Eu

Olá, meu nome é João e sou Português.
Já publiquei alguns posts e, até, uma introdução, em inglês, mas fui aconselhado fazê-la em português também, procurando chegar, há já grande, comunidade Steemer de língua portuguesa.

A minha história não é muito interessante ou alegre, mas é o que é...

Tenho 45 anos e estou há 2 anos desempregado. Após 14 anos de trabalho na mesma empresa a crise (que tanto tem justificado por esse mundo fora) levou a que houvesse um despedimento colectivo para redução de custos.

Antes de ter trabalhado neste sitio viajei um bocado; vivi no Brasil e na Holanda. Percebi no Brasil (no nordeste, rio Grande do Norte) onde há uma grande percentagem de iliteracia e pobreza, que, afinal, não é preciso muito para nos sentiremos felizes...Na Holanda, em contraste com a região onde estive no Brasil, tinha um bom ordenado e trabalho mas entendi que se sacrificarmos a nossa vida pessoal em prol da profissional pouco nos resta no final do dia...

Aos 35 anos consegui colocação numa faculdade de direito em Lisboa e, contra a opinião geral (já és velho; não vais conseguir; é um curso muito puxado, etc.), lá terminei o curso. Tendo, já no desemprego, feito três pós-graduações na mesma área (Corporate Finance; Corporate Governance; Profiling Criminal e Criminologia Forense) e estou neste momento a escrever uma tese sobre a Delação Premiada no Sistema Jurídico Português (o foco é a desnecessidade de introdução dessa figura jurídica no nosso ordenamento jurídico, visto existirem já outras figuras que são suficientes - escreverei alguns posts aqui acerca desse tema no futuro)

A verdade é que tenho feito o possível para manter a cabeça ocupada e não pensar muito na situação em que estou:

Desempregado, pai solteiro de um rapaz de 14 anos com quem vivo; constantemente a contar todos os tostões para que as nossas necessidades básicas sejam satisfeitas; enviando CV's para empresas que nem sequer respondem e chegando à (triste) conclusão que, com 45 anos, muito poucas oportunidades existem na minha área.

No entanto, continuo a lutar por melhores dias, tentando, ao mesmo tempo, dar a melhor educação ao meu filho, fazendo-o entender que, no meio da densa bruma há sempre uma luz escondida que só conseguiremos ver se preservarmos alguma honra e bondade no nosso coração procurando ser, amanhã, melhores do que fomos hoje.
Podia, de certa forma, ter-me tornado uma pessoa angustiada e, até, rancorosa, perguntando, em auto-piedade, porquê tudo isto me aconteceu. Contudo, preferi seguir outro caminho tentando fazer o que está ao meu alcance para que as coisas melhorem, para que eu seja cada vez melhor, de mim para mim...talvez um dia possa partilhar o que tenho de bom com outros.

Além do meu filho, tenho três paixões: Surf, Muaythai e o Direito (as Leis). É o que me faz manter Espiritual, intelectual e fisicamente são.
Ir para dentro de água e apanhar ondas faz-me sentir como se eu e a onda fossemos só um, em perfeita harmonia. A natureza tem esta capacidade de me lembrar que a vida é uma dádiva e que a devo celebrar mesmo nos momentos menos bons; o Muaythai (arte marcial) liberta-me das energias negativas e dá-me vitalidade física e, através da meditação pré e pós treino, transmite um sentimento de equilíbrio espiritual; o Direito e as Leis ajudam-me a compreender porque é que a sociedade (as sociedades) funcionam como funcionam e qual a razão que leva a que se auto-regulem para que se possa viver em comunidade como um todo (não penso que realmente funcione, mas essa é uma questão a que voltarei, talvez, num outro post, um dia...)

Bom, do que foi dito, resta-me agora perceber como funciona aqui o Steem it e tentar fazer a minha parte por um mundo (descentralizado) melhor e se com os meus posts contribui para isso dar-me-ei por satisfeito :)

obrigado,

João

a (226).jpg

Sort:  

Bem vindo ao Steemit e prazer em conhecer-te (ehehehehe). Gostei muito da tua apresentação. Beijinho grande, caro amigo.

Obrigado. Beijinho grande :)))))

Admirável sua sinceridade @joaokoky. Infelizmente nos dias de hoje são muitas histórias como a sua. Mas talvez, aqui no steemit, você esteja no lugar certo, na hora certa.

Obrigado pelas palavras :) @juniordionesio

Mas que montanha-russa de vida, heim @joaokoky? Tu tá conduzindo a situação da maneira que deve ser. Força aê!

Espero que o Steemit corresponda as tuas expectativas. A galera BR / PT está crescendo pouco a pouco (e até eu que ainda sou relativamente novato por aqui tô percebendo isso, haha).

Obrigado @wiseagent o importante é lutar e continuar em frente.

Uau ! João, obrigado por compartilhar sua história aqui. Achei um máximo sua trajetória, mas realmente é uma lástima a questão de não estar encaixado no mercado de trabalho. Vai lá cara, sei que não vai desistir e boa sorte !

Bem vindo amigo.:)
Abraço

Obrigado amigo (por tudo) :)
Abraço