O BRL (Brazilian Reais)...

in LeoFinance3 years ago

O que me motivou a escrever esse texto foi a leitura do post feito por @matheusggr entitulado O que será do dinheiro digital?

Ele faz uma serie questionamento ao final do post. Uma serie se perguntas, que do meu ponto de vista, são perguntas escatológicas que certamente, muitos pessoas devem estar fazendo. E a pergunta final é: Quem reinará na era pós-dolar?

Um pessoa que acredito seja capaz de responder a essa pergunta com maior eficiência e conhecimento macroeconômico inquestionável seria Fernando Ulrich. Ele tem uma playlist no YouTube muito interessante chamada Entendendo os Ciclos Econômicos onde é possível encontrar informações a respeito.

Dentre as perguntas a que me chamou atenção foi em relação a Inflação. Esse termo me levou a pensar sobre o dinheiro brasileiro, o BRL (Brazilian Reais). Sendo assim, vou trazer o tema para o âmbito nacional. Vou ficar com o assunto inflação, inclinando para uma visão sobre a moeda brasileira.

O dinheiro brasileiro foi e continua sendo castigado e perdendo valor dia-após-dia. No ano passado, devido as ações politicas entorno do combate a pandemia, as quedas nos mercados mundiais e outros fatores internos a moeda perdeu mais de 40% de seu valor.

Há uma unanimidade entre os consultadores de investimentos, os YouTubers que fazem parte do grupo "Educação Financeira", bem como, os YouTubers do grupo "Crypto Economia" de que: Deixar todas as suas reservas em BRL é deixar o "gelo no sol"... Vai derreter.

Não se trata de anti-nacionalismo, mas sim de preservar o valor de compra do seu dinheiro ou preservar o valor daquilo que você conquistou. Para corroborar com o tema, o banco central do Brasil publicou o seguinte...


image.png

Uma imagem ou um gráfico, nesse caso vale mais que muitas palavras...
Fico por aqui!

Posted Using LeoFinance Beta

Sort:  

Muito bom! Imagem que vale por muitas palavras. Estava conversando com meu sogro esses dias, como o salário está longe de acompanhar essa desvalorização. Alimentos básicos, bens materiais, tudo muito e muito caro. Lembramos de alguns anos atrás como era barato fazer um churrasco. Tomara que eventualmente o Real se recupere, mas enquanto isso, como você disse, é importante achar caminhos para preservar o que a gente tem! Obrigado pela menção!

Legal, é isso aí mesmo, nosso poder de compra correndo com moeda FIAT!!

Posted Using LeoFinance Beta

Realmente, essa imagem falou tudo cara, é no mínimo triste, essa situação. Devemos realmente focar em investimentos externos, por isso gosto tanto das criptos, é um meio muito acessível e direto de investir, sem regras e protocolos baseados em uma economia que nem funciona mais! Indiferente do futuro, o negócio é começar a se mexer já.

Posted Using LeoFinance Beta

Posso estar errado, mas posso afirmar com uma alta taxa de acerto, que o brasileiro tem um percepção errada ou nem se da conta da perda do valor de compra com a desvalorização da moeda. Por exemplo de compra/venda de um imóvel comprado em 2012 e vendido em 2021:

image.png

Não vou nem fazer o valor da casa convertido em BTC...