Eleições 2022 BR Primeiro Turno

in Brasil2 years ago

Que domingo meus amigos!

Sensacional o segundo erro consecutivo das grandes corporações estatísticas. Assim como em 2018, as pesquisas realizadas pelos grandes institutos falharam em captar a vontade popular. O presidente Jair Bolsonaro pontua 7% fora do centro estimado, bem acima da margem de erro. Cotado para atingir cerca de 36% dos votos, acabou colhendo 43%, acima do limite teórico que seria 38%.

Mas porque só Bolsonaro teve as intenções de voto captadas erroneamente? Os demais candidatos mantiveram-se dentro das margens de tolerância. Por que mais uma vez, e com o mesmo candidato, as pesquisas falham?

Bom eu quero trazer algumas possibilidades...

Metodologia

Não meus amigos, nenhuma dúvida recai sobre a estatística, o método de coleta ou análise. Eu só criei esse parágrafo para pescar você que desconhece a metodologia científica, então acalme-se e reposicione-se.

Execução da pesquisa

Posso falar com conhecimento de causa. Eu fui abordado em uma pesquisa realizada por um dos institutos estaduais, cujo objeto principal era analisar as intenções de voto em deputados.

Me diga você: quem você acha que realiza as pesquisas presenciais, por abordagem, nos centros de movimentação de pessoas? Eu respondo: não é um médico, não é um advogado, não é um empregado... são pessoas que estão fora do mercado de trabalho formal, com absoluta certeza. São pessoas desempregadas em sua maioria ou eventualmente autônomos.

Quanto você acha que essas pessoas ganham para queimar no sol dois dias inteiros fazendo perguntas para pessoas que não querem ser incomodadas? Então, primeiro que não tem carteira assinada. Segundo que é uma miséria, sim. Quem se sujeita a isso? Quem precisa.

A pessoa que me entrevistou era uma senhora, aposentada, com dificuldades de escrever. Ela precisava atingir um número X de entrevistados, e por isto tinha pressa. Ela conduziu a pesquisa, ou seja, me induzia nas respostas. Não era um questionário impessoal.

Então perceba que existe sempre uma falha na coleta de dados pois são centenas de entrevistadores, que não são pessoas mal intencionadas, mas que pela sua condição acabam trazendo vício para a pesquisa.

Quem é eleitor de Bolsonaro?

O perfil traçado para a população que apoia Bolsonaro é determinante para entender porque essas pessoas não foram encontradas nas pesquisas de abordagem nas ruas. O eleitor de Bolsonaro está dentro dos comércios como empregado. Se desloca de carro, logo não vai ser encontrado em trânsito a pé para seu trabalho, tampouco turistando na praça da Sé.

O fenômeno Amoêdo

Esse aqui é fenomenal... não é possível confirmar essa hipótese, portanto trate como especulação. Trata-se dos apoiadores envergonhados, que abertamente criticam o governo, por algum tipo de vergonha, mas que dentro da cabine de votação mantém a fidelidade em Bolsonaro. Lembra da eleição de 2018 "eu votei no Amoedo"

O mapa da pobreza

Por fim, como bem foi observado pelo grande irmão que tudo vê, o apoio a Bolsonaro é proporcional à classe econômica, logo o mapa da pobreza coincide com o mapa de apoio ao ex-presidente Lula.

Destaque

O prêmio de destaque vai Simone Tebet novamente, pois seguiu em crescimento e acabou absorvendo mais votos do que Ciro. Simone agora se firma como nova opção e deve ter assinado a aposentadoria de Ciro Gomes.

Próximo encontro

  • Ainda não foram fechadas agendas de debates entre os candidatos.
Sort:  


The rewards earned on this comment will go directly to the people( @crazyphantombr ) sharing the post on Twitter as long as they are registered with @poshtoken. Sign up at https://hiveposh.com.

 2 years ago  

Obrigado por ter postado na Comunidade Brasil.

Metade das recompensas dessa resposta serão destinadas ao autor do post.

 2 years ago  

Boa, isso vejo bem dentro da realidade

Ainda vejo que essas pesquisas podem ter sido enviesadas não apenas por causa dos pontos citados, mas também por causa do próprio viés do instituto de pesquisa, muitas vezes ligado a algum grande jornal em específico. O Datafolha, por exemplo, é um dos institutos usados como referência por alguns grandes jornais, como Folha de São Paulo, Metrópoles, Estadão e O Globo, que desde o início se posicionaram contra o presidente, e determinadas pesquisas tem também não apenas o objetivo de te informar, mas de te influenciar, tanto que nas eleições do ano passado alguns grandes institutos como Datafolha e Ipec, mudaram seus resultados para mostrar um Bolsonaro indo para o 2º turno APENAS pouco tempo antes do primeiro turno. Um dos possíveis motivos é desincentivar o eleitor de determinado partido a votar no mesmo (candidato x tem rejeição absurda) e fazer o eleitor de outros candidatos se manterem convictos de sua vitória (candidato y tem aprovação absurda), sempre tentando se manter dentro das margens de erro

Outra coisa que alterou muito o resultado das pesquisas foram as cidades escolhidas. Um amigo tinha me mostrado as cidades que foram coletadas junto a relatórios de onde o PT teve historicamente mais votos, e, coincidentemente, uma grande parte das cidades onde os dados foram coletados foram nessas cidades (a maioria, na verdade), o que me parece muito um cherry picking (pegar apenas os resultados mais favoráveis à sua tese ou realizar as coletas de dados apenas em locais onde a probabilidade de ter resultados mais favoráveis aumente)

O lado bom desse tipo de pesquisa, e também desse tipo de manipulação, é que, se der certo, não tem como provar. Um exemplo é o Ciro, que tinha uma fatia de 10 a 12% dos eleitores e do nada teve uma queda drástica nas pesquisas, comprovada pelas urnas. Quem garante que o eleitor do Ciro não viu a pesquisa e disse "já que ele não tem chances, vou fazer meu voto útil contra o coiso"? Ou será que todos esses votos perdidos foram organicamente? Como eu disse, são pontos que não tem como se provar simplesmente porque não tem como você pegar o Brasil inteiro e fazer esse tipo de pergunta complexa um a um

Claro que tudo isso pode ser viagem da minha cabeça e essa discrepância ser apenas mera coincidência, porém é algo a se questionar

!PIZZA

Sim eu concordo contigo, só não quiz abordar a possibilidade de manipulação por parte do instituto pesquisador por que em meios ao negacionismo que vivemos daqui a pouco nem conjugar verbo vai ser aceitável.

!PIZZA

 2 years ago  

Isso fora o TSE, que basicamente tá tentando proibir a divulgação de qualquer coisa que seja culpa do Lula ou que tenha ligação direta ou indireta com ele. É triste ver uma das instituições mais respeitáveis do país se transformando em uma fralda geriátrica...

PIZZA!

PIZZA Holders sent $PIZZA tips in this post's comments:
arthursiq5 tipped crazyphantombr (x1)
@crazyphantombr(1/5) tipped @arthursiq5 (x1)

Please vote for pizza.witness!