Filme O Círculo - Uma Crítica sem Posicionamento

in #movie6 years ago

o circulo.jpg

Olá, pessoal!

Aproveitei o feriado de carnaval para assistir a um filme que queria ver desde o lançamento no cinema.

Além do tema ter me interessado, estão no elenco dois dos meus atores favoritos, Tom Hanks e Emma Watson.

A trama gira em torno de Mae (Watson), que começa a trabalhar no Círculo para conseguir recursos e ajudar seu pai com uma doença grave.

O Círculo é uma megaempresa de tecnologia à la Google e Facebook, onde os colaboradores encontram tudo o que precisam um só lugar: trabalho, lazer, cultura, alimentação, esporte, etc.

A empresa também conta com uma rede social chamada “True You”.
Nela, quanto mais interação, mais influência se tem no Círculo.

images.jpg

Mae, que se mostra no início uma pessoa introspectiva, com poucos amigos e que gosta de ter seus momentos sozinha, se vê “forçada” a viver na comunidade e compartilhar sua vida pessoal, participar das festas e atividades da empresa, pelo simples fato de viver em grupo e ter companhia para postar na rede social.

Uma parte do filme em particular me chamou a atenção:
Mae volta para casa para passar o fim de semana. Quando retorna ao Círculo na segunda, os colegas de trabalho a questionam sobre onde estava, o que fez, por que não compartilhou nada na rede social? Como se, quando você não atualiza seu feed, não viveu nada.

Certo, até aí o filme critica tecnologias, principalmente de vigilância e exposição da vida particular, com discursos de Eamon (Hanks) afirmando que “segredos são mentiras” e que “a privacidade é um roubo”.

Há duas situações em que a tal tecnologia do Círculo interfere, trazendo resultados opostos. Daí que o posicionamento do longa se perde.

A trama é interessante, dá margem e possibilidades para questionamentos e reflexões, mas faz uma análise superficial e sem posicionamento, de modo que fica vago o objetivo tanto da protagonista, quanto a mensagem que o filme quis passar.

Uma pena.

Essa foi a minha opinião sobre o filme.

E você, já assistiu? Tem uma opinião diferente sobre ele?

Me deixe saber nos comentários.

Beijos e até a próxima 

Sort:  

Não tinha lido nada sobre esse filme. Nem sabia do lançamento, mas agora vou assistir, me interessou. Esse carnaval mesmo fiquei observando algumas pessoas compartilhando Stories e fiquei pensando: As pessoas realmente gostam de carnaval e por isso compartilham, ou gostam de compartilhar a vida e por isso vão no carnaval? Se não existisse Instagram, iam se preocupar tanto com fantasias e blocos? hehehe

Assiste sim, vale a pena, pelo menos até a metade...rsrs
Com essa onda de Stories a coisa ta ficando séria...tem gente que posta cada passo. É muito bom compartilhar coisas interessantes e trocar experiências, mas tem alguns casos que fogem do controle. Essa questão do carnaval, eu acho que é pura influência de rede social. Espero que o pessoal se divirta com ou sem internet...rsrs

Pois é, eu também espero que a pessoa se divirta com ou sem internet.
Eu tenho certas crítica com algumas atitudes de amigos no instagram mas nem vou digitar tudo porque cada um faz o que quiser né hahaha mas tem coisas que acho bizarro, tipo ir num rolê que não gosta mas é um rolê popular então se sente na "obrigação" de mostrar que esteve lá rsss

Acho que depois que eu assistir esse filme capaz que eu faça uma publicação sobre hahaha

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Muito obrigada :)

Um dos melhores filmes que vi, até a metade, porque no final, ele se perde inteiro. Tantas reviravoltas que poderiam ocorrer, e simplesmente não ocorre. O óbvio impera, é muito previsível. Quando fui ver, na verdade fui por causa dos atores, não conhecia a história. No entanto eu assistiria uma segunda vez.

Exatamente isso que senti...tinha tudo pra ser ótimo, mas se perdeu no caminho. Mas ainda assim, vale a pena por levantar o assunto.

Há tempos quero ver esse filme. Ia assistir no cinema, mas o tempo não permitiu. Com o tempo, acabou soterrado na pilha imaginária de filmes que ainda tenho que assistir, haha

Ainda bem que não foi ao cinema, acho que você ia ficar um tanto decepcionado...rs

Mas poderia ter assistido só metade, haha!

Concordo, um filme que tinha enorme potencial mas não conseguiram aproveitar.

Uma pena, né? Obrigada por comentar!

Eu não gostei muito do trailer e nunca me interessei em ver o filme. Vou tentar ver e depois te digo o que achei.