Portugal 1 - Dia 08 - Batalha, Fátima e Conímbriga

in #pt-br5 years ago

Já posso antecipar, no primeiro parágrafo, que foi um dos melhores dias da viagem.
Devido à proximidade do Mosteiro da Batalha em relação ao hotel, alguns procedimentos foram alterados.
Após um café da manhã razoável, mas nada sensacional, deixamos tudo no hotel e partimos para a primeira visita, o Mosteiro da Batalha. Durante o checkin na véspera, o atendente perguntou se iríamos visitar o mosteiro no dia seguinte, já que ele não conhecia outra razão para visitar a cidade. Uma caminhada de 6 minutos debaixo de chuva nos levou até ele.
A vista por fora já é deslumbrante. Ao entrarmos, descobrimos visita guiada que necessitaria apenas alguma espera, com a qual podíamos arcar. Na compra dos bilhetes uma cena bastante engraçada quando o celular da atendente, sem autorização dela, reiniciou o vídeo que ela tinha pausado. E não era, exatamente, recomendado para menores, tampouco para uma atração de cunho religioso. Diferente da situação em Belém dias antes, eu estava sozinho e foi mais fácil conter a risada.

Batalha - 1346 - Mosteiro da Batalha 021.jpg

Escrevendo os textos depois da viagem é bom relembrar que nem tudo é barroco naquele país. Neste caso, o neogótico predomina claramente. O amigo leitor pode ter notado alguma colunas na parte externa que parecem cortadas. Na verdade, elas são chamadas de Capelas Imperfeitas, embora "inacabadas" seja o termo correto. Elas simplesmente não foram terminadas após a morte do arquiteto responsável, e assim estão até hoje. Era claramente um puxadinho atrás do altar principal e, aparentemente, ficará assim para a eternidade. Lindíssima.
Voltamos ao hotel, fizemos checkout e pé na estrada para Fátima. O GPS nos levou a um grande estacionamento onde paramos o carro e entramos por trás da nova catedral. Já a visitamos nessa mesma pegada. Realmente, é uma tremenda obra de engenharia, com entradas e saídas fáceis, conjuntos de bancos deslocados para facilitar o acesso e a visualização do altar e uma acústica impressionante. De lá, passamos para um conjunto de capelas subterrâneas, boa parte das quais estava fechada. Também ali um pequeno museu, onde chama a atenção fotos do local nos últimos 100 anos, mostrando como o fenômeno de Fátima é um processo em andamento ainda.

Batalha - 1430 - Santuário de Fátima 05.jpg

De lá, atravessamos um enorme pátio, creio ter uns 300m de comprimento, até o outro lado onde fica a basílica "antiga" (inaugurada nos anos 50). Há uma fachada semi-circular à frente, e pode-se caminhar por ela, passando por trás o altar que só é usado nas grandes celebrações. Ainda pudemos ver uma área de recepção e acomodação de peregrinos, aquelas pessoas que simplesmente saem em viagem para ir até sem qualquer tipo de plano ou condições de ficar. Se o amigo leitor acha uma insanidade viajar sem qualquer tipo de preparação ou suporte, muito me espanta que esse seja o problema percebido nessa ideia. Ainda pudemos ver a certa distância a capela original onde começou esse culto, devidamente preservada e protegida.
Concluo essa parte dizendo que a sensação de engodo não sai do ar. Não é difícil imaginar que era 3 crianças absolutamente entediadas pela falta do que fazer na região (problema que, deve ser dito, persiste um século depois) e inventaram a história da aparição da santa por alguma razão qualquer: ou para justificar um atraso, ou para chamar a atenção ou por total falta do que fazer mesmo. E antes que elas pudessem voltar atrás, a história já estava muito grande e totalmente fora do controle deles, sendo impossível voltar atrás.
De lá, seguimos para o melhor passeio de toda a viagem: Conímbriga (não estou seguro de ter o acento, mas a pronúncia era proparoxítona de todo modo). Ao contrário de outras ruínas romanas que visitei antes, onde vi banhos (Bath), teatros (vários), arena (Trier) e pequenas vilas (Hommervila). Mas eu nunca tinha visitado as ruínas de uma cidade inteira, com 20 hectares de área, incluindo duas casas de nobres (uma delas com os respectivos mosaicos e jardins preservados), fórum, banho, ruas e diversos bairros residenciais e comerciais, além do anfiteatro e duas versões do muro da cidade. Tudo isso em um só lugar.

Batalha - 1502 - Conimbriga 021.jpg

De lá, a viagem era curta até Coimbra. Nem por isso, chegar ao hotel era menos simples. A Pousada Moderna, localizada em uma ruela da Baixa, foi outra estadia inusitada. Primeiro porque fica em uma rua incrivelmente apertada para passar a pé, que dirá de carro para tirar as malas. Depois pela sua própria constituição: trata-se de um prédio comercial onde alguém foi comprando salas comerciais e transformando em quartos de hotel. No nosso andar mesmo havia uma manicure... Que fique claro que não houve qualquer tipo de incômodo, e a pousada atendeu nossas necessidades.
Saímos para comer nas imediações, já que a persistente chuva não deixaria uma exploração mais longa. Acabamos por comer porco e porco preto, com grande satisfação gastronômica

Source
Plagiarism is the copying & pasting of others work without giving credit to the original author or artist. Plagiarized posts are considered spam.

Spam is discouraged by the community, and may result in action from the cheetah bot.

More information and tips on sharing content.

If you believe this comment is in error, please contact us in #disputes on Discord

Hi! I am a robot. I just upvoted you! I found similar content that readers might be interested in:

Congratulations @norsonbotrel! You received a personal award!

Happy Steem Birthday! - You are on the Steem blockchain for 2 years!

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking

Vote for @Steemitboard as a witness to get one more award and increased upvotes!