Oliver Velez - Ele lucrou 145% em um mês operando 20 minutos por dia. O segredo? Aprender com os erros

in #forex7 years ago

Eu encontrei essa matéria ao estudar sobre trading, especificamente FOREX, decidi colocar ela disponível aqui, porque é muito instrutivo o que esse operador considerado lendário nos mercados ensina.

SÃO PAULO - Se alguém diz que ganha a vida como operador no mercado financeiro, a imagem que normalmente nos vem à cabeça é de uma pessoa que fica praticamente o dia todo grudada na tela do computador, operando freneticamente. Isso pode até ser uma verdade para maioria dos traders, mas não é nem perto a maneira como como Oliver Velez costuma enfrentar o mercado.Esse norte-americano entrou no mercado em 1987, quando tinha apenas 19 anos e cursava de contabilidade - gradução que ele nunca chegou a concluir. Em entrevista ao InfoMoney, ele nos conta que seu grande diferencial é conseguir identificar antes que a maioria qual será a direção do mercado nos primeiros minutos de negociação, os quais ele considera com o maior número de oportunidades.E tal percepção lhe garantiu um resultado extraordinário: 145% de ganhos em apenas um mês, operando apenas 20 minutos por dia. Essa rentabilidade espetacular foi alcançada em agosto de 2015, ano em que ele teve apenas 4 pregões de prejuízo. O que explica isso? Para Velez, o investidor precisa entender que o principal objetivo do mercado não é ganhar dinheiro, mas sim perder da forma correta. "Eu não gosto de risco", diz o trader.

InfoMoney - Você entrou no mercado financeiro em 1987. O que te fez entrar nesse universo?
Oliver Velez - Eu desenvolvi um interesse nos mercados financeiros muito cedo. Meu pai assistia a um programa semanal de televisão muito popular que entrevistava muitos dos melhores gestores de dinheiro na indústria. Ele exigia que eu assistisse ao show com ele antes que eu pudesse assistir qualquer um dos meus shows populares de televisão. Assim, a partir de 10 anos de idade, eu assisti este show financeiro de uma hora, toda sexta-feira por muitos anos ao lado do meu pai. No início, era muito chato, mas aos 16 anos, eu já era ligado no mercado e compreendi que poucas pessoas realmente entendiam o mercado, mas aqueles que entendiam eram consideradas muito especiais. Isso me fez querer saber o máximo que fosse possível sobre trading e investimento. Foi neste momento que percebi que a minha vida de alguma forma seria ligada com os mercados financeiros.

IM - E em que fase da sua vida você se tornou investidor?

OV - Foi aos 19 anos de idade, enquanto estudava contabilidade. Eu decidi me especializar em contabilidade por sentir que iria aprender a melhor forma de mergulhar profundamente em qualquer empresa<> e entender o que fazia ela funcionar. Eu acreditava que o estudo da contabilidade iria estender a minha capacidade de escolher os meus trades e investimentos com mais sabedoria. Nessa época, abri uma conta em uma corretora e comecei a fazer pequenas operações no mercado de , mas logo percebi que eu estava descapitalizado. Então, eu comecei um clube de investimento chamado Wealth Builders of America (WBA) e convidei amigos e familiares para aplicar o dinheiro enquanto eu operava em nome do clube. Isto me deu a capacidade de ser muito mais ativo com os meus trades e investimentos.Os dois primeiros anos foram muito bons e aos meus 21 anos de idade o clube tinha mais de 1.000 investidores e operava uma conta que aumentava a cada dia. Eu não tinha dúvida a este ponto, isso é o que eu queria fazer mais do que qualquer coisa na vida, operar os mercados para ganhar a vida. Eu deixei a minha universidade no meu terceiro ano em 1988 (eu nunca terminei o meu último ano) para iniciar minha carreira profissional em Wall Street. O resto é história.

