Viagem à França – Work Exchange através do Workaway | Preparativos

in #pt6 years ago (edited)

Salut Steemians!

Continuando a série de posts sobre viagens, hoje contarei a vocês um pouco sobre o site que escolhi para fazer meu work exchange, o Workaway. Muitas das dicas serviram também para qualquer site de work exchange.

Após olhar os demais sites citados no post anterior (link no final deste), optei pelo Workaway, pois ele é o site que possui mais opções de hosts na França (mais de 3000). Após escolher o site, fez meu perfil e paguei a taxa anual para utilizá-lo (46 USD). Vale ressaltar que é possível ler o perfil dos hosts sem pagar nada, a taxa é cobrada para que você possa enviar mensagens para os hosts escolhidos.

Workaway_capa


Fonte: Workaway

Busca de Hosts

O Workaway é um site em inglês, mas na minha opinião, ele é bem organizado e intuitivo (e qualquer coisa sempre dá para usar o tradutor do Chrome mesmo que não seja perfeito). Ao entrar na página inicial, basta clicar em HOST (primeiro Menu em cima) que ele abrirá a tela abaixo.

tela_busca_workaway


Fonte: Workaway


Nessa tela, basta selecionar o continente, país, região e cidade para a qual gostaria de ir. Após fazer isso clique no botão com o número de hosts encontrados e avalie os perfis. Existem hosts de todos os tipos: famílias, pessoas que moram sozinhas, pousadas, hostels, fazendas, etc.

Também é possível fazer buscas bem refinadas clicando em “More Search Options”, por período disponível, tipo de trabalho, entre outros.

Outra funcionalidade interessante é criar uma lista de favoritos para então mais tarde, entrar em contato com eles diretamente pelo site. O idioma utilizado para comunicação (fora do Brasil) é o inglês, mas isso pode variar de perfil para perfil. Por exemplo, alguns hosts da França possuem a seguinte mensagem no início do perfil: “Esse host deve ser contatado em francês”.

Perfil, mensagens e dicas

Antes de montar o meu perfil, fiquei na dúvida sobre a maneira correta de fazê-lo, então encontrei o vídeo abaixo que dá ótimas dicas para montar um perfil de work exchange e também sobre o que exatamente escrever quando for enviar mensagem a um host. A pessoa do vídeo fez um perfil de casal e também estava viajando com o filho, mas de qualquer forma tem várias dicas que servem para qualquer pessoa, basta adaptar para a sua realidade.


Fonte: Brazilicans

A principal dica sobre o perfil é: FALE SEMPRE A VERDADE! Não aumente ou invente nada, fale sobre seus hobbies, paixões e habilidades. Demonstre estar aberto para conhecer e aprender coisas novas.

Segue abaixo os itens que devem ser preenchidos no perfil e quais informações sugiro inserir.

Description(descrição)

Nesse item, seja receptivo e coloque seu nome, idade, profissão (ou se é estudante, qual é o seu curso) hobbies, onde mora, atividades que gosta de fazer no tempo livre e alguns traços da sua personalidade. Nada muito extenso e separado por parágrafos curtos para facilitar a leitura.

No meu caso além de escrever em inglês, coloquei também em francês, pois o objetivo é ir para a França. Caso você queira ir para outro país talvez seja interessante, escrever no idioma local. Não sei escrever muito bem em francês (e o inglês também não é 100% hehe) mas os sites abaixo podem ajudar:

Types of help (Tipos de ajuda)

Nesse item você irá selecionar todas as atividades que gostaria (e está realmente disposto) a fazer. Entre elas estão: jardinagem, cuidar de crianças, cozinhar, fazer compras, cuidar de animais, ensino/prática de idiomas, etc. Selecione apenas o que realmente gostaria de fazer e não precisa ser necessariamente somente atividades que possui experiência, mas também aquelas que você gostaria de aprender.

Por exemplo, no meu perfil coloquei jardinagem, eu não tenho experiência nenhuma com isso, porém quando mando mensagem para algum host que precisa de ajuda com jardinagem, digo que não tenho experiência, mas que gostaria muito de aprender.

