Grímnismál | Uma bela balada que descreve a cosmologia nórdica

in #pt-br7 months ago

Devido a extensão da balada,auma balada da Edda em prosa de Snorri Sturluson, através da tag #TrovadoresNordicos.

A balada é uma descrição do palácio de Valhalla, morada dos deuses guerreiros conhecidos como os Æsir. No poema, o deus Odin se disfarça e passa a se chamar Grimnir, visitando o rei Geirrod em uma missão. Ele se senta no trono de Geirrod, revelando diversas informações mitológicas e detalhes sobre a estrutura do mundo nórdico.

Há uma mistura de diálogos entre Grimnir e Geirrod, além de seções descritivas do Palácio, dos deuses e das criaturas que lá residem, assim como a cosmologia nórdica.

 " "Grimnismal.jpg""

​Está quente, Fogo,
e demasiado alto;
eu te conduzo para longe, Fogo!
minha capa de pele queima
ainda que eu a levante para o ar;
a capa foi queimada antes.

Oito noites eu sentei
aqui entre as fogueiras,
logo, para mim nenhuma
comida foi oferecida,
à exceção de Agnarr,
o filho de Geirröðr,
que sozinho governará
a terra dos Godos.

Boa fortuna terás, Agnarr,
toda a saúde que pedires
para te saudar;
por uma bebida
tu nunca conseguirás
melhor pagamento.

Sagrada é a terra
que eu vejo estendida
perto dos Æsir e dos Álfar;
em Þrúðheimr
Þórr habitará até que a ordem se despedace.

Ýdalir se chama
onde Ullr tem construído um salão para si;
os Tívar, no início dos tempos, deram Álfheimr para Freyr,
como dádiva do dente.

A habitação que se encontra em terceiro,
pelos alegres Regin,
com salão de tetos de prata;
é chamado Valaskjálf,
e foi fundado pelo Áss no inicio dos tempos.

Sökkvabekkr é chamado o quarto,
ali onde as gélidas
ondas se chocam;
ali Óðinn e Sága bebem todos os dias,
alegremente, em recipientes dourados.

Glaðsheimr é chamado o quinto,
onde o brilho do ouro
do vasto Valhöll se encontra;
e lá Hroptr escolhe
todos os dias
os homens que morrem pelas armas.

Muito é reconhecido
por aqueles que chegam a Óðinn,
ao ver o salão:
com lanças o teto é sustentado,
com escudos o salão é coberto,
cotas de malhas estão espalhadas pelos bancos.

Muito é reconhecido
por aqueles que chegam a Óðinn,
ao ver o salão:
um lobo fica atento
perante a porta oeste
e uma águia paira acima.

Þrymheimr é chamado o sexto,
onde habitava
o terrível Jötunn Þjazi;
agora Skaði,
a brilhante noiva dos Deuses,
vive no antigo lar de seu pai.

Breiðablik é o sétimo,
para quem Baldr tinha edificado um salão,
e nessa terra, que eu sei,
poucos males existem.

Himinbjörg é o oitavo,
ali onde Heimdallr,
dizem, governa o santuário;
ali o guardião dos Deuses bebe no tranquilo salão,
feliz, o bom hidromel.

Fólkvangr é o nono,
ali onde onde Freyja determina
a ordem dos assentos no salão;
metade dos mortos
ela escolhe todos os dias
e Óðinn tem a outra metade.

Glitnir é o décimo,
ele tem pilares de ouro
e o telhado é coberto com prata;
ali onde Forseti habita a maior parte do dia
e aquieta todas as brigas.

Nóatún é o décimo primeiro,
ali onde Njörðr tinha edificado um salão para ele;
o governante dos homens,
sem crime,
preside o edificado altar.

Crescem a mata
e a grama alta
em Víði, a terra de Víðarr;
ali onde o jovem irá descer
das costas do cavalo
corajoso para vingar seu pai.

Andhrímnir
faz no Eldhrímnir
o cozido de Sæhrímnir
a melhor carne;
e isso poucos sabem,
do que os Einherjar se alimentam.

