7 formas para economizar dinheiro

in #economics6 years ago (edited)

Encontre mais maneiras eficazes de economizar sem ter que se privar de tudo

Administrar as finanças e fazer com que sobre dinheiro no fim do mês nem sempre é uma tarefa simples, principalmente em tempos de crise, além das eventuais dívidas difíceis de liquidar. Hoje em dia, para ajudar na economia doméstica existem diversos aplicativos e planilhas. No entanto, a maioria desses recursos acabam cansando depois de um tempo de uso.

economizar-dinheiro.jpg
Interrompa impulsos e gastos desnecessários (Foto: Stevepb/Pixabay)

Algumas dicas para não desistir da economia

Crie um orçamento que possa ser executado

Um sistema considerado eficaz e simples usado no Japão é o kakeibo (pronuncia-se “kakebo”). Trata-se de um diário de economia, onde podemos anotar dinheiro gasto e intenções de economia, ou seja o registro das receitas e despesas. A chave desse planejamento é a disciplina.

Seja criativo na hora de economizar

Para os menos disciplinados, existe o método do envelope. Ele ajuda a controlar o orçamento sem que tenha que fazer efetivamente um planejamento. Todo início do mês pode guardar em um envelope uma quantia para o lazer daquele período.

Outra possibilidade é o dia das contas. Escolha uma data para revisar todas as contas com objetivo de eliminar e reduzir. De repente, pode cancelar uma assinatura de revista ou um pacote de canais por assinatura pouco usado.

Evite compras por impulso

Muitos produtos em promoção nas vitrines são propagandas enganosas. Por isso, antes de entrar na loja e comprar, reflita o quanto precisa daquilo. Ou se não vai comprar simplesmente porque que está em liquidação.

É possível comparar os preços. Na maioria dos casos, os itens pela internet valem mais a pena. Na loja, aproveite só para experimentar e não correr o risco de comprar uma numeração errada.

Limite os seus gastos antes de sair de casa. Uma opção é sair com o dinheiro contando para os gastos daquela ocasião. Ou então, se possível, nem sair com cartões ou dinheiro.

Compre mais no dinheiro

Se for possível dê adeus ao cartão de crédito ou crie regras para utilizá-lo. Com planejamento, é possível mais compras à vista. Visualizar as cédulas na hora do pagamento facilitam a economia, pois a mensagem é mais clara ao ver a carteira ficando vazia.

Procure o mais barato

É chato ficar toda hora se privando de tudo. Uma possibilidade é procurar formas mais baratas de fazer as compras ou os passeios. Se gosta de jantar fora com frequência com os amigos, opte por restaurantes mais em conta. Ou em vez de se reunir em bares, reveze na escolha das casas. As bebidas nos supermercados saem mais baratas.

Se gosta de cinemas e teatros, procure opções gratuitas ou com preços mais acessíveis.

Agora, se prefere renovar o guarda-roupa todo mês. Limite o número de peças novas. Vá em outlets. Procure memorizar o preço das roupas para comparar. De um mês para o outro, uma camiseta não pode sofrer uma variação de preço muito alta.

Procure uma renda extra

O Steemit está sendo uma forma de renda para muitas pessoas. Certamente, nem todos tem muito tempo disponível para se dedicar com posts diários. Porém, não precisa ser todos os dias, alguns posts por semana são suficientes para um dinheirinho a mais no fim do mês ou uma reserva garantida para o futuro.

Talvez, não tenha tido muita afinidade por aqui. A boa notícia é que outras plataformas com recompensas em dinheiro estão surgindo, então é só procurar acompanhar as novidades para procurar assiduidade em algo mais familiar para o seu gosto.

Invista o seu dinheiro

A poupança não vale mais nada, aquela história de Tesouro Direto está ficando ultrapassada. Se quiser uma dessas formas de investimento, tudo bem, melhor do que nada. No entanto, existem outras mais rentáveis.

Os fundos de investimento e trending de criptomoedas são uma possibilidade, apesar do risco. Claro, que nem todos como eu tem aptidão para isso. Nesse caso, é possível apenas fazer uma carteira e deixar o dinheiro lá parado. Isso é o suficiente para ser valorizado mais do que outras formas habituais até agora.


Como economizar no supermercado

Sort:  

Excelentes conselhos! Obrigada pela partilha!

Por nada, Ana! Bom que gostou! ;)

Ótimas dicas! Pelo menos a do envelope eu já adotei há um tempo. A renda extra eu procuro fazer com o artesanato e o steemit.

