Uber x Táxi em Salvador

in #uber5 years ago

taxi-uber.jpg

Escrevo de Salvador, Bahia. Aqui, ocorre um curioso caso que envolve tradições hereditárias, e envolve o uber e os taxistas. O uber veio pra ficar. Gostando ou não, o serviço de transporte de pessoas feito pela empresa norte-americana já é indispensável para a vida agitada nas maiores cidades do Brasil. Causando enorme revolta aos taxistas. Estes alegam que estão perdendo mercado e dinheiro devido a "deslealdade" dos apps.

Aqui na primeira capital do Brasil, para ser dono de um táxi é necessário possuir um alvará emitido pela prefeitura da cidade. Durante décadas, vimos o número da população crescer, porém, o número de alvarás não acompanhou o mesmo ritmo, tornando o alvará um produto cada vez mais valioso para seu proprietário. O que levou até a processos judiciais movidos pelos herdeiros dos alvarás, igualando os alvarás a bens como casa, terrenos, etc.

As consequências dessa alta procura pelo valioso documento, fez o preço disparar, chegando a R$125 mil em 2015. Maior que o valor dos principais veículos usados por taxistas na época. As queixas sobre o atendimento dos taxistas eram frequentes, pois, além da baixa qualificação dos profissionais, baixa escolaridade e falta de reciclagem, os taxitas também podias alugar seus táxis a pessoas sem o perfil profissional, assim obtendo uma renda extra nos períodos de descanso. Porém, as coisas mudaram em 2016 com a chegada da multinacional uber.

A uber chegou ao Brasil em 2014 no Rio de Janeiro e após 2 anos já estava em quase todas as capitais do país, incluindo Salvador. Desde 2013 o Brasil vem sofrendo por causa da desaceleração da economia, e se agravou com as crises políticas. O que elevou o número de desempregados, chegando a 13% da população. E o que fazer com tantas pessoas ociosas? Dar a oportunidade de ganhar um trocado até as coisas melhorarem, e foi exatamente isso que a uber fez.

Com uma mão de obra mais qualificada, focada em atendimento e buscando aceitação dos clientes, aos poucos os motoristas particulares da uber foram conquistando o coração das pessoas e o bolso delas. Pois, as corridas costumam ser mais baratas e mais comodas aos clientes. O aplicativo dá ao usuário inúmeras vantagens, como agendamento de corridas, busca por melhores rotas, maior transparência dos gastos, além de maiores opções de pagamento.

Hoje, em 2019, os alvarás custam 15 mil reais, e ainda possui valor comercial, pois, os táxis têm tratamento especial na cidade como filas próprias para receber e deixar clientes, além de descontos na aquisição de novos veículos. Quem ganhou foram os clientes, com maior opção e conforto para o transporte e pagamento, aliado as vantagens do uso do aplicativo. Cabem aos taxistas se modernizar, qualificar e retomar o seu prestígio. E o uber já mira nos clientes de transporte coletivos, contudo, isso é um assunto para outro texto…

Sort:  

Congratulations @jatoba! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You published your First Post

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Do not miss the last post from @steemitboard:

The Steem community has lost an epic member! Farewell @woflhart!
Vote for @Steemitboard as a witness to get one more award and increased upvotes!

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.