A TEORIA DO CONHECIMENTO NA FILOSOFIA #4

in #philosophy5 years ago (edited)

Origem do conhecimento: Racionalismo


Depois de algum tempo, retorno a escrever para o Imaginário Virtual com enorme orgulho e prazer. Dando continuidade aos textos que versam acerca da Teoria do conhecimento, hoje vos trago o Racionalismo, que como o próprio nome sugere, é a corrente que designa um fator de predomínio da razão no processo cognoscitivo.

Aí todos pensam: vai falar de Descartes agora né? Não. Por mais que Descartes seja o pai do racionalismo, essa corrente filosófica surgiu muito antes dele, embora tenha sido denominada de outra forma, mas o fato é que, nasceu na Grécia, com Aristóteles.

Falarei brevemente acerca do intelectualismo, que hoje é uma vertente do racionalismo mas há quem diga que foi a origem, isso nunca saberemos. É uma vertente pois, o intelectualismo reconhece a existência de algumas “verdades da razão”, mas prega que a razão não contém algumas funções em si mesma, como as verdades universais e as ideias inatas.

Tudo bem, já entreguei o que é o racionalismo, mas o fato é que, no intelectualismo a razão nã retira do “real” seu “conceito em si”, apenas trabalha com as imagens que o “real” oferece.


Imagem Ilustrativa - O Pensador - Fonte: Pixabay


Finalmente, partimos para o racionalismo que segundo o dicionário filosófico Nicola Abbagnano é:

[…] a atitude de quem confia nos procedimentos da razão para a determinação de crenças ou de técnicas em determinado campo.[…] (ABBAGNANO, 2007. pág. 821)

No campo do racionalismo existem quatro grandes expoentes, explanarei brevemente cada um deles em ordem não cronológica:


Gottfried Wilhelm Leibniz



Wikipedia - Portrait of Gottfried Leibniz (1646-1716), German philosopher - Herzog Anton Ulrich-Museum Braunschweig


Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) – Particularmente penso ser o “mais doido” de todos pelo fator das mônadas que abordarei mais a frente. Basicamente, nem todas as verdades são verdades de fato, existem as verdades da razão inerentes ao pensamento humano com algumas parciais de universalidade.


René Descartes



Wikipedia - Portrait of René Descartes (1596-1650) - André Hatala [e.a.] (1997) De eeuw van Rembrandt, Bruxelles: Crédit communal de Belgique, ISBN 2-908388-32-4


René Descartes (1596-1650) – Considerado o pai do racionalismo, da física, da matemática e ciências modernas. Acreditava que todos possuímos ideias inatas acerca de fundamentos lógicos, ou seja, para ele qualquer coisa que a razão imagine, pode ser real.


Baruch Spinoza




Wikipedia - Portrait of Baruch de Spinoza (1632-1677), ca. 1665


Baruch Spinoza (1632-1677) – Este é o meu preferido entre os racionalistas, tanto é que já escrevi um texto sobre ele Pode ser visto aqui. Para ele, se o objeto do conhecimento for comum a todos e exista uma preocupação com causa e finalidade, a dedução é imediata.


Georg Wilhelm Friedrich Hegel



Wikipedia - Portrait of Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) por Jakob Schlesinger (1792-1855)

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) – Este é um pensador que não estudei muito, portanto, qualquer análise aqui será básica. Pensava que tudo poderia ser categorizado, assim como Aristóteles, inclusive a razão.


Os pontos negativos do racionalismo:


Na verdade o racionalismo é uma corrente baseada em fatos da razão, mas alguns pensadores se utilizaram da razão para tentar provar o improvável. Leibniz criou o sistema de mônadas para tentar provar Deus, no caso, Deus é a mônada superior e os seres humanos são as inferiores, tipo cérebro e neurônios.

Descartes se utilizou do argumento ontológico e co cosmológico para tentar provar Deus. Spinoza usou o Deus imanente e seu panteísmo para tentar provar a existência do inexistente.

Hegel, esse criou até a fenomenologia para provar suas ideias, sei que neste ponto crio diversos “inimigos”, mas, pelo pouco que li de Hegel, ele é um autor difícil de entendeer, logo, aborto.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5a Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Autor: Marcio Costa

Filósofo - Professor de Filosofia

Steemit: https://steemit.com/@demokratos / https://steemit.com/@antigourmet


Apoio:

@brazilians:

PtGram

Dúvidas, críticas ou sugestões deixem nos comentários!

Editor: Matheus Guimarães Gomes Rangel- Médico - R3 Psiquiatria SMS Rio de Janeiro - CRM-RJ: 5295376-8


Originally posted on Imaginário Virtual. Steem blog powered by ENGRAVE.

Sort:  

Thank you so much for participating in the Partiko Delegation Plan Round 1! We really appreciate your support! As part of the delegation benefits, we just gave you a 3.00% upvote! Together, let’s change the world!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Hello @matheusggr

This is an one time message to inform you about my existence.

My purpose it to support all seven77 members mainly by upvoting their posts.
In near future more functionalities will be added so every member of seven77 network can benefit with different ways.
Following me will auto-register you to my list and add you to the next day voting pool. Every day 0-2 (based on registered members) random members will get a full vote.
Delegating power to me guarantees you a vote every day with a worth based on your collected points and makes you eligible for a boost vote based on other members points and power.
Members with higher points have higher priority and higher vote value and they can also support other members if their points exceed maxPowerPerVote. Delegation needs one day to activated and one day to generate points.

There are already 91 active members and they shared a total of $2.1913.


At the current time my full vote worth $0.032 but with your help this can change.
Delegating power will increase my vote worth and your reward.
10SP, 20SP, 30SP, 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1,000SP, 5,000SP, Custom Amount
Make sure you have at least 15 SP left on your account.


Visit s77assistant's daily report to stay informed about any news.


This post had received 38.10% upvote from @steemitportugal account!
Vote for @steemitportugal to Witness. Your vote is very important to us!
Visit our WebSite www.steemitportugal.com (tutorials,news...)
Thank you very much.
Click here to vote
steemitportugal
Delegation for daily voting: 10SP-25SP-50SP-100SP-250SP-500SP-1000SP

Hi, @matheusggr!

You just got a 2.87% upvote from SteemPlus!
To get higher upvotes, earn more SteemPlus Points (SPP). On your Steemit wallet, check your SPP balance and click on "How to earn SPP?" to find out all the ways to earn.
If you're not using SteemPlus yet, please check our last posts in here to see the many ways in which SteemPlus can improve your Steem experience on Steemit and Busy.

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.