Minha mãe tb faz artesanato e vende cosméticos. Faz uma diferença no fim do mês. O bom é que dá para juntar o útil ao agradável. Fazer um hobbie e ganhar um dinheiro. Melhor coisa ;)

Ótimas dicas, eu recentemente comecei a contabilizar os meus gastos, mas com o intuito de me alertar mesmo, para eu ver os valores e ter uma real noção de quanto gasto, aí eu fico assustado e tento gastar o menos possível.

Se a gente como a observar e anotar os gastos dá um baita susto mesmo. Tantas coisas desnecessárias que compramos que até assusta. Vejo que economizar ajuda até na saúde, pois muitas vezes gastamos dinheiro com comidas que não precisaríamos.

O cartão de crédito é o maior erro, gastar dinheiro e ainda pagar taxas não dá para mim!

Nem me fale. Tive meu cartão de crédito pela primeira vez faz um ano. Foi a pior coisa que fiz!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Ótimas dicas! A única coisa que faço dessa lista toda é ter uma renda extra. Vou ter que aplicar mais disciplina na minha vida financeira.

Obrigada! Já é alguma coisa, sempre é bom ter algum tipo de cuidado para evitar dívidas e ajudar sobrar um pouco no fim do mês para fazer algum investimento, alguma emergência ou lazer.

Eu acho que se pagasse alguém pra me impedir de gastar com coisas desnecessárias, teria uma boa grana guardada. Haha. Sou muito impulsivo e tenho que encontrar uma maneira de melhorar essa questão. Gostei muito do post e espero que traga mais coisas desse tipo.

Evitar as compras por impulso é um aprendizado constante mesmo. Que bom que gostou! Vou fazer mais pesquisas nesse sentido e vou tentar trazer mais coisas, sim. ;)

Gostei muito do seu post. Fiquei curiosa quanto há existência de outras plataformas deste tipo. Aconselha alguma particularmente? Obrigada.

Por enquanto, tudo ainda é muito novo e estou descobrindo. Uma delas é o channels, fiz o meu cadastro ontem. A @camillagomes e outros steemians já fizeram posts a respeito https://steemit.com/pt/@camillagomes/minha-primeira-impressao-sobre-o-channels
O @thomashblum falou sobre uma outra nesse post https://steemit.com/pt/@thomashblum/minha-experiencia-com-a-rede-akasha
Pelo o que tudo indica, elas são inferiores ao Steemit, porém mais para frente pode ser que tenha alguma equivalente. O jeito é acompanhar.
O bom do Steemit é que se a pessoa não gosta de muito de escrever, consegue outras opções, com a publicação de fotos no @steepshot; memes, no @dmania, @dsound ou @dtube.

Muito esclarecedora a sua resposta! Obrigada! :) Vou pesquisar também :) Grata.

Gostei do post, principalmente sobre a parte de evitar o cartão de crédito, um dos principais vilões do orçamento de qualquer um.

Nem me fale. Estou sentido isso na pela. Isso pq nunca quis ter, só foi abrir uma exceção para... Já viu, né?

Imagino viu, no meu caso eu só tenho porque sou funcionário do banco e não pago tarifa e anuidade. Também acho uma tremenda armadilha a história das milhas!

No aguardo de novos posts sobre esse tema!

Ontem mesmo estourou meu chinelo, comprei um novo e advinha o que lembrei quando cheguei em casa? Que já tinha um par me esperando por este momento na sapateira... me deu uma raiva...rsrs

Comprar o que já temos em casa dá uma raiva. Pior, eu que toda vez que viajo esqueço a escova de dentes. Já estou com uma coleção hahaha

Ótimas dicas. É muito importante administrar sua renda, e lembrar que dinheiro, faz dinheiro. E finaliza com maestria, como é difícil explicar a alguns familiares que poupança não vale nada. Teve ano que a inflação ainda fez gente perder dinheiro nela. Gosto ainda do tesouro direto para investimento de baixo risco, que posso retirar com facilidade, porém vem compensando cada vez menos com as medidas do governo.

Guardei muito tempo dinheiro na poupança e o retorno foi centavos a cada mês. Pena que só conheci as criptomoedas depois. Só que agora não tenho mais $ para guardar hahaha O governo só quer prejudicar as pessoas e ainda mentem a respeito de bitcoin. Obrigada!

Oi, tudo bem?. Mana, como estrangeira do emvelope ficou ótimo para mim, eu guardo em uma caixina e vou fazendo assím poupanca. Também escrever em o caderno quais sao os gastos ou dividas que tenho para ter um aproximado mensual que vou a fazer de pagamentos. Me achei en cada palavra tua :) y agora steemit faz parte do projeto de vida nas poupancas. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tudo e vc?! Sempre bom criar algumas estratégias para fugir de dívidas e ajudar a sobrar! O Steemit tem me ajudado MUITO também. Acredito que a maioria. ahaha