Acerola

in #ocd4 years ago

DSC_0011.JPG

Minha pequena acerola deu os 3 primeiros frutos. Tenho cuidado dela com carinho, adubando e podando, agora ela agradeceu começando a dar seus frutos.
DSC_0012.JPG

Aqui em casa fazemos o suco da acerola colhendo todos os benefícios que a seguir vou apresentar.
DSC_0013.JPG

A acerola é uma fruta surpreendente, isso porque além de ter inúmero benefícios para o nosso organismo, possui mais vitamina C do que a laranja, por exemplo. Saiba mais sobre esta incrível fruta.

A acerola, também conhecida como cereja-das-Antilhas, cientificamente Malpighia emarginata ou Malpighia glabra, é uma fruta originária das Antilhas, América Central e América do sul.
Em termos de tamanho, assemelha-se muito a cereja, e pode apresentar-se nas cores vermelha ou amarela, com interior amarelado e subdividido em três sementes de sabor amargo característico.

Além disso, sua árvore é chamada aceroleira, e pode medir aproximadamente 3 metros de altura.
Existem várias espécies de acerola, sendo as caboclas, cerejas, apodi, frutacor, olivier e rubra as mais cultivadas no Brasil.

Uma acerola pesa, em média, entre 20g e 40g. Mas não se deixe enganar por seu tamanho e peso, pois os benefícios que essa pequena fruta pode oferecer para saúde são incríveis.

VALOR NUTRICIONAL DA ACEROLA
A acerola esconde, em seus 40g de massa suculenta, inúmeros nutrientes.Além de flavonoides, vitaminas A, B1 e B6 ela também apresenta minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio.

Outro famoso componente da acerola é o carotenoide, substância responsável pela cor vermelha da fruta. Além disso, a fruta também é considerada antioxidante, o que indica que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células.

Mas seus componentes benéficos não param por aí. Surpreendentemente, a acerola é a fruta que apresenta o maior teor de vitamina C.

Sendo assim, algumas variedades dessa fruta alcançam até 5.000 ml de vitamina C por 100g de polpa. Ainda dentro das estatísticas, a acerola possui 100 vezes mais vitamina C do que o limão, 20 vezes mais do que a goiaba e 10 vezes mais do que o caju ou a amora, por exemplo.

Em outras palavras, consumir 3 a 4 frutinhas destas pode suprir a necessidade diária de vitamina C de um adulto.

Vale ressaltar que quanto mais verde for a fruta, mais vitamina C oferecerá. Isto é, uma fruta verde escura apresentará 90% mais de vitamina C e 50% menos de açúcares.

Ainda, se compararmos a acerola e a laranja, descobriremos algo interessante, pois a acerola possui mais vitamina A do que a laranja.

Esta vitamina é responsável por prevenir doenças como a cegueira noturna. Dessa forma, a quantidade diária recomendada de vitamina A é de 900 microgramas para homens e 700 para mulheres.

Neste sentido, enquanto a laranja nos oferece 20 microgramas dessa vitamina, a acerola surge como a campeã em quantidade, apresentando 76 microgramas.

Acerola no pé
A acerola é a fruta que apresenta o maior teor de vitamina C.
Mas, como tudo isso influencia nas propriedades da fruta? Vejamos.

PROPRIEDADES DA ACEROLA
– Por ser a fruta com maior teor em vitamina C, a acerola apresentapropriedades antioxidantes, além de estimular a síntese de colágeno, componente fundamental para manter a saúde dos ossos e tecidos conectivos.

– Também combate à fadiga, esgotamento nervoso e estresse, além de contar com propriedades anti-infecciosas, que ajudam a estimular as defesas do organismo.

– Devido a sua riqueza em minerais a acerola é um bom remineralizante. Isso porque sua alta concentração em flavonoides e antocianinas lhe conferem propriedades antioxidantes, tornando-a eficaz na prevenção de doenças cardíacas e câncer.

– É indicada para auxiliar em casos de afecções pulmonares, tratamento de disenterias, cicatrização de feridas, gripes, hemorragias nasais e gengivais, dores musculares, reumatismo, anemia, doenças do fígado e dietas para pessoas em recuperação de desgastes físicos e desnutridas, por exemplo.

Fonte: https://abrafrutas.org/2019/04/23/os-incriveis-beneficios-da-acerola/

Sort:  

No Brasil é assim, plantou nasceu. Agora tem que pelo menos aguar.

Eu estou vivendo no Nordeste e felizmente esta época tem dado umas chuvas boas quase todas as madrugadas. Estou dispensado das regas por agora.
Obrigado pelo comentario.