Black Mirror - 4º Temporada

in #pt7 years ago

Ora bem... por onde começar...

Temporada 1-3

Vamos começar pelas outras 3 temporadas.

Quando tomei conhecimento da série, já as duas primeiras temporadas tinham acabado.

Vi os episódios todos em 2 dias e fiquei fascinado... já fazia algum tempo que via alguma coisa com um impacto tão intenso.

Entrou para o meu top 10 de séries de todos os tempos.

Depois ouvi a noticia de que a Netflix tinha pegado na série e ia fazer mais uma temporada... ai tive sentimentos ambiguous.. por um lado estava muito feliz pois ia ter mais episódios para ver, por outro lado, estava com um pouco de receio da série perder qualidade.

Para minha agradável supresa isso não foi o caso... não só conseguiram manter o nível mas ainda por cima aumentaram o numero de episódios. Adorei o fato de não me terem decepcionado nesta série que me é tão querida.

Série top, todos os episódios top!!

Temporada 4

Para esta quarta temporada, eu estava mais tranquilo. Se a 3º foi top não tenho razões para esperar algo menos conseguido.

Mas por mais que isto me custe dizer... esta ultima temporada está muito mais fraca. Muito mais.

Começamos pelo óbvio.

WTF Moments

Nas outras séries houve vários momentos de ficar a olhar para o ecrã sem se acreditar no que se está a ver...

Os chamados "What the Fuck Moments". E esta série tinha um dos maiores WTF moments de sempre.

Bom nesta temporada... nem por isso... é mais "hun.. ok moments"

O único assim que deixa mesmo a pensar é no episódio 5... e mesmo assim... não chega ao nível dos momentos anteriores.

Honestamente até estou um pouco chocado por saber que, ainda é o criador da série que continua a escrever os argumentos. Pensava que eram outras pessoas.

Temos um ep. realizado pela Jodie Foster e outro pelo Tim Van Patten, que trabalhou muito nos "Sopranos" e "Game of Thrones" entre outros...

O primeiro ep. é ok, mas o tema abordado ali já tinha sido abordado noutros episódios de uma forma muito mais intensa, interessante e marcante.

Finais Felizes:

Já ouvi alguém dizer que gostou mais desta temporada porque têm mais finais felizes do que as outras juntas. Isso é verídico, porém não é necessariamente bom. Há um lugar para finais felizes e um lugar para finais "menos felizes"

E o Black Mirror não necessita ter finais felizes, antes pelo contrário. É só ler o titulo... "Black Mirror"!

Se apontarmos um espelho "normal" á sociedade ele já vai ter algum reflexo negro... se apontarmos um espelho feito para reflectir o que há de negro com a sociedade e tecnologia... vamos ter algo de desconfortável para alguns.

E esta série é mesmo para chocar, para nos deixar a pensar, para ser desconfortável... É uma série que além de entreter faz uma chamada de atenção para os nossos comportamentos.

Não tenho nada contra finais felizes... mas espero que não se torne moda no black mirror. Pois eles são algo que os executivos de estúdios gostam.

Há uma piada entre os cineastas que é: "Quando mostram um filme aos executivos ficam á espera da dica "Precisamos de um final feliz""

Espero que não seja o caso aqui, com o fim de tentar tronar o black mirror mais apelativo para o grande publico...

Tecnologia

Um dos aspectos da série era (entre ouros) a exploração de como a tecnologia pode afetar a nossa sociedade. Alguns dos personagens eram, de certa forma "vitimas de circustância"

Nesta temporada vemos maioritariamente psicopatas que vivem num mundo com tecnologia. Como muita gente fala do ep. 3 ... sinceramente é dos meus menos favoritos. E demonstra em este ponto.

Resumindo

Estou realmente desiludido com esta temporada... ai está o meu aviso. Desceu de qualidade de uma forma notável.

Não é uma má série... Continua a ser melhor do que muita coisa que se faz por ai... mas preferia se tivessem feito uma outra série com outro nome... ou até um "White mirror" para todos os finais felizes. heheh

Se eu tivesse visto estes ep. como sendo outra série... seria ... "ok"

Sendo o "Black Mirror" é... "Desceu mesmo de qualidade"

Bom já chega disto... eu não gosto de falar de filmes dos quais não gosto... mas visto que adoro as outras temporadas, tive de exprimir o meu desagrado.

Estão avisados.

Na esperança que a próxima volte com tudo o impacto que tinha.

Cinema.jpg

Como sempre muito obrigado pelo tempo e pela leitura.

Concordam? Já viram?

Querem ver? É a vossa favorita?

Desejo um bom dia a todos.