IM - Seus números são impressionantes: operando apenas 20 minutos por dia, você teve uma rentabilidade de 145% em agosto. Muitos investidores nem chegam perto disso operando o dia inteiro. Em que consiste a sua estratégia “TradingTheOpenLikeABoss”? Você pode explicar de onde surgiu esta estratégia que tem rendido resultados tão bons e tão pouco tempo de operação?

OV - Uma das minhas primeiras experiências de trading profissional foi como um Market Maker da Nasdaq. Isso ajudou-me a determinar rapidamente o caminho de menor resistência no início de cada dia e a operar pesado nessa direção. Hoje, esta habilidade de ler antes da maioria do mercado para qual lado (o lado da compra ou o lado da venda) um ativo irá é o que me serve bem. Em muitas vezes, eu consigo determinar isso nos primeiros 30 segundos de negociação, e daí eu aposto forte na direção que eu acredito que o mercado irá ao longo dos próximos 10 a 15 minutos da manhã. O primeiro movimento do mercado é normalmente muito rápido e volátil. Se você é capaz de lê-lo corretamente, os ganhos vêm mais rapidamente do que qualquer outra parte do dia. Meu objetivo é encontrar rapidamente a direção na qual eu acredito que vai seguir, apostar alto, e escalar fora da minha posição de forma incremental, mas rapidamente.Eu quero que o tempo que meu capital esteja em risco ou expostos à possibilidade de perigo seja mínimo. Muitos me perguntam, "Oliver, por que arriscar tanto capital em sua operação?" Para mim, o risco não está no tamanho do seu trade, mas sim o tempo que sua posição é exposta ao perigo. Meu trade médio na abertura dura 6 minutos do início ao fim. Aqueles que investem em uma ação ou empresa por dias, meses ou mesmo anos assumem mais riscos do que eu. O tempo nem sempre é igual a dinheiro como diz o ditado, mas o tempo é sempre igual, em minha opinião. Eu não gosto de risco.

IM - É verdade que você teve apenas 4 dias de perdas em 2015?

OV - Sim, eu só tive 4 dias de perda em 2015. Eu tenho em média 6 dias de perda no ano. No entanto, isso não significa que não tenho trades negativos: eu tenho muitos e muitos trades de perdas, eu só não tenho muitos dias de perdas. Há uma grande diferença.

IM - O que diferencia traders de sucesso daqueles que acabam não tendo resultados tão bons? É falta de uma estratégia vencedora ou tem mais a ver com o investidor não saber a hora certa de parar de operar?

OV - Ha muitas coisas que diferenciam trades vencedores de trades perdedores. Mas se eu tivesse que escolher uma, seria que os traders que perdem são focados em aprender primeiro como ganhar dinheiro, antes de aprender como perder corretamente. Se você perguntar para os traders o que eles estão buscando no mercado, a resposta mais comum será "ganhar dinheiro". Mas quantas pessoas têm como foco "perder corretamente"? Primeiro, você deve manter sobre controle a equação do lado perdedor da operação, antes que o lado vencedor possa florescer. Por quê? Porque com o lado perdedor fora de controle, as perdas sempre vão se levantar até superar ou sufocar o lado vencedor. As suas perdas, a menos que você aprenda primeiro a gerenciar e controlá-las, não permitirão que você ganhe de forma consistente. Você não pode trazer sua roupa suja, seus maus hábitos, a sua falta de disciplina e falta de controle para a terra de rentabilidade consistente. Esse país chamado de Rentabilidade exige que você se limpe antes de entrar e se tornar um cidadão permanente.Nós entendemos isso claramente quando voltamos nossa atenção para jardinagem: se você quiser que suas rosas cresçam e floresçam sem restrições por qualquer coisa, você deve primeiro limpar seu jardim de todas as ervas daninhas que tenha potencial para sufocá-las. Você não espera para que as rosas cresçam para depois remover as ervas daninhas. E é isso que 99% dos novatos fazem no mercado: eles querem suas rosas sem primeiro eliminar as suas ervas daninhas. A vida não funciona dessa maneira, nem as operações no mercado.

