WLEO hackeada. O perigo do DeFi.

in #pt4 years ago

Eu li a noticia primeiro no twitter...



Depois acompanhei a massa de twitts e posts sobre o hackeamento.
E por fim entrei no site da uniswap para ver gráfico.



image.png


Fui até Leo Finance para ler mais a respeito e encontrei:
wLEO Was Hacked on Ethereum | Thank You Everyone for the Amazing Support. E aqui podemos ler: "O contrato WLEO foi exposto a um hack hoje pela manhã na rede Ethereum. O que drenou de forma massiva o pool".
O que confirma o hack ocorrido está no gráfico da uniswap acima.

Infelizmente aconteceu e alguém perdeu alguma coisa nesse processo. Poderia escrever aqui várias coisas que se resumiriam no fim que: Foram hackeados e pronto. Não adianta justificar que isso acontece em muitos contratos na uniswap. Se tem conhecimento que isso acontece (e todos sabem): Pior. Ou seja, deveriam redobrar os cuidados. No entanto, quem entrou no jogo sabe do risco que está correndo. Quando mais alto o valor do pool e mais novo na uniswap. Maior o incentivo para o hackeamento.

Para mim mero mortal a regra a ser seguida é simples: Eu que não tenho "bala na agulha" para fornecer liquidez para algo que está começando e é arriscado. Então: Deixo os que podem ir na frente. Assim, o pessoal que fica responsável pelo contrato será cobrado pela segurança do contrato e os que tem grana estarão com a pele em jogo. Eu entro em contratos novos com pouquíssimo (ou nem entro. No máximo faço um teste...). Prefiro entrar em contratos com mais tempo de vida.

Entrar em contrato com mais tempo de vida não garante de forma alguma que não será hackeado. Até porque basta que tenha alguma atualização para que ocorra uma abertura por onde o hacker pode entrar e já era. O que eu tenho em mente é sempre o seguinte: Sou responsável pelo que faço com meu dinheiro. Então... deu merda. Não tenho a quem chorar. Corri o risco e deu ruim. Aceitar e seguir em frente.

Quanto tudo está indo bem, todos fazem festa. Quando algo de errado acontece: A paulada vem na vertical. É o que o pessoal da Leo Finance vai levar para recuperar a confiança. E olha que estavam indo bem.

O perigo do DeFi já foi cantado lá atrás pelo próprio Vitalik Buterin: "As pessoas não sabem o risco do smart contract". O risco do DeFi é esse: O código que suporta o contrato. Quando você entrar em um processo como esse, está confiando em um código. É simples assim. Se algo nele estiver errado: Perdeu.

Pense a respeito. Sempre que pensar em se aventurar no DeFi: Pesquise, Leia a respeito do contrato (pool) que está entrando e quanto tempo ele tem. Estou em um contrato chamado HEX que foi lançado em Dez/2019. Até o momento "É meia-noite e tudo bem". E olha que tem o valor absurdo. Antes de mais nada: Isso não é recomendação financeira. Você é responsável pela merda que vai fazer com seu dinheiro.

Pessoalmente, não gostei. O pessoal da Leo Finance está fazendo um excelente trabalho. Tem canal no YouTube Leo Finance. E até a expectativa do ter LEO com valor mais alto que HIVE chegou a ser cogitado. Importante lembrar que LEO está na blockchain Hive e não foi afetado. O problema ocorreu no Wrapped LEO na rede Ethereum. São coisa distintas.

Desejo Sucesso Leo Finance.