Engenheiro paraplégico com poderoso exoesqueleto vence Olimpíadas Ciborgue
O time de engenheiros do Korea Advanced Institute of Science & Technology (KAIST), na Coreia do Sul, trabalha há cerca de 10 anos no desenvolvimento de exoesqueletos. No quarto protótipo, esses cientistas chegaram a uma versão bastante poderosa, capaz de fazer com que uma pessoa com problema de locomoção se "vista" sozinha. Com a tecnologia, um membro da própria equipe levou para casa a medalha de ouro nas Olimpíadas Ciborgue, que aconteceu na Suíça.

As Olimpíadas Ciborgue, também conhecida como Cybathlon, acontecem desde 2013, com a missão de fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias de assistência para indivíduos com problemas de locomoção. Na disputa, os exoesqueletos são testados ao extremo e só os mais funcionais triunfam.
Um dos pontos mais curiosos em relação à nova versão do WalkON Suit F1 é a capacidade do usuário conseguir se vestir sozinho, sem a necessidade de assistência. Isso é extremamente raro.
Em uma cadeira de rodas, a pessoa com paraplegia inicialmente ajusta as presilhas na canela e nas panturrilhas do exoesqueleto. Então, dá o comando para a outra parte do exoesqueleto se fixar na região do quadril em seu corpo.
Quando tudo está conectado, o indivíduo se apoia em suas muletas e projeta o corpo para frente. É o mesmo movimento que quem vai se levantar faz. Assim, fica de pé, de forma totalmente autônoma, e dá os seus primeiros passos. Conforme se estabelece e se equilibra, pode abandonar as muletas, caminhando de forma mais livre.
Este feito fantástico da robótica somente é possível por uma série de tecnologias incluídas no dispositivo locomotor, como poderosos motores e algoritmos de controle. Também há um eficiente sistema de controle de peso que se ajusta à gravidade, impedindo que a pessoa caia no chão.
Na mais recente vitória da equipe do KAIST dentro da categoria corrida de exoesqueleto, alguns feitos inéditos foram obtidos com aparelho WalkON Suit F1 e o engenheiro paraplégico Seunghwan Kim. A prova, com diferentes desafios, foi completada em impressionantes 6 minutos e 41 segundos.