Após 4 anos de atraso, nova estação de metrô da Linha Amarela (em SP) foi inaugurada

in #pt6 years ago (edited)

Ontem, dia 23 de janeiro de 2018, o Governo do Estado de SP inaugurou a nova estação "Higienópolis/Mackenzie" na Linha Amarela do Metrô de SP... depois de 4 anos de atraso.

E como eu estava em SP para uma reunião com meu cliente, resolvi passar lá para conhecer e fazer alguns registros.

display2.jpg

A estação "Higienópolis-Mackenzie" fica no cruzamento da Rua da Consolação com a Rua Piauí, a poucos metros da Universidade Mackenzie.

IMG_20180123_132716170-2.jpg

A Linha Amarela inteira era pra ter ficado pronta em 2014 mas o Governo de SP rompeu contrato com o consórcio Corsán-Corviam, então a obra só foi retomada em 2016.

IMG_20180123_133109334.jpg


IMG_20180123_132508278.jpg

Ainda faltam terminar as obras das estações: Vila Sônia, São Paulo-Morumbi e Oscar Freire (que segundo o governo, será inaugurada ainda esse semestre)

IMG_20180123_132317241.jpg

Eu gosto de andar de metrô desde a primeira vez que andei, provavelmente em 1992 quando a Linha Azul ia até Santana (se não me engano). Mas depois que comecei a ver fotos antigas das obras do metrô, eu fiquei ainda mais fascinado com a estrutura das estações subterrâneas.

Eu acho que se eu não tivesse me formado em design digital, com certeza faria arquitetura para projetar estações subterrâneas pelo mundo :P

IMG_20180123_133421867.jpg

Para quem gosta do Metrô de SP como eu, eles tem um programa de visitas monitoradas e segundo o site do Metro:

"As visitas são voltadas para a comunidade técnica, setores acadêmicos, empresas, representantes de governo, instituições, escolas, grupos e público em geral. O local da visita depende do roteiro escolhido que pode contemplar várias áreas do Metrô, tais como: Pátio de Manutenção, Estações, Áreas Internas e Centro de Controle Operacional - CCO."

Quem tiver interesse em agendar uma visita monitorada, acesse:
http://www.metro.sp.gov.br/metro/programa-visitas/index.aspx


Obrigado pela leitura

Se você gostou deste post, por favor me siga


Você também pode me achar no:
Instagram;
Twitter;
Behance (Portfolio)

Sort:  

Da hora!
Eu lembro quando começaram a construir essa estação, muitos e muitos anos atrás...eu morava no centro... Quando a obra começou a previsão era para ficar pronta em 2010 ... depois adiaram para 2014, e ficou pronta só hoje...haha eu nem sabia, faz mo tempão que não vou pro centro... essa é a eficiencia do nosso governo kk.. só 8 anos de atraso

O primeiro atraso se não me engano foi porque alguns moradores da região não queriam nem que começassem a escavação né? Pq o metro ia trazer "gente diferenciada" pra Higienopolis hahaha até fizeram churras

hahaha foi, rolou o churrascão da gente diferenciada! Começou por causa de uma entrevista de uma senhora, tinha um reporter perguntando na rua o que as pessoas achavam da estação, ai ela mandou essa que não iria gostar por causa da 'gente diferenciada' kk o pessoal foi lá e marcou o churras. da hora. Essa estação ai vai ser muito boa, vai ajudar legal na mobilidade da cidade

Eu estou ansioso pela linha lilás que vem lá da zona sul, passa pelo largo treze e o projeto é chegar até Santa Cruz na linha azul ... Essa sim vai facilitar pra muita gente

Verdade! Sempre achei estranho essa linha não ser conectada com nenhuma outra. Quando for vai salvar muito pro pessoal da zona sul

Show!!! Já conheci vãrios metrôs na Europa, e posso dizer que o de "Sampa", é o melhor, e mais limpo metrô que já utilizei até hoje. Agora a "galera" de "Sampa" tem mais uma opção central. Parabéns pelo post! (;

