, Espaço Facens, etc), desta vez o assunto dos sites e apps de publicidade, conteúdo e redes sociais com blockchain e criptomoedas ficou em segundo plano. Claro que não deixei de falar sobre o Steem, Steemit e seus tokens. Mas não tanto quanto o Bitcoin, afinal estava lá só por causa do Satoshi.

Tem que rachar

Ah, pra finalizar minha participação no Cryptotalks na fintech Mercado Bitcoin, fiz questão de deixar bem claro e avisei todo mundo lá: não é agora que o Satoshi é meu amigo, que vou deixar ele pagar toda a conta quando a gente sair. Faço questão de dividir! 🙂

Que o nour esteja com vcs!

Valeu! Obrigado, sucesso e boa sorte mais uma vez!!

hive_brazilians_10porcento.png

10% das recompensas líquidas deste post serão doadas
p/ o projetoBrazilian Power no @brazilians

Sigam: @brazilians, @camoes, @msp-brasil, @gazetagaleguia, @brazine, @blocosdoigor, @steembrasil, @blockchainbrasil, @estourefugiado
Não deixe de votar no Steem Witness brasileiro: @igormuba


English version: Invited by Mercado Bitcoin's Cryptotalk to speak about my unexpected friendship with Satoshi Nakamoto, I told Zen stories and tried to write "nour" in japanese

Posts sugeridos:
10/12/2018 - @steemcenterwiki: November's STEEM transfers and donations. With our Volunteer Month in December the next distribution will be only in 2019.
7/12/2018 - @blockchaincat: Deciphering Satoshi
18/12/2018 - Blockchain foi assunto no Jornal Hoje da TV Globo: informações viram moeda e valem muito na vida real. (via @dlike)
14/12/2018 - Minha video entrevista (em inglês nipo brasileiro) sobre o pedido de amizade aceito pelo perfil do Satoshi na rede P2P Foundation (via @dlike)
4/12/2018 - Quinta-feira passada fui aceito na lista de amigos do Satoshi Nakamoto na rede P2P Foundation
28/11/2018 - Alô alô WMcCann! Valeu pela recepção na minha apresentação sobre blockchain e criptomoedas em sites e apps de publicidade, conteúdo e redes sociais! Obrigado!!
31/10/2018 - Hj faz 10 anos que Satoshi Nakamoto inventou o Bitcoin, som na caixa DJ!
4/7/2018 - Restaurante Satori, comida macrobiótica e arroz integral (via @letseat)
11/5/2018 - A primeira vez pagando uma conta com bitcoin a gente nunca esquece :-)
3/3/2018 - O sucesso das fantasias de Bitch Coin e CLT Baleada no carnaval deste ano mostram as duas faces da mesma moeda.
21/1/2018 - Funk do Bitcoin - Transcrição da letra da primeira música sobre criptomoedas no Brasil
25/12/2017 - FelizNatal e votos de muita moleza e doçura para todos!

Inscreva-se no Steemit para ganhar recompensas vc tb >>>
Mais recompensas em criptomoedas? Responda emails no Earn.com, faça buscas no Presearch, compartilhe links no Refind >, mensagens SMS no Birdchain e imagens no Supload > e Minds >


View this post on Steeve, an AI-powered Steem interface

Sort:  

Hi @wagnertamanaha!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 4.231 which ranks you at #2784 across all Steem accounts.
Your rank has dropped 5 places in the last three days (old rank 2779).

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 391 contributions, your post is ranked at #165.

Evaluation of your UA score:
  • Some people are already following you, keep going!
  • The readers like your work!
  • Good user engagement!

Feel free to join our @steem-ua Discord server

Tá ficando importante hein rsrs

Posted using Partiko Android

Não, imagina, por enquanto estou considerando tudo mérito do Satoshi :-) Valeu! Que o nour (ou nouro) esteja com vc! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Ho! Ho! Ho! Merry Christmas!! I've given you an upvote and left you this amazing automated comment!!