Com o deficit de órgãos para transplante, cientistas espanhóis resolveram desenvolver um estudo com a criação de seres híbridos entre macacos e humanos – as quimeras – em um laboratório na China. A lenda das quimeras remete-nos à mitologia grega, eram seres com corpo de cabra, cabeça de leão e cauda de serpente que cuspiam fogo. Também era um termo utilizado pelos alquimistas, para estes representava a “fusão” de dois ou mais seres vivos, essa fusão poderia ser feita ou não com humanos.
Embrião humano na sétima semana de gestação Fonte
A China foi o país escolhido principalmente por entraves éticos, pois pelo que os cientistas relatam, tal estudo não poderia ser feito em seu país de origem. A gestação das quimeras também não foi levada adiante, foi interrompida no 14o dia, de acordo com consensos éticos estabelecidos pela comunidade científica. Os pesquisadores não deram maiores detalhes pois estão esperando publicar os resultados em uma revista científica renomada.
O fato é que, os estudos ainda estão muito distantes de se tornar um experimento para a criação de seres com potencial para uso de órgãos por parte dos humanos, pois a barreira dos 14 dias na gestação, não permite que tais pesquisas sejam feitas. Mas com essa pesquisa, já é possível analisar o desenvolvimento embrionário e algumas doenças humanas que podem surgir nesse período.
Esse não é o primeiro estudo do tipo, em 2010 a equipe do biólogo japonês Hiromitsu Nakauchi, já havia criado com sucesso quimeras rato/camundongo. Em 2017 foi gerado um pâncreas de camundongo dentro de ratos, esse órgão, ao ser transplantado em outros ratos, revertia o diabetes.
Esses estudos levantam diversas questões éticas e morais, principalmente por parte de pessoas que possuem algum tipo de crença religiosa, não à toa que a barreira dos 14 dias é justamente pautada por essas questões. Sinceramente, ainda não cheguei a um consenso de opinião, ainda estou analisando os fatores.
O fato é que, existe um deficit enorme de órgãos para transplante, milhares de pessoas morrem vítimas dessa falta, o que me leva a entender esse estudo como benéfico. Por outro lado, será que essas quimeras criadas possuirão algum tipo de consciência? Serão criadas como animais para abate com o único intuito da retirada dos seus órgãos?
Esse é um tema delicado, mas de uma coisa tenho certeza, se fecharmos as portas da ciência perdemos diversos avanços em relação às doenças, suas curas e tratamentos. Vale lembrar que, até poucos séculos atrás, a dissecação de humanos era proibida, hoje ainda, em alguns países com regimes teocráticos existe tal proibição.
Portanto, será que é ético ou não a criação de quimeras? Tal criação deve ser proibida ou se deve deixar que criem quimeras humanos/macacos para estudos e futuramente a utilização dos seus órgãos? O debate está aberto.
Todos os meus posts estão agrupados no Steem Center. Acompanhe: Link.
This post was upvoted by SteeveBot!
SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.
Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!