7 poesias que viraram músicas famosas no Brasil

in #poem6 years ago (edited)

Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Vinicius de Moraes são algumas das inspirações

Para quem gosta de escrever qualquer situação vira inspiração, dizem que os momentos tristes são perfeitos para tal, inclusive já falei sobre isso. Também acredito que os artistas se inspiram entre eles, em algo parecido com “nada se cria tudo se copia”.

Pensando justamente nisso, selecionei sete músicas que contaram com a ajuda de poetas.

poesia-musica-famosa.jpg
Na Grécia Antiga, os poetas recitavam seus versos acompanhados por instrumentos (Foto: Geralt/Picxabay)

1. Fernando Pessoa

É possível citar inúmeras músicas baseadas em suas poesias. Por sinal, ele é um dos autores com mais poesias que viraram músicas famosas. Entre elas:

Não, não digas nada, da Banda Secos & Molhados.

Não: não digas nada;
Supor o que dirá;
A tua boca velada;
É ouvi-lo já (..)”



Tom Jobim também colocou música em Autopsicografia, poema em que o autor escreve o famoso verso O poeta é um fingidor.

2. Manuel Bandeira

Vou-me Embora Para Pasárgada do poeta virou inspiração na voz de Paulo Diniz, em Vou me Embora.

Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente



Gravado por vários cantores da MPB, Azulão é outra poesia de Bandeira musicada.

3. Carlos Drummond de Andrade

Suas poesias foram transformadas em canções por vários músicos, algumas vezes na íntegra. Uma delas é Canção Amiga, musicada por Milton Nascimento.

Eu preparo uma canção
Que faça acordar os homens
E adormecer as crianças

4. Clarice Lispector

Do trecho Corro perigo como toda pessoa que vive, Cazuza e Frejat arranjaram a letra Que Deus o Venha para Cássia Eller.

Corro perigo
Como toda pessoa que vive
E a única coisa que me espera
É o inesperado

5. Vinicius de Moraes

Composta em 1970, Valsinha foi entregue a Chico Buarque para ser cantada. Minha Namorada também era inicialmente um poema. Foi escrita para a quinta esposa dele. Outro exemplo é O Mais que Perfeito, poema musicado por Jards Macalé.

Você tem que me fazer um juramento
De só ter um pensamento
Ser só minha até morrer
E também de não perder esse jeitinho
De falar devagarinho
Essas histórias de você

6. Paulo Lemisnky

O poeta curitibano também mantinha uma relação próxima com a música. Verdura cantada por Caetano Veloso tem letra dele. Luzes também virou som na voz de Arnaldo Antunes. Only Life, da banda Porcas Borboletas é outro exemplo.

Acenda a lâmpada às seis horas da tarde
Acenda a luz dos lampiões
Inflame a chama dos salões
Fogos de línguas de dragões

7. Cecília Meireles

Inspirado na obra Romanceiro da Inconfidência, Chico Buarque melodiou as estrofes na canção Tema dos Inconfidentes.

Toda vez que um justo grita
Um carrasco o vem calar
Quem não presta fica vivo
Quem é bom, mandam matar


O sucesso das músicas grudentas

Sort:  

Muito boa a idéia! Só peso-pesado!

Achei a combinação muito boa!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Música e poesia é uma combinação infalível! Adorei! :D

Tb acho! Obrigada pelo cometário! =)