o diálogo interno nos prende ao mundo?

in Actifit6 months ago (edited)


Como qualquer um de nós pode constatar por nossa própria experiência, de fato há um diálogo interno contínuo em nossa mente, que nos diz o que é o que, o que devemos fazer, ou não fazer, descreve os acontecimentos e julga nossas ações e as ações de nossos semelhantes.


IMG_1304.jpeg


Também podemos perceber que o tal diálogo interior nos prende a uma concepção limitada do mundo, que não é exatamente nossa mas nos foi imposta por nossa cultura, ao mesmo tempo ele não tem unidade, embora seja contínuo, seus conteúdos são fragmentados, e muitas vezes contradiz a si mesmo.


Portanto não é que este diálogo nos prenda ao mundo, mas sim à nossa concepção limitada e fragmentada do mundo, se entendemos "mundo" como vida cotidiana e social, então sim, o diálogo interno é como uma prisão perceptiva que nos mantém enquadrados em nossa personalidade social e executiva na vida em sociedade.

Mas o mesmo não se aplica de modo nenhum em relação ao mundo no sentido da totalidade do universo físico, pois o conteúdo de nosso diálogo interior não pode moldar por si o universo físico, e suas estruturas fundamentais, como por exemplo o espaço e suas direções, o tempo e a ordem dos acontecimentos.

continua...


Foto por Peter Canellov.



Data da Atividade: 25/11/2023
Contagem da atividade: 10150
Tipo de atividade: caminhada

This report was published via Actifit app (Android | iOS). Check out the original version here on actifit.io

Sort:  

Obrigado por promover a Língua Portuguesa em suas postagens.

Vamos seguir fortalecendo a comunidade lusófona dentro da Hive.

Metade das recompensas dessa resposta serão destinadas ao autor do post.

Vote no @perfilbrasil para Testemunha Hive.

Loading...