Geri e Freki
alimentam, o habituado à batalha,
o glorioso Herjaföðr;
mas apenas com vinho
o glorioso em armas,
Óðinn vive eternamente.

Huginn e Muninn
voam todo dia acima de Jörmungrundr;
eu temo por Huginn
que ele possa não voltar,
embora eu tema mais por Muninn.

Þund ruge,
nas ondas de Þjóðvitnir o peixe nada;
a corrente parece excessiva
para a multidão de mortos atravessarem.

Valgrindr é o nome,
ali onde fica o campo sagrado na frente da porta sagrada;
antigo é esse portão,
mas isso poucos sabem
como está bem trancado.

Quinhentas portas
e mais quarenta,
assim eu creio que existe no Valhöll;
oitocentos Einherjar
saem de uma vez por cada porta,
quando eles forem combater o lobo.

Quinhentos quartos
e mais quarenta,
assim eu creio que tem as curvas de Bilskírnir [o salão de Thor, o deus do trovão];
destas casas que eu sei que possuem tetos,
eu sei que a do meu filho é a maior.

Heiðrún se chama a cabra,
que fica no salão e morde os ramos de Læraðr;
encher um tonel
ela deve do puro hidromel,
bebida essa que não pode enfraquecer.

Eikþyrnir se chama o veado,
que fica no salão e morde os ramos de Læraðr;
de seus chifres caem gotas no Hvergelmir,
de lá surge todos os rios.

Síð e Víð,
Sækin e Eikin,
Svöl e Gunnþró,
Fjörm e Fimbulþul,
Rín e Rennandi,
Gipul e Göpul,
Gömul e Geirvimul,
os [rios] que correm para o lar dos Deuses,
Þyn e Vín,
Þöll e Höll,
Gráð e Gunnþorin.

Vína é chamado o primeiro,
o segundo Vegsvinn,
o terceiro Þjóðnuma,
Nyt e Nöt,
Nönn e Hrönn,
Slíð e Hríð,
Sylgr e Ylgr,
Víð e Ván,
Vönd e Strönd,
Gjöll e Leiptr
esses correm próximo aos homens,
e correm dali para Hel.

Körmt e Örmt,
e os dois Kerlaugar,
esses Þórr deve atravessar todos os dias,
quando ele vai à assembleia no freixo Yggdrasill,
Pois a ponte dos Æsir
arde toda em chamas,
borbulha a água sagrada.

Glaðr e Gyllir,
Glær e Skeiðbrimir,
Silfrintoppr e Sinir,
Gísl e Falhófnir,
Gulltoppr e Léttfeti,
esses cavalos que os Æsir montam
todos os dias, quando vão à assembleia
no freixo Yggdrasill.

Três raízes se expandem em três caminhos
abaixo do freixo Yggdrasill;
Hel habita abaixo de uma, outra abaixo dos Hrímþursar,
a terceira nos seres humanos.

Ratatoskr se chama o esquilo,
que correrá no freixo Yggdrasill;
a palavra da águia ele deverá carregar de cima
e relatar para Niðhöggr embaixo.

Os veados são quatro,
eles que mordem os ramos com os pescoços dobrados para trás:
Dáinn e Dvalinn,
Duneyrr e Duraþrór.

Mais cobras se deitam
abaixo do freixo Yggdrasill, que todos os tolos podem imaginar;
Góinn e Móinn,
eles são filhos de Grafvitnir,
Grábakr e Grafvölluðr,
Ófnir e Sváfnir,
eu creio, que sempre deverão rasgar os ramos da árvore.

O freixo Yggdrasill
suporta o sofrimento maior que um homem pode saber:
o veado morde de cima, seu tronco está apodrecendo,
Niðhöggr rói suas raízes de baixo.

Hrist e Mist
eu desejo, que me tragam o chifre,
Skeggjöld e Skögul,
Hildr e Þrúðr,
Hlökk e Herfjötur,
Göll e Geirahöð,
Randgríðr e Ráðgríðr
e Reginleif;
elas trazem cerveja para os Einherjar.

Árvakr e Alsviðr,
eles devem dali subir para cima arduamente para puxar a Sól;
abaixo de seus ombros ocultaram, os alegres Regin,
os Æsir, o Ísarnkol.