What skills do you have? (Quais habilidades você tem?)

Aqui é o momento de contar um pouco sobre suas experiências. Descreva quais são suas habilidades, aquelas que poderiam ser uteis para os hosts.

Exemplos: gostar de crianças, animais, jardinagem, manutenção, música, esportes, computadores, conversar, etc. Esses itens são bem genéricos e devem ser descritos de forma objetiva.

Languages spoken (Idiomas falados)

Insira os idiomas que você fala e o nível de cada um (contando com o português).

Age (Idade)

Nationality (Nacionalidade)

What Else.. (O que mais..)

Espaço livre para acrescentar qualquer informação que você julgar útil.


Some more information (Informações adicionais)

Nesse item você deverá apenas marcar ou não as seguintes opções:

  • Smoker (fumante)

  • Driver’s licence (habilitação para dirigir)

  • Alergies No (Não tem alergias)

  • Special dietary requirements No (Não há necessidade de dieta especial)

Caso possua alguma alergia ou algum tipo de dieta especial, é importante descrever isso no perfil, e também dizer se você é vegetariano ou vegano. Assim evita surpresas desagradáveis quando chegar no host e a alimentação deles acabar sendo muito diferente da sua.

My Photo Album (Album de fotos)

Coloque uma foto sua sozinho(a) clara e nítida, de preferência sem efeitos. Para as mulheres, sem muita maquiagem, acho que quanto mais natural possível (eu fiz aquela maquiagem cara de nada sabem? Heheh).

Depois é bom colocar fotos que também que estejam relacionadas a atividades que você gosta. No meu caso, coloque uma foto com gatos, pois adoro animais e uma foto na praia, que também é uma das minhas paixões.

Mensagens/Contato

Leia muito bem o perfil de um host antes de enviar uma mensagem! Leia, coloque nos favoritos, volte no dia seguinte e leia novamente para ter a certeza que está dentro daquilo que você procura.

Parece óbvio dizer isso, mas tem gente que faz: NÃO ENVIE A MESMA MENSAGEM PARA TODOS! Seja autêntico e enviei mensagens personalizadas, pelo menos parte delas. Coloque a cidade do host, leia os feedbacks do perfil (se existirem) tente encontrar o nome da pessoa, nome dos filhos entre outras informações que você possa colocar na sua mensagem e demonstrar que realmente leu o perfil.


No vídeo citado acima de tem ótimas dicas do que colocar na primeira mensagem. Mais uma vez seja sempre verdadeiro, fale sobre você, no que poderá ajudar em relação aquilo que o host precisa e os planos da sua viagem. Após iniciar a conversa não tenha medo e tire todas as suas dúvidas, principalmente sobre as atividades que irá realizar e prováveis horários para (mais uma vez) não ter surpresas desagradáveis.


Mais uma coisa, pesquise muito sobre a cidade do host, se o tipo de local que ele mora está de acordo com o que você quer. No meu caso, eu busco ficar em cidades onde tenha acesso fácil ao transporte público e com todas as principais comodidades próximas a residência.


Minha experiência com o Workaway até o momento

Como minha ideia é fazer imersão na cultura francesa, tenho buscado famílias em regiões diferentes da França. Meu primeiro host será na cidade de Roquebrune-Cap-Martin (perto de Mônaco)na região da Costa Azul (Mar Mediterrâneo) também conhecida como Riviera Francesa. Amo praia, sol calor, verão e desde que vi as imagens desse lugar na internet, ir até o destino se tornou um sonho. Não foi fácil encontrar um host nessa região, principalmente em agosto, alta temporada na Europa.

A senhora que vai me receber nessa cidade possui quase 200 feedbacks de outros workawayers no seu perfil e combinamos que ficarei de 14 de agosto a 31 de agosto. Trocamos mensagens pelo site apenas e ela me passou seu telefone. Ela me deu instruções de qual trem pegar a partir do aeroporto e disse que irá me buscar na estação próxima a sua residência. (Alguns hosts pedem para conversar por Skype). Nessa casa irei doar 5 horas do meu dia (de segunda a sexta) para ajudar no jardim e afazeres domésticos gerais em troca de local para dormir e todas as refeições.