Sort:  

Realmente é uma série boa demais, lembro que quando assisti fiquei chocado vários dias com as ideias. E essa 4 temporada não me deixou nem perto do que senti. Spoilers a partir daqui


O USS Calister é bacana, mas no fundo você acompanha o sofrimento das cópias de pessoas. Não senti que mesmo o cara usando o DNA da galera que aquelas da nave tinham algo a ver com quem ta fora, então pra mim ficou mais um monstro brincando de Deus no seu parquinho pessoal. Uma situação muito especifica pra dar um impacto em uma pessoa comum como eu, diferente de como vinham os enredos das outras temporadas.

Arkangel Eu achei ok. Tb um desdobramento especifico de uma tecnologia. Acho que a parte mais legal é o lance da criança sem conseguir ver por muito tempo as coisas "pesadas" da vida, e quando libera o filtro ela se joga de cabeça nisso tudo. Achei que fosse explorar mais um lado de dessensibilização da criança, mas ficou só na questão do controle parental.

Crocodile achei fraco e sem graça. Mais uma história especifica sobre uma pessoa que se da mal por conta da tecnologia. Entendo que ela perde o controle da situação pra não perder o que construiu, mas nhé.

Hang the DJ foi ótimo, apesar de dar pra sacar o que tá rolando antes de terminar o ep. É bonitinho, bacaninha, dá pra assistir numa boa.

Metalhead eu achei o pior de todos. Sei que vc gostou do final mas pra mim foi o que matou de vez esse episodio. Começa que aquela mulher do jeito que ela foi no ep não teria sobrevivido tanto tempo num ambiente daquele. Digo, ou ela realmente nunca tinha passado um perrengue, ou ela sempre teve uma galera pra ajudar ela. Noções básicas de sobrevivência que qualquer filme ou série passam foram esquecidas nesse episodio. Não vou lembrar detalhes mas sei que me irritei muito assistindo e pensando (fecha essa porta, vai no canto e mira com cobertura) coisas do gênero. E o final, quando mostra o que tinha na caixa, achei apelativo e fraco.

The Black Museum é legal por ter a retrospectiva de todos os ep anteriores (nos objetos do museu) mas o lance de ser um ep narrativo não teve muito apelo pra mim. E tb deu pra sacar fácil que a mina era filha do cara.

Bem, de modo geral claro que assisti até o fim pq sou fã da série, mas concordo com você que deu uma caída e tb me surpreendi quando vi que ainda era o mesmo escritor. Depois de uma pesquisa descobri que as 3 primeiras temporadas foram produzidas na Inglaterra, e essa no EUA, então pode ter sido por conta disso que deu essa aliviada.

Mas eu vi um post de uma menina no twitter que fez uma ligação como se todos os eps das temporadas seguissem a mesma linha temporal. Você chegou a ver isso? Achei muto interessante e fez sentido pra mim. Ta aqui o link: https://twitter.com/i/moments/950900702980853760

Forte Abraço!

O USS Calister, foi dos meus favoritos na série mas sim... começou logo a desiludir um pouco. E sim, vemos as cópias das pessoas lá dentro e ao mesmo tempo vemos as pessoas "verdadeiras" tranquilas da vida... E em cima disso o cara é já psicopata de origem...

O Segundo, também pensava que iam pegar mais na coisa da criança a ver o mundo filtrado e o que isso pode implicar. Também achei ok, mas deixou-me ainda mais alerta.

O Crocodile achei mesmo fraco. Fraco em geral... coisas ali nem fazem sentido.

O Dj, também foi dos que mais gostei... mas nada de outro mundo.

O MetalHead gostei do final... mas o episódio em si... não muito. A parte pior foi quando ela está na árvore... aquele mega robô pronto para tudo... fica completamente indefeso quando alguém sobe numa árvore? Não dispara nem nada? A bateria acaba logo numa noite estando quieto?... Enfim

O Museu... estava á espera de um ep, fantástico para justificar toda a série... e achei bem também.

Enfim... continuo á espera da próxima temporada... e esta continua melhor do que muita coisa que se faz por ai... mas desiludiu pesado.

Agora ... não ouvi falar dessa teoria onde está tudo na mesma linha temporal. Isso seria genial... e ao nível da série. Vou ler com muita atenção.

Valeu!! E Grande Abraço!

Parece-me interessante! Gosto de séries que abordem a temática da tecnologia na nossa sociedade, quer num momento presente quer no futuro.

Sim, esta sem dúvida que aborda esses temas.

Vou procurar algo mais sobre ela! :D Obrigado pela partilha!

Achei repetitiva essa 4 temp. Em relação às outras temporadas. Não foi impactante. É boa, mas aquém das minhas expectativas. Gostei quando eles trabalharam diversas tecnologias, nesse ficou muito em um padrão. Levou mt para o drama. Agora esperar a 5, que já cogitaram ser história continua, com essa 4 assim, fiquei bem receoso.

