Essa semana assisti um documentário sobre a civilização minoana e estive pensando:
Sabemos que os Paleset(antigos "palestinos", "filistinos" ou "filisteus") eram piratas muito provavelmente de origem grega que chegaram no Oriente Médio pelo mar e conquistaram a cidade fenícia de Gaza, transformando-a em sua capital. Um dos maiores mistérios dessa história, além da origem dos Paleset é o motivo para uma invasão em larga escala, levando famílias inteiras e sem manter qualquer comunicação com sua suposta "base", como se eles estivessem fugindo de alguma coisa.
Pouco antes dessa invasão, os aqueus de Micenas invadiram Creta e apagaram a existência da civilização minoana que habitava a ilha. Na época que surgiram as lendas mitológicas gregas, os minoanos já haviam sido apagados e esquecidos, sendo referenciados apenas por algumas lendas xenofóbicas criadas pelos invasores aqueus para justificar seu ódio contra os minoanos, como a do Minotauro. A lenda do Minotauro coloca os minoanos como adeptos da bestialidade e canibalismo, que os aqueus consideravam práticas repugnantes, mas não há qualquer evidência que os minoanos praticavam isso.
Mas voltando aos misteriosos Paleset. O documentário levantou a hipótese que eles seriam minoanos ou filhos de sobreviventes minoanos que fugiram de Creta para o leste quando a civilização deles foi destruída pelos aqueus. Mas não há qualquer prova concreta disso além da chegada dos Povos do Mar(incluindo os Paleset) no Oriente Médio, que causou o colapso da Idade do Bronze, ter acontecido em um período muito próximo da invasão dos aqueus à Creta. Outra evidência seria o fato dos Paleset terem invadido não com um exército conquistador vindo de uma base distante, mas sim com famílias inteiras além do fato deles não terem uma rede de contato com sua suposta base. Mas não há prova concreta disso, apenas suposições baseadas no conhecimento extremamente superficial que temos dos minoanos e dos Paleset. Quer dizer, até hoje não sabemos sequer como os minoanos chamavam o próprio reino(chamamos eles de "minoanos" por causa do rei na lenda do Minotauro) ou mesmo seu idioma e sistema escrito.
Algo que poderia ser usado como evidência fraca contrária à suposição dos Paleset terem sido minoanos seria a diferença de desenvolvimento tecnológico e cultural. Quer dizer, os minoanos possuíam até vasos sanitários com descarga na Idade do Bronze.
Mas isso pode ser facilmente refutado com a conexão entre os minoanos e Paleset ser a alegação de que os Paleset eram remanescentes de um povo em fuga. Muita coisa acaba se perdendo quando uma civilização é destruída. Os minoanos em fuga não poderiam carregar sua infraestrutura nas costas quando supostamente fugiram para o leste.
Já as diferenças culturais entre os Paleset e os minoanos podem ser explicadas com os Paleset provavelmente não serem oriundos de um único povo da Grécia insular, pois há muitas conexões nos artefatos de cerâmica que ligam os Paleset tanto aos minoanos quanto aos aqueus, fazendo deles uma versão mais híbrida dos dois povos.
Se você tiver um voto sobrando...
Vote em mim para Testemunha da Hive
Se você quiser apoiar mais conteúdo brasileiro...
Vote no curador @perfilbrasil para Testemunha da Hive
As delegações são recompensadas aqui.