Ainda não tenho local para ficar em setembro e outubro. Continuo enviando mensagens para famílias na França. Alguns hosts visualizam sua mensagem e simplesmente não respondem, nem para dizer que não! Isso me deixa chateada, mas faz parte da vida.

Nessa parte da busca, a minha dica é seja flexível quanto à mudança de planos. Eu tentei buscar hosts em cidades grandes, conhecidas e famosas da França, mas para os períodos que quero não tivesse sucesso ainda, então agora procuro por cidades menores, sempre pesquisando muito sobre o local. O que eu faço também quando entro no site do Workaway, é deixar sempre o Google Maps aberto na aba ao lado para ter noção das distâncias.


Lendo diversos perfis de famílias no Workaway percebi que além da ajuda em casa, o que a maioria busca é ter o viajante como um membro da família além da experiência de troca cultura que esse tipo de “programa” proporciona, ou seja, o seu real objetivo.

Para quem busca trabalhos em hotel, a troca cultural também pode ser muito boa, pois você terá a oportunidade de conhecer pessoas de diversas regiões e até de diversos países.

IMPORTANTE

Tenha sempre um plano B! Tenha sempre uma reversa financeira para imprevistos. Os casos são raros, mas pode acontecer de você não se dar bem com seu host e ter que ficar em outro local até conseguir o próximo host, por isso é importante ter essa reserva para ficar hotéis, hostles, AirBnB ou pousadas.

Para finalizar gostaria de deixar bem claro que nada aqui está escrito em pedra, são apenas sugestões baseadas na minha experiência até o momento e em pesquisas realizadas na internet. Em algumas dessas pesquisas conversei diretamente com brasileiros e brasileiras que fizeram work exchange na Europa. Também não estou ganhando nada para falar do site :P


Meu perfil no Workaway: https://www.workaway.info/workaway-account-en.html

No próximo post falarei um pouco sobre a minha busca por passagens aéreas. Onde comprei, quais métodos utilizei para pesquisa, etc.


Postagens da série Viagem a França

Introdução à nova série de posts

Tipos de Viagem e Work Exchange | Preparativos


Separador

Obrigada por chegar até aqui! Se gostou, não deixe de votar e comentar. Estou á disposição para qualquer dúvida. Até a próxima!

Separador


"Que a Força esteja com você"

sexy-queen-font


Fontes Consultadas

Sort:  

Tá muito interessante acompanhar essa tua jornada até a França. Quando você chegar lá, terás que fazer um MEGA post e deixar aqui pra gente ler, heim? Haha! ;)

Podexa, farei esse da chegada e vários outros conforme a rotina permitir heheh

Ai que legal!

Não conhecia essa "modalidade" de experiência internacional. Bacana a ideia de viajar o mundo aprendendo e ajudando. Obrigado pela contribuição.


ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Que bom que gostou :)

@biogirl you were flagged by a worthless gang of trolls, so, I gave you an upvote to counteract it! Enjoy!!

Thank you

Parabéns @biogirl pelo tutorial de como se faz para ir trabalhar no exterior legalmente. Sucesso!


ptgram power

Obrigada :)

Adorando acompanhar a sua saga, já desejando-lhe sucesso e muitas conquistas por lá! Realizar sonhos pode até demorar, mas uma hora, tudo ficará mais perto de concretizar....
Aguardando mais capítulos aí e já imaginando o que você trará, quando estiver por lá...rsrs
Parabéns @biogirl!

Obrigada Tabata, muito bom saber quando fazemos algo que alguém gosta. Com certeza, alguns sonhos demoram, mas passo-a-passo com paciência conseguimos.
Logo sai o post sobre passagens. Acredito que muitas coisas boas virão.
Tenha uma ótima semana.