Valeu @lordemau. Fora do Brasil eu só conheci os metros de NYC, Chicago e Buenos Aires e realmente concordo, o de SP é bem mais limpo. O que falta são linhas que atenda a cidade toda ne... mas daqui uns 10 anos pode melhorar (caso a linha roxa seja finalizada)

E' vero, talvez falte alguns bairros que nao sao atendidos ainda, e funcionar até mais tarde, como por exemplo em Londres que nos finais de semana funciona 24hs, (;

Cara, que interessante essa informação de visita, vou ver se faço uma. E que bom que apesar do governo, aos poucos as coisas tem andado por aqui, meu sonho é um dia olhar para o mapa metroferroviário de São Paulo e ver uma teia de aranha, cheia de conexões, de opções, etc. E grato por compartilhar a dica de visitação!!

Eu tambem tenho esse sonho de ver o metro de SP cheio de conexões, como em Nova Iorque, Chicago e Londres... mas vai demorar muito. Era pra eles terem crescido o metro já nos 80 e 90 mas acharam que não valia a pena. Bem fez NYC que cresceu tudo antes da cidade se expandir por completo.
Valeu @paulo.sar , e vá fazer a visita sim! De repente organiza um encontro do Steemit SP hein?

Opa, é uma das ideias!! Grato pela resposta!!

Valeu! Vi no Twitter o pessoal do MPL dizendo que no dia da inauguração organizou um protesto contra a tarifa e reclamou da repressão pela PM. Outra coisa, se quiser tb dá pra incluir o post no http://www.steemitworldmap.com, é só adicionar um código da localização a partir do FAQ no site. Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Esse protesto deve ter sido na inauguração de outra estação, não? Porque nessa inauguração de ontem estava tranquilo aquela região... Vou colocar no WorldMap sim, esqueci de novo isso rss

Vi nesse tuíte:
Pelo jeito foi pouca gente, nem foi repressão da PM, foi da segurança da empresa. Valeu!!

Muito top bro, esperamos ansiosamente até a linha amarela chegar em Taboão da Serra. Um parente meu é próximo a um engenheiro da obra da Vila Sônia, e ele disse que infelizmente a estação estará pronta esse ano, em contra partida, a estação morumbi está nos acabamentos finais.

Esperamos ansiosamente!!! Otimo post bro!

Valeu pela info! Quando a do Morumbi estiver pronta ja vai melhorar bastante o acesso ao estádio hehe

Congratulations, Your Post Has Been Added To The Steemit Worldmap!
Author link: http://steemitworldmap.com?author=altsider
Post link: http://steemitworldmap.com?post=apos-4-anos-de-atraso-nova-estacao-de-metro-da-linha-amarela-em-sp-foi-inaugurada


Want to have your post on the map too?

  • Go to Steemitworldmap
  • Click the code slider at the bottom
  • Click on the map where your post should be (zoom in if needed)
  • Copy and paste the generated code in your post
  • Congrats, your post is now on the map!

Parece mara! Só andei de metrô uma vez na vida, mas também fico fascinada pela capacidade humana de criar. As fotos ficaram ótimas, Altair. Mas essa estação é vazia assim mesmo? ou foi o horário?

Valeu Ma! Entao, esta vazio porque foi no horario de almoço... e também quando inauguram estação, ela fica de 10 a 15 dias em horario reduzido... das 10h até 17h. Ai depois eles abrem no horário padrão

Não sabia que tinha horário reduzido! Você sabe porque? Adaptação?

Muito bom! Eu acho sensacional a estrutura do metrô, a linha amarela principalmente por não ter um condutor presente. Moro Na Presidente Altino, aqui é onde tudo começa para os trens novos e é muito legal ver os manobrando, sendo entregues e testados. Não sabia das visitas, com certeza vou me informar pra fazer uma..haha

Eu sei da visita, mas preciso agendar também... deve ser bem loko!!

Caramba, não sabia que o metrô oferecia essas visitas.
Fiquei muito interessada, vou juntar uma galera pra ir!
Valeu! :D

Bora marcar uma visita agendada em grupo

Essa linha amarela quebrou maior galho pra mim na minha última visita haha... deveria funcionar nos finais de semana também!