Sabia que você precisa descansar?

in #pt6 years ago (edited)

Eu passei os últimos 5 anos bem dedicado, estudando muito, trabalhando muito, lendo muito e fazendo muitas coisas "intelectuais" no máximo que eu podia. Vou contar um pouco da rotina para entenderem.

Eu em 2012 decidi que após o Ensino Médio eu seria um desenvolvedor de Software e que faria isso estudando sozinho. E lá foi eu no final de 2012 começar a estudar um pouco sobre algoritmos e tal, mas eu peguei firme mesmo lá pra março de 2013. Eu passava o dia estudando os algoritmos, procurando exercícios na internet para fazer em casa, eu comecei a aprender a Linguagem de Programação Java para passar meus algoritmos em português pra Java e rodar no computador. Até aí, Ok.. eu estava estudando bastante e não parecia ser nada demais, eu ainda conseguia sair e fazer outras coisas.

Eu esbarrei em uma dificuldade de aprendizado com uma coisa em programação que se chama Orientação a Objetos, e com isso eu decidi entrar para um curso técnico de informática focado em programação. Fiz a prova pra rede estadual e comecei o curso lá. A Estrutura era bem boa, nem parecia algo público e os professores em muito bons. Minhas aulas eram só as 13, mas por lá ser muito bom eu chegava as 8 da manhã e ficava lá estudando até o horário da minha aula, e depois ficava um pouco mais até umas 20 horas da noite.

Eu estava bem, aprendi mais que os outros alunos e eu comecei um estágio e com isso mudei o curso para a noite. Eu estudava de manhã cedo pro estágio, e ia umas 10 horas pro estágio e lá eu fazia as coisas e ainda estudava um pouco mais, e por volta das 17 saia para ir pro curso. Eu fiquei nesse ritmo uns meses, até que quando eu entrei no último período do curso, eu resolvi entrar numa faculdade de Análise de Sistemas também e com isso a rotina ficou: Faculdade de manhã, estágio a tarde e curso a noite.

Eu já tinha avançado tanto que uns 2 ou 3 meses depois eu meio que larguei o curso, ele me atrapalhava de estudar para as coisas do Estágio(e da carreira em si) e pra faculdade. Cheguei ao final de 2014 estudando todos os dias, finais de semana e não fazia mais nada para me divertir, nem mesmo jogos e nem sair com amigos. No final do ano, eu larguei a faculdade, pois queria estudar coisas mais recentes do que os conceitos de base que tinham na faculdade.

Em 2015 eu voltei a estudar coisas por prazer, muito além da minha área. Comecei(voltei) a ler livros de psicologia, história, economia, física e matemática. Somado a isso, eu mudei de estágio e fui para outro em que eu gostava mais, mas precisava aprender muita coisa se eu quisesse passar para Júnior. Assim, lá se foi um ano em que eu não fiz nada pra me divertir, apenas estudei e trabalhei e para aumentar a carga eu tentei novamente voltar para a faculdade, e até fiquei nela por 1 ano e meio.

Em 2016 o cenário não tinha mudado, eu já era Júnior agora como Desenvolvedor e só lia cada vez mais, passei a ler mais sobre Filosofia, foi um ano em que eu me questionei muitas coisas e tive grandes mudanças na minha vida. E eu me sentia muito motivado, até voltei a sair um pouco com amigos, me diverti um pouco mais, mas a minha produção intelectual estava mais alta do que nunca e o consumo de informação chegou no auge por aqui.

Início de 2017 e eu estava estranho. Eu não conseguia mais ler tanto, por mais que eu passasse bastante tempo tentando, eu absorvia pouca coisa. Achei que era uma fase só e acabou. O Lugar onde eu trabalhava se transformou e começou a tomar caminhos que eu não concordava e eu me estressei muito com isso., pois a mudança de ambiente foi grande. Eu comecei a namorar em 23 de Setembro de 2016, e ás vezes parecia que lá em 2017 eu não tinha forças pra mais nada além de ver minha namorada, e mesmo assim eu escrevia meus textos, estudava pra minha profissão achando que era uma fase.

A situação ficou insustentável pra mim no meio de 2017 no emprego, eu mudei para outro trabalho e cheguei lá como uma "promessa". Fiz um teste muito bom pra entrar, tinha muito conhecimento e a expectativa era alta, inclusive a minha. Nos primeiros dois meses eu fui bem, mas depois meu desempenho começou a cair bruscamente. Eu tinha que estudar coisas em casa, mas eu não conseguia. Na vida pessoal, eu passei vários meses pra ler um livro de 200 páginas. Minha namorada começou a se preocupar, porque meu aspecto que era sempre animado e hiperativo(tenho TDAH) estava mudado para um aspecto desanimado. Eu não consegui escrever mais do que 4 textos decentes em 2017, coisa que em 2016 eu fazia por semana.