IM - Você já escreveu 5 best sellers sobre o mundo dos traders. Mas existe algo que apenas a prática dos mercados ensina e nenhum livro é capaz de explicar?

OV - Apesar de eu ser um dos autores mais populares sobre o tema "trading", eu sou rápido em dizer aos meus traders e seguidores que você não pode aprender a operar no mercado pela leitura. Se fosse assim tão fácil, todos os bibliotecários e professores do mundo seriam bilionários. Na verdade, nenhuma quantidade de leitura ou estudo irá ensiná-lo como operar. Eles são úteis pois muitos precisam ler e estudar bem no começo de sua incursão em trading e investimento, mesmo que apenas para obter o jargão e termos gerais corretos. Mas é ingênuo acreditar que quanto mais você ler ou estudar, melhor você vai desempenhar no mercado. Eles não têm nada a ver um com o outro. A única maneira de aprender como operar é OPERANDO... e você deve operar com propósito e ordem, se você quiser que seu trading seja significante para o seu crescimento. O ditado "a experiência é o melhor professor" se aplica perfeitamente no mercado financeiro.Quando você está lendo, está absorvendo as experiências de outra pessoa ao invés de criar suas próprias experiências. Você tem que começar a criar suas próprias experiências para aprender e crescer. O desafio, no entanto, é garantir que está produzindo as experiências certas. Isso é onde um guia, um coach ou um verdadeiro mentor é tão crucial. O verdadeiro guia pode ajudar o trader iniciante a criar as experiências que são as mais benéficas para o crescimento do trader, para que não ocorra a sensação de "tempo perdido". As experiências erradas podem realmente arruinar as chances de sucesso de um trader para sempre, enquanto as certas podem acelerar a taxa de crescimento do trader em direção à maestria. Nada vai ensinar tanto quanto lições bem trabalhadas derivadas de suas próprias experiências.O trader que começa com o pé direito, que recebe as experiências certas e aprende com elas leva menos tempo para chegar ao desejado estado de maestria de trading.

IM - Você já ganhou quantos campeonatos de traders durante sua carreira? E você poderia contar um pouco como são esses campeonatos? Aqui no Brasil isso ainda é muito embrionário, é difícil tentarmos imaginar como funciona uma competição dessas…

OV - Para ser sincero, eu não participei em muitos desafios públicos de trading. Estas atrações são muitas vezes comercializadas para o público em geral e realmente não atraem verdadeiros profissionais que estão ocupados em ganhar dinheiro de verdade a partir de seus trades nos mercados. Mas com isso sendo dito, eu desafio qualquer um do mercado todo dia para fazer o que eu faço, para mostrar a todos sua operação ao vivo e sem filtragem. Eu faço isso diariamente. Não são muitos nesse segmento que são corajosos ou confiante o suficiente para fazer isso. Eu posto os resultados de minhas operações a cada dia para que todos possam ver. Quem quiser seguir minhas operações ao vivo todos os dias, é só acessar o meu Periscope, "olvelez007" (aplicativo do twitter que realiza transmissões ao vivo).Eu faço isso não só para auxiliar meus traders, mas também para fazer o recrutamento de outros traders para virem se juntar a minha equipe de trading. Então, em muitos aspectos, estou envolvido em vários desafios de trading todo dia. Eu faço isso há quase 30 anos e eu amo isso hoje tanto quanto eu amei o dia em que eu coloquei minha primeira ordem.

IM - Você possui uma carreira de sucesso no mundo dos traders. Quais foram os maiores acertos do trader Oliver Velez nestes 28 anos de mercado?