Ele que se chama Svalinn,
que fica na frente da Sól,
escudo da resplandecente divindade;
os penhascos e o oceano eu sei que devem queimar,
se ele cair dali.

Sköll se chama o lobo,
quem segue o brilhante Deus até o abrigo no bosque;
mas o segundo, Hati,
ele é filho de Hróðvitnir,
ele seguirá a brilhante noiva do céu.

Da carne de Ymir,
a Jörð* foi criada,
e o oceano do sangue,
penhascos dos ossos,
a floresta do cabelo,
e o céu do crânio.

Da sua sobrancelha
os alegres Regin fizeram Miðgarðr
para os filhos dos homens;
de seu cérebro
foram as perniciosas
nuvens todas criadas.

O favor de Ullr
e de todos os Deuses terá
quem primeiro atingir a chama;
para os mundos serem abertos para os filhos dos Æsir,
quando suspenderem os caldeirões.

Os filhos de Ívaldi,
no início dos tempos, fabricaram o Skíðblaðnir,
o melhor de todos os navios,
para o brilhante Freyr, o bondoso filho de Njörðr.

O freixo Yggdrasill
é a principal de todas as árvores,
mas Skíðblaðnir entre os navios,
Óðinn entre os Æsir,
Sleipnir entre os cavalos,
Bilröst entre as pontes,
Bragi entre os escaldos,
Hábrók entre os falcões,
Garmr entre os cães.

Agora eu olho para cima
para os filhos dos Sigtívar,
e com isso despertar-lhes a ajuda necessária;
de todos os Æsir que chegam
para o banco de Ægir,
para o banquete de Ægir.

Eu sou Grímnir,
eu sou Gangleri,
Herjann e Hjálmberi,
Þekkr e Þriði,
Þundr e Uðr,
Helblindi e Hár;

Saðr e Svipall
e Sanngetall,
Herteitr e Hnikarr,
Bileygr, Báleygr,
Bölverkr, Fjölnir,
Grímr e Grímnir,
Glapsviðr e Fjölsviðr;

Síðhöttr, Síðskeggr,
Sigföðr, Hnikuðr,
Alföðr, Valföðr,
Atríðr e Farmatýr;
de um único nome
eu nunca me chamei,
desde que eu andei entre os homens.

Grímni me chamava
na casa de Geirröðr,
e Jálk em Ásmundr, e então Kjalar,
quando eu puxei o trenó;
Þrór nas assembleias,
Viðurr nas batalhas,
Óski e Ómi,
Jafnhár e Biflindi,
Göndlir e Hárbarðr entre os Deuses;

Sviðurr e Sviðrir
eu fui chamado por Sökkmímir,
e eu enganei esse velho Jötunn,
quando eu me tornei, do famoso filho de Miðvitnir,
o único matador.

Tu estás bêbado, Geirröðr,
bebestes demais;
de muito estais privado,
tu estais da minha proteção,
de Óðinn e de todos os Ęinherjar.

Para ti muito falei,
mas tu de pouco recordas;
teus amigos te enganaram;
a espada estendida
do meu amigo eu vejo,
toda borrifada com sangue.

O morto ceifado pela espada
logo Yggr deve ter;
creio que sua vida está acabada;
coléricas estão as Dísir,
agora tu serás capaz de ver Óðinn,
venha até mim se tu puderes.

Óðinn eu sou chamado agora,
Yggr eu fui chamado antes,
eu fui chamado Þundr antes disso,
Vakr e Skilfingr,
Váfuðr e Hroptatýr,
Gautr e Jálkr entre os Deuses,
Ófnir e Sváfnir,
acredito que são nomes
todos apenas sobre mim.


Caso se interesse pela mitologia nórdica, e nos belos textos que ela inspira,
clique na imagem abaixo!

assinatura para hive.jpg

Sort:  

Obrigado por promover a comunidade Hive-BR em suas postagens.

Vamos seguir fortalecendo a Hive

Metade das recompensas dessa resposta serão destinadas ao autor do post.

Vote no @perfilbrasil para Testemunha Hive.