You are viewing a single comment's thread from:

RE: Take care of those who took care of you - Moral duty

in Hive Learnerslast month

Eu não sei se concordo plenamente em colocar os pais mais velhos em asilos ou casas de repouso para idosos. Acho que cada situação deve ser olhada com carinho para encontrar uma solução que deixe os pais mais satisfeitos.

acho seu pensamento bem comum principalmente no Brasil. Mas eu discordo um pouco. As decisoes de curadoria sobre seu filho vc pergunta pra ele se ele esta satisfeito? E com certeza seus pais nunca te perguntaram enquanto vc vivia nas asas deles se vc estava satisfeito com as decisoes de curadoria. Velhice e retrocesso principalmente cerebral. Um ser que tinha sua vida indendentemente muitas vezes nao consegue ser mais independente (sao raros os casos que idosos conseguem ainda viver de forma ativa sem precisar de ajuda). E um duro impacto principalmente no ego. Filhos nao podem abandonar os pais ao relento. Mas muitas vez idosos nao querem ir a asilos por preconceito da mesma forma que muita gente nao vai a terapia achando que so louco vai. Asilos ou lar de idosos podem ser um lugar bom, e explorado tanto pelo filho quanto ao pai para ver como e, e as vezes ate pode quebrar o preconceito.
Acho que os filhos devem sim tomar conta, mas tambem conhecer as limitacoes suas e da familia. Se voce tiver um quarto extra e nao precisar abrir mao de seu trabalho para cuidar de seus pais, blz pode vir. Mas se sua vida familiar 'e bem apertada, existem outras formas de lidar, como o asilo ou um acompanhante. Mas quem vai dar a decisao final sao os filhos que vao dar aos pais nao o inverso. Pois nesse instante o idoso virou dependente, uma nova crianca e quem decide sao os cuidadores, os filhos.

Sort:  
 last month  

Concordo com o que você disse, mas não quero dizer que asilos são lugares ruins, mas sim que é ruim um filho simplesmente largar o pai ou a mãe nesse lugar e esquecer que ele existe, visitando algumas vezes no ano. Realmente existe um certo "preconceito " quando falamos em asilos, mas em todo caso, seria muito mais legal se os pais ( em consciência sã) pudesse decidir se é realmente isso que querem. Claro que cada caso, é um caso.