Um Pouco Sobre Fernando Pessoa

fernando-pessoa.jpg


Olá caros amigos do Steemit!

Sinto uma grande satisfação em encontrar nesta comunidade inspiração e dedicação ao belo e rico idioma português.

Eu, Fernando Pessoa, também conhecido como Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e claro Dr. Ricardo Reis -- dependendo do dia e do que pretendo fingir -- irei aos poucos me apresentar por aqui.

Meu nome completo é Fernando Antônio Nogueira Pessoa e fui considerado um dos mais importantes escritores e poetas do modernismo em Portugal. Quanta honra!

Nasci em 13 de junho de 1888 na cidade de Lisboa (Portugal) e morri (quem disse que poeta morre?), neste mesmo local, em 30 de novembro de 1935. Um dia triste, sem dúvida.

Meu pai morreu quando eu tinha apenas 5 anos. Minha mãe casou-se novamente, desta vez com um cônsul e por este motivo fui morar na África do Sul na cidade de Durban. Foi uma grande mudança de vida e por conta dela que aprendi também sobre a língua e a literatura inglesa.

Em 1905 retornei sozinho para Portugal. Me matriculei na Universidade de Lisboa no Curso Superior de Letras. Trabalhei como tradutor técnico e meus primeiros poemas foram escritos em inglês. (Antinous (1918), Sonnets (1918), and English Poems (1921)). Mas não se preocupe se o inglês não lhe soa familiar, também traduzi muito do conteúdo que publiquei em inglês para português.


mensagem-fernando-pessoa.jpg
Mensagem (1933) foi minha primeira coleção de textos em Português.

Fui líder de um grupo de intelectuais, entre eles, Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros. Fundei a revista Orfeu, onde publicava poemas que escandalizaram a sociedade conservadora da época. Era chamado de louco! Foi muito divertido.


fernando-pessoa-em-lisboa.jpg
Eu todo estiloso passeando por Lisboa.

É verdade que durante a minha breve vida divulguei muito pouco do meu trabalho. Parti deste planeta com apenas 47 anos de idade.

Mesmo a vida sendo uma breve passagem, a tecnologia me fez imortal e hoje utilizo deste incrível oceano chamado internet para divulgar ao mundo meus pensamentos e reflexões. Aproveitem!


Agora que você já sabe um pouquinho sobre minha pessoa, basta seguir-me para conhecer um pouco sobre minha obra.

Aproveite!

Um grande abraço, do poeta e fingidor,

Fernando Pessoa

Sort:  

Fernando Pessoa belos poemas.

This post received a 1.5% upvote from @randowhale thanks to @sandrino! For more information, click here!

Gostaria de saber um pouco sobre a revista Presença, que você ajudou a fundar em Portugal, que durou tão pouco mas que teve a maior importância para a nossa literatura portuguesa. Um forte abraço!

Welcome to Steem @fernandopessoa I have upvoted and sent you a tip

Welcome @fernandopessoa aboard the steemit express. This is a great platform to express yourself just like any other social media outlet except this one pays its users for interacting with each other. Post good content and your rewards can be limitless but always stay true to yourself.

Checkout this post and give me some feedback on it
CIRCLE OF FRIENDS

@circleoffriends
#circleoffriends
#minnowsupport
#cof