A inteligência artificial vai tomar conta do Hive?

in #hivebrlast year

O que parece interessante é que nos últimos meses está aparecendo uma avalanche de informações, principalmente de desenvolver conteúdos usando o ChatGPT.

É usar o ChatGPT no Instagram, no Youtube, no Canva, no Notion, no Office, no Bing, enfim, praticamente em tudo que consumimos na internet.

E ultimamente tenho feito alguns posts falando de Crossfit aqui na plataforma e sim, fiz ela usando o ChatGPT.

Como já desenvolvi muitos conteúdos na era Steemit, é óbvio que eu não precisaria fazer conteúdos automaticamente. Porém a iniciativa de fazer algo que poderia ser agregador já se torna um grande desafio para a comunidade. Nem todo conteúdo gerado pelo ChatGPT é 100% confiável (no próprio Youtube muitos influencers falam disso) e isso vai muito além do que utilizar uma ferramenta que 'faz tudo' automaticamente. Na era de vieses e de desinformação, isso pode ser um grande perigo, sem contar de se obter algo fácil usando alguns cards prontos.

E a resposta da comunidade sobre isso me surpreendeu. O @hivewatchers fez um trabalho excelente em detectar e apontar posts que utilizam IA e a tendência de aumentar a vigilância na comunidade, principalmente pela fácil monetização comparado às redes sociais tradicionais. Dinheiro fácil não existe e temos certeza de que podemos ter uma rede social extremamente madura e engajada. Peço desculpas por isso, faz parte da minha tentativa de conhecer melhor tudo isso depois de alguns anos fora.

O próprio ChatGPT possui uma ferramenta que faz a validação de textos que supostamente foram escritos por uma IA e aponta a probabilidade dela ser escrita ou não.

Quem deseja saber mais, clique no link: AI Text Classifier

Conforme a própria ferramenta diz, devemos nos atentar nos seguintes pontos:

  1. A ferramenta requer no mínimo 1000 caracteres, ou seja, entre 100 a 250 palavras
  2. A ferramenta NÃO é precisa
  3. Os textos gerados por IA podem ser editados para burlar o classificador
  4. Textos que não estão em inglês e/ou escritos por crianças têm uma probabilidade maior de retornar falso positivo.

Os resultados podem ser como descritos abaixo:

No campo de texto você pode colar o texto e depois clica em Submit para a ferramenta fazer a validação:

Esse texto foi usado como exemplo e o retorno foi esse:

Retirei as marcações de imagem e links do markdown e coloquei todo o texto desse artigo.

Conclusão

Acredito que a IA possa sim ser de grande utilidade para a evolução do Hive, porém, a criação de conteúdos de forma automática pode contribuir para uma banalização da forma de produzir conteúdos de qualidade, prejudicando quem realmente está fazendo um grande trabalho.

Sort:  

Obrigado por promover a Língua Portuguesa em suas postagens.

Vamos seguir fortalecendo a comunidade lusófona dentro da Hive.

Metade das recompensas dessa resposta serão destinadas ao autor do post.

Vote no @perfilbrasil para Testemunha Hive.

Obs.: Como forma de deixar o mais fiel possível, eu decidi colocar minhas observações sobre isso nesse comentário.

O interessante, como a ferramenta já informou, é que ela realmente não é precisa. Mesmo sendo um post 100% humano a ferramenta acusou que foi gerado por uma IA. Isso pode causar falsos positivos e gerar ruído na comunidade. Mas isso não impede que o trabalho do @hivewatchers por exemplo seja desvalorizado, pelo contrário, o trabalho pode se intensificar e aperfeiçoar.

Caso queiram confirmar é só copiar o texto desse post, retirar as marcações do markdown e clicar em Submit.

Eu sei que temos muito o que fazer pra poder mitigar os conteúdos gerados por IA, apesar de que a probabilidade de dar sucesso não seja algo realmente esperado.