OV - Eu tive alguns anos muito escuros no início e, em várias ocasiões, cheguei muito perto de desistir do meu sonho de fazer isso para toda a vida. Eu olho para trás hoje eu realmente aprecio o fato de que não larguei do meu sonho. Eu não me permiti a desistir apenas porque era difícil. Me surpreende a rapidez com que as pessoas a desistem hoje, apenas porque é difícil, ou porque não vai de acordo com o seu plano de imediato. Poucos estão dispostos a trabalhar a longo prazo para a possibilidade de um grande ganho no final. Eles querem sucesso imediato, mas isso nunca vai acontecer nesta atividade chamada de trading. Nada que vale a pena acontece instantaneamente, sem a necessidade de primeiro suportar as dificuldades e construir o caráter por superando obstáculos. Eu reconheci isto cedo e não me permiti a desistir. Eu continuei acreditando que se eu durasse o suficiente, a sorte surgiria. E surgiu.A segunda melhor coisa que eu fiz foi seguir sozinho, deixar a empresa onde eu operava e me tornar independente. Meu crescimento decolou depois disso e eu tive a liberdade também para começar a ajudar os outros que queriam seguir este caminho de trading. A profissão trader envolve liberdade e independência. Eu criei uma vida de liberdade com meus trades e hoje ajudo os outros a fazer o mesmo com suas vidas.

IM - Mas toda caminhada de sucesso possui momentos de escolhas erradas e aprendizados que elas nos trazem. Quais foram os maiores erros do Oliver Velez?

OV - Eu realmente não posso salientar muito grandes erros como trader porque cada erro, propriamente digerido, ajuda você a crescer. Nós crescemos das nossas perdas e dos nossos erros. Nós não crescemos nem um pouco de nossas vitórias. Então eu aprendi a valorizar minhas perdas, abraçá-las. Meus erros ajudaram a me guiar em direção aos meus futuros sucessos como trader. Com isso dito, eu vou explicar um dos momentos mais difíceis da minha carreira de trader. Meu dia de maior perda como um trader aconteceu na abertura do mercado no dia seguinte ao ataque terrorista ao World Trade Center. O ataque ocorreu em uma manhã de segunda-feira, pouco antes da abertura do mercado em 11 de setembro de 2001. Este evento terrível resultou na abertura do mercado de ações dos EUA uma semana inteira mais tarde. Eu tinha uma posição bastante considerável rolando que estava US$ 38 mil no lucro antes do ataque. Uma vez que o mercado abriu uma semana depois, minha posição abriu US$ 1,3 milhão negativo. Foi um dos maiores choques da minha vida.Eu nunca tinha tido uma perda dessa magnitude em minha conta pessoal de operação antes. Eu me recompus e não vendi a posição imediatamente. Na verdade, eu comecei a operar em torno da posição, comprando mais nos momentos em que estava para baixo, vendendo um tanto em tempos quando subia brevemente e eu repeti esse estilo de operação dentro e fora, dentro e fora, dentro e fora durante várias semanas até que eu estreitei a minha perda para apenas US$ 101 mil. Para mim, mesmo que eu não tenha recuperado toda a minha perda, esta foi uma gigantesca vitória.

IM - Então, para se tornar um trader de sucesso, é quase que obrigatório que ele tenha duras perdas no meio do caminho?

OV - Acredito que sim. Funcionou muito bem comigo. O estilo de trading que eu descobri e aperfeiçoei durante esta catástrofe tornou-se o estilo que muitos dos meus traders e seguidores querem aprender hoje. É o estilo que eu uso com mais frequência do que qualquer outro e, desde aquele terrível evento em 11 de setembro de 2001 fiz muitos milhões de dólares extras por causa do que eu aprendi com aquele infortúnio. Tudo pode ser utilizado para o futuro. Eu acredito nisso. Podemos não ser capazes de ver isso inicialmente, mas o bem está sempre aí. Eu tenho um ditado que repito para os meus traders o tempo todo: "os futuros vencedores estão escondidos dentro de suas perdas atuais. Abra-as e encontre-os. Eles estão lá".

IM - Aqui no Brasil, há uma descrença muito forte sobre investidores que vivem do mercado operando apenas no curto. Há uma ideia de que, para ter ganhos sustentáveis na Bolsa, você precisa operar no longo prazo, do contrário um dia ou outro você vai quebrar. O que você pode dizer para desmistificar essa ideia que existe por aqui?