Até que no final do ano de 2017 e início de 2018, eu comecei a ter umas tremedeiras nas pálpebras, eu não conseguia me concentrar, me perdia em pensamentos e parecia que dormir não servia de nada pois acordava mais cansado do que quando tinha ido dormir.

Não aguentei, mandei umas indiretas e finalmente consegui ser demitido em fevereiro de 2018. Meu ex chefe, disse pra eu não procurar nada, que era pra eu descansar e ficar "de boa" em casa.

Eu fiquei em casa, resolvi descansar um mês, e fiquei vendo séries e filmes que eram leves ou que me agradavam bastante. Eu em uma semana de repouso, voltei a sentir minhas vontades de ler e estudar, além da vontade de escrever. Eu me segurei, aguentei mais um tempo e fiquei duas semanas sem produzir nada e sem ler e estudar nada e logo meu aspecto inteiro mudou, eu meio que "voltei a ser quem eu era".

Pode parecer bobo, mas ás vezes a gente esquece que é humano, que precisa descansar e fazer coisas leves, que ficar só na dedicação e esforço por um longo tempo pode ser mais prejudicial do que benéfico. Essa história de não dormir, de "não ter tempo a perder com diversão" para alcançar um objetivo é balela. Se as coisas não forem dosadas, vão cobrar o seu preço logo logo.

Eu deixo uma frase de Epicuro, que é um filósofo que eu curto muito e que achava que a felicidade deveria ser algo diário:

"Tu, que não és senhor do teu amanhã, não adies o momento de gozar o prazer possível! Consumimos nossa vida a esperar e morremos empenhados nessa espera do prazer." - Epicuro

Você não vai sair por aí vivendo como senão houvesse amanhã, mas também lembre-se que talvez não haja e por isso seria bom aproveitar um pouquinho a cada dia ;)

Sort:  

Conheço esta história :D A gente descobre que dá para ganhar dinheiro com o computador, trabalha como louco, desenvolve TDAH (acho que tem uma relação aí), mesmo conquistando o que queria descobre que isso não preenche a ausência da família e dos amigos, o prazer de uma boa conversa, risadas, um dia de sol e coisas simples da vida. Aí nos perguntamos qual é o sentido da vida e nos voltamos para filosofia para encontrar respostas :P Sei bem como é :) Obrigado por compartilhar ;)

Realmente conheço uma galera do TI com TDAH, mas deve ser por causa do foco que às vezes fica muito forte em algo, e os desafios da programação fazem ele durar bastante hahaha e de fato, a filosofia e pessoas importantes são essenciais e às vezes nos esquecemos.

OPa, bem legal seu relato man. Fui lendo e percebi que vc descreveu sintomas relacionados á ansiedade. Ocorreu algum fator estressante que desencadeou seus pensamentos, sentimentos e seu comportamento. Essa tremedeira nas pálpebras já ocorre em uma fase adiantada do stress!!!!
Talvez tenha ocorrido um burnout. Já leu sobre isso??? Em alguns dias escreverei sobre essas questões, caso queira ler, fique á vontade

Boa tarde e melhoras!

O equilíbrio é difícil de conseguir. Acho que é mais difícil se considerarmos o aspecto multi dimensional desta questão, afinal, não é só trabalho x lazer. Existem outras dimensões aí: estudo, formação intelectual, forma física, relacionamentos, família, uma dose de loucura, etc...

Felizmente não cheguei nem perto ainda dessa exaustão intelectual que ocorreu contigo. Acho que nunca senti fadiga por pensar demais. Na verdade, sinto fadiga por perceber que não estou aproveitando bem meu tempo, que poderia ter lido mais livros durante o mês e por aí vai. É simplesmente indignante, pois eu tenho ambições que serão frustradas caso eu não trabalhe duro agora — e nunca se sabe o poder da frustração na vida madura, né...

Mas desde já levo a sério a dica de "parar tudo e relaxar". Só espero não precisar de semanas pra isso, hehe.


projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Às vezes é preciso desacelerar. Nosso corpo da sinais e na maioria das vezes ignoramos.
Sempre digo a meu esposo que nosso cérebro é como o laptop. Às vezes precisa reboot, e desligar por um tempo pra descansar.

Já passei por isso, meu corpo berrava e eu ignorava.
O balanço é essencial. Nunca coloque seu trabalho na frente de sua vida pessoal.


projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Muito bom, Fabio