MUITO aquém das expectativas. Concordo é boa, mas nada a ver com as outras.

Não sabia que a 5º vai ser só uma história... vamos ver, pois depois desta 4º também fiquei um pouco na defensiva.

Nunca vi essa série. Mas parece-me interessante. Um excelente dia!

É realmente interessante. Um excelente dia para ti!!

Opa nem sabia que tinham lançando a 4º temporada, agora posso assistir sem ficar com grandes expectativas.

É mesmo melhor ver com baixas expectativas... não foi o meu caso...

Abraço e boa semana!

@followback is a new bot casting votes for its followers. Follow @followback and vote this comment to increase your chance to be voted in the future!

Geri Takibe Geri Takip Yapıyorum ve takip edenlerin içeriklerini, organik olarak paylaşıyorum. Geri Takip İçin Hesabım: @followback

Da quarta temporada só assisti os dois primeiros, ainda, mas gostei bastante. Se bem que na verdade o steemit parece uma temporada ao vivo da série, quero ver como vai se desenrolar o enredo, haahah

heheheh é isso ai!!

Acredito que tenhamos criado expectativas demais para essa temporada, ainda mais que eles capricharam nos trailers e posters dos episódios. Eu vi os três primeiros capítulos por enquanto e achei muito bons. De fato, talvez ele esteja mais fraco do que os outros porque, como você disse, nos primeiros a gente ficou estupefato com as realidades criadas - mas ao mesmo tempo próximas -, que acabamos vendo essas já sabendo mais ou menos do que se tratam... Enfim, mas esta série está muito acima do que se tem produzido ultimamente... Ótimo post. ;)

Sim muito trailer e menos qualidade. (na minha opinião)

Mas sim, mesmo assim acho que continua acima da média do que se anda a fazer. Só acho que as outras temporadas estavam no topo do topo, esta está acima da média.

Mas vamos ver a próxima... agora já tenho expectativas mais baixas heheh

Muito obrigado pelo comentário.

Eu queria te dar um voto de 10 sbd nesse post mas não vou poder dar nem um de zero por que estou recuperando poder haha. Mas cara, você tocou na minha série favorita, a mais poderosa série filosófica que já vi.
Acho simplesmente brutal, fantástico, profunda, torturante e NECESSÁRIA! Você falou muito bem a respeito de tudo, e só pra complementar a respeito do título da série, ouvi também que o nome faz uma analogia ao vazio existencial que a pessoa tem ao desligar o celular e confrontar seus próprios olhos no reflexo negro da tela... forte ein?
É dificil dar meu top five, mas sinto que definitivamente a 4ª temporada perdeu um pouco a força (ou será que é nós que ficamos calejados de tanto confrontar o espelho negro?). Mas o hang the dj, o metalhead, o primeiro ep e também o black museum são bons sins, dignos da série. Só achei fraco o arkangel e o crocodile...
Enfim. Ótimo post! Amanhã eu voto em ti! Abraço

Loading...

Essa série é muito bem falada, mas nunca que deu para eu assistir e já tá na quarta temporada! hahaha
Vou ter que dar um jeitinho!

Vale mesmo a pena!! Está fantástica!!

Ainda não vi nenhum episódio dessa série. Mas acho que vou começar a ver com as minhas filhas :)

É uma boa ideia, sem dúvida. Uma pequena dica, muita gente fica um pouco chocada (na negativa) com o primeiro episódio. Se for o caso aconselho continuar a ver, pois o primeiro é um pouco diferente.

Acho que a nossa realidade anda tão mais Black Mirror do que a temporada 4 do Black Mirror... Mas deu pra entreter.

Sim, deu para entreter... continua a ser melhor do que muita coisa que se faz por ai.

Obrigado!

Pretendo assistir até o final das férias

Vai ser uma boa maratona...

Wonderful movie!

A quarta temporada realmente está bem fraca, mas o melhor capítulo desta foi o da USS Callister. Eles muito geniais em pensar numa "outra versão" de nós mesmo no mundo virtual, na luta de um tentar avisar sobre o outro, no quanto algumas pessoas são outras pessoas na internet, no quanto isso é sério e até assustador encarado dessa maneira. Fora várias e várias outras interpretações. De modo geral, essa temporada caiu bastante, mas espero que eles retomem a agressividade das críticas nas próximas. Abraço

Concordo ... o primeiro ep. foi realmente dos melhores nesta temporada, e essa nossa versão digital dá que pensar....

O meu momento favorito foi o final do ep. com o cão robô. (Não o ep.) Mas esse final foi o momento "Black Mirror" da temporada.

Aguardando pela próxima com curiosidade... esperemos que voltem com toda a força.

Abraço!!