Mas e a socialização?

in #ensinoemcasa4 years ago


A questão da socialização surge frequentemente em conversas sobre educação em casa. Os pais que são novos no ensino em casa ou que o consideram uma opção futura podem reconhecer que a escola oferece mais do que apenas acadêmicos. Eles podem se preocupar sobre como recriarão outras oportunidades de aprendizado em sua casa. Vizinhos bem-intencionados e membros da família podem perguntar: "Mas e a socialização?" Bem, e quanto a isso?


O que é socialização, afinal?

As sociedades têm interesse em garantir que a geração mais jovem possua as habilidades e expectativas sociais necessárias para se adaptar e ser membros produtivos do grupo.

O dicionário define socialização como o processo pelo qual alguém, especialmente uma criança, aprende a se comportar de uma maneira aceitável em sua sociedade.

Muitas pessoas esperam que as escolas façam o trabalho de ver as crianças através desse processo de se tornarem cidadãos de comportamento aceitável, que entendem as normas de sua sociedade e como se encaixar, sem sobrecarregar a comunidade. Então, eles podem se perguntar como as crianças em casa obterão essas habilidades fora da escola.

É com isso que eu preciso me preocupar?

De modo nenhum. Se você e seus filhos estiverem envolvidos em atividades com várias outras pessoas, seus filhos terão muitas oportunidades para um desenvolvimento social saudável.

De fato, algumas pessoas afirmam que os tipos de situações de aprendizado social que ocorrem na sala de aula e no recreio transmitem um conjunto de habilidades muito diferente do que as crianças realmente precisam quando adultos. As escolas típicas agrupam as crianças por idade e capacidade de desenvolvimento, resultando em grandes grupos de crianças com habilidades semelhantes - e deficiências compartilhadas.

Por outro lado, os educadores em casa tendem a interagir com grupos e indivíduos mais diversos. Portanto, eles são capazes de adquirir novas habilidades de pessoas que são muito mais socialmente adeptas e afirmar essas habilidades, orientando aqueles que são mais jovens ou menos experientes. Os membros com mais experiência social do grupo fornecem um modelo para os outros aprenderem. Essa é uma forma valiosa de socialização que geralmente não faz parte do aprendizado social em um grupo de crianças da mesma idade.

Como posso atender às necessidades de socialização do meu filho? Como as outras famílias fazem isso?

A socialização acontece em qualquer situação em que você possa imaginar onde seus filhos estão interagindo com outras pessoas. Aulas de música, aulas de arte, equipes esportivas, grupos da igreja, escotismo, grupos 4-H, deserto, acampamentos de verão, trabalho missionário, ativismo comunitário e todo tipo de outras atividades oferecem a oportunidade para os alunos de interagir com outras pessoas e desenvolver habilidades interpessoais.

Se seu filho precisar de mais oportunidades sociais, ele o informará. Você pode procurar um grupo de ensino em casa em sua área ou iniciar um, se ainda não existir. Pode haver oportunidades de voluntariado em uma casa de repouso ou creche local, onde seu filho pode aprender com os idosos e / ou orientar as crianças mais novas. Talvez um vizinho queira que alguém os ajude lado a lado nos trabalhos de casa ou no quintal. Você pode combinar seu filho com um adolescente ou adulto que tenha interesses semelhantes. Se você mora em uma área muito isolada, considere usar a Internet ou um sistema de correspondência por correspondência para que seu filho se conecte socialmente com outras pessoas por meio da palavra escrita. 

Existem muitas maneiras "certas" de promover uma socialização saudável!

O que digo a familiares / amigos que pressionam a questão?

Família e amigos bem-intencionados podem reagir com preocupação. Às vezes, pode ser útil aprofundar um pouco mais para descobrir seus medos e responder a partir daí. Com o que exatamente eles estão preocupados? Que habilidades sociais eles acham que vão faltar na experiência do seu filho? Talvez uma explicação simples de como você irá preencher essa lacuna seja tudo o que eles precisam ouvir.

Quando você escolhe estudar em casa, pode parecer que está removendo seu filho do método coletivo da comunidade de criar seus filhos. As pessoas podem se perguntar se isso significa que sua família agora ficará isolada. Eles podem assumir que seu filho ficará em casa o dia todo e não terá chance suficiente de desenvolver e praticar habilidades sociais. Eles podem conhecer adultos que são incapazes de funcionar de uma maneira socialmente apropriada e, embora não haja motivo para conectar esse resultado à educação em casa, eles podem se perguntar se poderia haver uma conexão.

Eles podem estar preocupados com a educação em casa simplesmente porque ainda não têm nenhuma experiência com educadores em casa saudáveis, bem ajustados e socializados. É provável que eles tenham sido doutrinados com a crença de que as escolas são o único lugar onde as crianças podem aprender o que precisam saber para ter sucesso social. Os educadores em casa geralmente provam isso errado, mas pode levar algum tempo para que as pessoas em sua vida vejam essas evidências.

Pode ser útil lembrar que essas perguntas geralmente são feitas por amor e preocupação com o bem-estar do seu filho. Seja paciente com o processo e assegure-lhes que, com seu atendimento atencioso, seus filhos estão indo bem.

Como garantir que meus filhos obtenham o que precisam?

Decida por você mesmo quais habilidades sociais e comportamentais você sente que são essenciais para o seu filho aprender. Considere o nível de desenvolvimento do seu filho ao definir suas expectativas. Fique atento ao seu filho e às necessidades dele e siga sua bússola interior para descobrir a melhor forma de atender a essas necessidades.

Faça conexões com outras pessoas da sua comunidade e inclua seus filhos nessas interações. Modele comportamentos socialmente adequados em diferentes situações e apoie seus filhos enquanto eles praticam a interação com várias pessoas. Muitos educadores em casa acham que a socialização ocorre fácil e naturalmente como parte de suas interações diárias com os outros.

Então, da próxima vez que um amigo bem-intencionado perguntar: "Mas e a socialização?" apenas sorria e convide-os a fazer parte da rede social em constante expansão de seu filho.



Postado no meu blog com SteemPress : https://ensinoemcasa.com/mas-e-a-socializacao/
Sort:  

Congratulations @vaniarosa! You have completed the following achievement on the Hive blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You distributed more than 100 upvotes. Your next target is to reach 200 upvotes.

You can view your badges on your board and compare to others on the Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Do not miss the last post from @hivebuzz:

Revolution! Revolution!
Vote for us as a witness to get one more badge and upvotes from us with more power!