A expansão das criptomoedas do Reddit (Community Points) poderia virar referência para as tribos na Hive blockchain?

reddit_community_points_waitlist_call.png

Ontem o Reddit anunciou a expansão de seu experimento com criptomoedas (Community Points) que começou em maio do ano passado com as comunidades r/CryptoCurrency (com seus tokens MOONs) e r/FortNiteBR (com seus tokens BRICKs). O tradicional site de fóruns, pioneiro nas redes sociais e na cultura e disseminação dos memes, colocou no ar uma página explicando o projeto e convidando os admins dos subs (como são chamadas as comunidades lá) a se inscreverem em uma lista de espera para se juntarem ao upgrade: https://www.reddit.com/community-points/

Neste novo site eles abrem com uma mensagem aos administradores - Seja dono de um pedaço da sua comunidade - convidando a adicionarem tokens aos subs que moderam, ganhando recompensas, estimulando o conteúdo de qualidade e liberando recursos especiais.

Em outra seção, eles convocam os moderadores a dar um passo ao futuro com cripto e explicam: "As comunidades são a energia vital que corre nas veias da internet. Mas na internet como existe hoje ela não estão a disposição de nosso próprio destino. Ao invés disso, elas são controladas por grandes corporações que detém todo o poder online. É tempo de mudar. Community Points são o primeiro passo em direção a um futuro diferente para as comunidades online. Os tokens circulam na blockchain, que significa que são verdadeiramente propriedade da comunidade. Com o passar do tempo, sua comunidade irá se beneficiar do controle e independência cada vez maior, dentro e fora do Reddit."

reddit_community_points_future.jpeg

Ainda sobre esta iniciativa, o Cointelegraph Brasil publicou: Reddit lança lista de espera para expansão do programa ‘Pontos de Comunidade’ em todo o site. Com certo entusiasmo, comentei a novidade nos subs r/brasil (que tem 778 mil membros) e r/brasilivre (com 174 mil membros), apenas neste último meu post teve upvotes e foi até pinado pelos admins lá.

Smart Media Tokens e Tribos Hive

De certa forma os Community Points do Reddit lembram a ideia dos Smart Media Tokens, lançada aqui por @ned antes do hard fork que deu origem a Hive, 4 anos atrás. Aliás, segundo observou site Observer na época, no white paper do SMT o "Proof of Brain", termo que batiza esta tribo, já era usado, talvez pela primeira vez.

De certa forma a criação do Hive Engine, que possibilitou a implementação das tribos, substituiu as comunidades que dariam origens aos tokens. Agora com a eventual expansão do Reddit Community Points, ambas as iniciativas podem ser comparadas e virarem referência mutualmente.

Eu acredito que a tradição e popularidade do Reddit pode ajudar a promover e impulsionar a adoção das criptomoedas e a tokenização dos fórums e comunidades em torno de interesses, temas, hobbies, cultura pop, estilos de vida e até mesmo por vizinhanças geográficas, línguas e descendências étnicas.

Como revela a matéria no site AMB Crypto - Ethereum-based community points to scale with Arbitrum on Reddit - o Reddit escolheu outra blockchain, reservando ao Hive Engine um funcionamento parecido, focado em tribos em vez de comunidades. Fazendo um paralelo, o menu Explore pode incentivar a navegação entre os diferentes temas e assuntos em torno de seus respectivos tokens também.

Valeu! Saúde, sucesso e boa sorte mais uma vez!


Vote para os witness brasileiros na Hive: @igormuba e @fernandosoder


Posts sugeridos:
12/5/2020 - @blockchaincat: Architecting Halving
2/4/2021 - Canal Nos Tempos do Modem estreou no YouTube para lembrar a época da internet discada e a bolha ponto com
3/1/2021 - Post novo no site UseCripto: Brasileiros e parças nas redes sociais descentralizadas em blockchain com criptomoedas
17/4/2020 - O primeiro hard fork (e quarentena) a gente nunca esquece. Versão Hive. (Hive.blog)
1/6/2019 - O último dia do Steem
23/1/2019 - No primeiro dia do ano fui reconhecido como o "amigo" do Satoshi no elevador. Seria isso um bom sinal?

Cadastre-se no Proof of Brain e receba recompensas em criptomoedas vc tb: https://signup.hive.io
Outras opções remuneradas? Navegue com o Brave, faça buscas no Presearch, capture fan tokens de futebol no Socios, compartilhe videos no Odysee e Cos.tv, links no Lunar Crush e imagens no Minds, Read.cash e Noise.cash >

Sort:  

Congratulations @wagnertamanaha! You have completed the following achievement on the Hive blockchain and have been rewarded with new badge(s):

You distributed more than 41000 upvotes.
Your next target is to reach 42000 upvotes.

You can view your badges on your board and compare yourself to others in the Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

To support your work, I also upvoted your post!

Check out the last post from @hivebuzz:

The Hive Gamification Proposal for 2022
Support the HiveBuzz project. Vote for our proposal!

Hive é muitas vezes superior a qualquer Ethereum token que o reddit possa vir a criar. Aqui não tem "taxa de gás" e a produção de blocos não contribui para a desestabilização climática.

Por isso que eu defendo promover a Hive não como um altcoin para ficar lado-a-lado com as gigantes(BitCoin, Ethereum, etc), mas como um substituto. Que tenhamos cambistas independentes para Real/Hive e Hive/Real sem ter que usar intermediários como BitCoin.

HIVE é um próximo passo na evolução das cryptos:
BitCoin -> Ethereum -> HIVE

Realmente os altos custos da taxa de gás parece ser um problema, não sei dizer com certeza mas parece que até hoje os tokens MOONs e BRICKs ainda rodam no ambiente de testes no Ethereum (testnet) por causa destes fees.

Acho que a grande vantagem do Hive é ter uma imagem de descentralização, desde o seu nascimento a partir do hard fork como iniciativa dos usuários e desenvolvedores mais influentes. Agora com o enorme sucesso do Splinterland, pioneiro do chamado play to earn, a Hive pode ganhar mais exposição e quem sabe se considerada mesmo como opção, mesmo com outros competidores e sidechains supostamente eficientes.

Valeu! Saúde, sucesso e boa sorte mais uma vez!

Ho Ho Ho! @wagnertamanaha, one of your Hive friends wishes you a Merry Christmas and asked us to give you a new badge!

The HiveBuzz team wish you a Merry Christmas!
May you have good health, abundance and everlasting joy in your life.

To find out who wanted you to receive this special gift, click here!

You can view your badges on your board and compare yourself to others in the Ranking

Check out the last post from @hivebuzz:

Merry Christmas - Challenge Feedback - Win a 1000 HP delegation
Christmas Challenge - Offer a gift to to your friends

Dear @wagnertamanaha,

Do you mind supporting the HiveBuzz proposal for 2022 so our team can continue its work next year?
You can do it on Peakd, ecency,

Hive.blog / https://wallet.hive.blog/proposals
or using HiveSigner.
https://peakd.com/me/proposals/199

We wish you a Happy New Year!