OV - Eu estou muito familiarizado com este ponto de vista. Ele foi mais predominante nos Estados Unidos no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Já não é a visão predominante na América hoje e acho que ao longo do tempo, o mesmo ocorrerá no Brasil, você estão apenas um pouco atrás nessa escala de evolução.Mas deixe-me fazer um experimento. Se eu lhe perguntasse "Onde você estará exatamente em cinco anos a partir de hoje a esta mesma hora, e neste exato minuto do dia?" Você saberia? Provavelmente não. Se eu lhe perguntasse "Onde você estará um mês a partir de agora, este mesmo dia, nesta mesma hora e minuto," você teria uma ideia melhor? Sim, mas provavelmente ainda não saberia ao certo. Agora, se eu perguntar, "Onde você estará 15 minutos a partir de agora?" Você não saberia isso e estaria certo quase sempre? Sim. Então, se você viveu sua vida 15 minutos de cada vez, você viveria uma vida de maior certeza, correto? Sim. A mesma coisa se aplica para o mercado. Quanto mais você olhar para frente, maior será sua incerteza e mais impreciso você será predizendo o futuro. Para mim, isso é um risco enorme. Eu prefiro olhar para o futuro em menores faixas de tempo, entre 15 a 30 minutos, é claramente muito menos arriscado - e é assim que eu opero. Eu opero no mundo com o maior grau de certeza. Eu opero em um intervalo de tempo gráfico que me permite predizer o que provavelmente vai acontecer a seguir com o maior grau de precisão.Então, agora, o que você diria que é a aposta mais arriscada? Comprar uma ação hoje, segurando-a por cinco anos, enquanto espera e reza para que tudo esteja ok, ou apostando para onde você estará indo em 15 minutos a partir de agora? Qual deles parece mais esperto, mais seguro, mais inteligente para você agora? Eu estou disposto a apostar na abordagem de curto prazo.

IM. Já esteve no Brasil antes? Qual a sua impressão sobre o País e quais as diferenças mais gritantes que você percebeu ao comparar nosso mercado com o dos Estados Unidos?

OV - Sim, estive no Brasil antes, quatro vezes na verdade, e por muitas razões que eu sou apaixonado por este País, pelo povo, pela sua rica história e pelos costumes. Eu sei que o país está passando por um de seus momentos mais difíceis dos últimos anos, mas ainda tenho muita fé no seu futuro como uma das grandes potências econômicas do mundo. Vai levar tempo e, sim, muitas coisas têm que ser corrigidas e mudadas. Mas, assim como aquele trader iniciante, que pode ir de uma série de ganhos para um período de perdas e eliminar tudo que ganhou, Brasil é um bebê em relação aos mercados desenvolvidos e tem um grande potencial para ser uma força a ser reconhecida. Eu acredito que o Brasil sairá dessa atual turbulência melhor do que era antes. Melhor, mais forte e mais poderoso.

IM - Se você não fosse trader, que profissão teria, ou que profissão gostaria de ter?

OV - Me disseram que tenho um dom para motivar os outros. Enquanto eu amava aprender sobre contabilidade na universidade, eu não gostava nem um pouco de praticá-la como profissão. Então talvez eu teria encontrado algum trabalho que envolvesse ajudar as pessoas a prosperar. Eu provavelmente passaria minha vida em algo espalhando essa mensagem através de alguma forma de trabalho. Todos nós vamos morrer um dia, mas em todos os outros dias, nós estaremos vivendo, e eu acredito que esses dias devem ser vividos completamente, de modo que quando seu dia chegar, não haverá arrependimentos.

Ficou com vontade de se tornar um trader também?
Trabalhar a partir de casa?
Apenas algumas horas por dia?
Operando com o celular?

Entre em contato comigo:
Cel/Whatsapp: 11942065073
Site: http://www.ichairman.com.br/

  • Georges Forex