Discursos

in #jopaul6 years ago

Eu escrevi mais de duas mil páginas em formato de diário. Agora, devo pegar minha caneta, a caneta, mais uma vez. Abordando muito do mesmo assunto de antes, dor. Mas desta vez devo abordar a dor de uma perspectiva acadêmica. Uma perspectiva objetiva. Que na maior parte parece ser impossível. Sou escritor, sim, mas também sou observador, experimentador, pensador. Todos os quais são extremamente subjetivos. E assim devo concluir que meus escritos também devem expressar minha subjetividade. Nisso, sinto que há pouca dúvida. E aí está minha suposta subjetividade. Esta aula é sobre dor, literalmente chamada de “Encontro com a Dor”. Um encontro é subjetivo.

Dentro dessa classe, “encontramos” muitas formas diferentes de pensamento e escolas de pensamento. A diversidade é refrescante em comparação com a minha classe, cheia de pensamento freudiano. Esta é também uma aula de sociologia, que para mim é nova e fascinante, talvez eu seja socióloga e não psicóloga? De qualquer forma, a maneira única e excitante em que cada classe foi apresentada até agora tem sido intrigante e muito mente aberta. Inúmeras questões cercam nossa capacidade de sentir dor, como interagimos com ela, como ela nos molda, nossa sociedade.

Nesta aula, espero desenvolver uma perspectiva acadêmica (subjetiva) mais sólida sobre o que é a dor e como ela se manifesta dentro de nossa sociedade. A dor é algo com que lidei durante toda a minha vida, assim como todo mundo. De viver através do meu abuso traumático grave como uma criança para lidar com os valentões na dor da escola manifestou-se em minha vida de inúmeras maneiras. Tudo extremamente real, aplicável e doloroso. Subjetivamente. Eu descobri que na minha vida a dor é relativa. A dor que sinto hoje é tão importante quanto a enorme dor que senti há 5 anos. Alguma dor é eterna e algumas termina em poucos minutos. Por quê? Eu não entendo muitas partes da dor, como a maioria das pessoas, eu acho. Mas isso também não significa que eu tenha que permanecer ignorante. Não, não vou. Eu experimentei algumas das coisas mais difíceis que um humano pode enfrentar, mas eu não entendi porque, como. Agora esse é o meu objetivo. Estou ansioso por vir a esta aula toda semana, pois sei que, quando saio, saio com uma compreensão maior e mais profunda do que significa encontrar dor.

Sort:  

Congratulation joaopaulo! Your post has appeared on the hot page after 48min with 40 votes.