Vale Ainda a Pena Postar no Hive?

in Proof of Brain2 years ago

office_g1086e4d63_640.jpg

Esse post vai em português, pois é direcionado aos brasileiros e portugueses, tanto os que já estão, como os que estão chegando agora por aqui. Talvez eu traduza ele também para o inglês.

Pretendo com ele fazer uma breve reflexão (baseado em ponto de vista e em minha experiência já de muitos anos aqui) se realmente ainda vale a pensa continuar postando no Hive.

Vamos lá!

Primeiro e antes de tudo, é preciso definir qual o seu objetivo ao postar aqui no Hive.

  1. Tá querendo um espaço para postar, além do Facebook, Instagram ou está saindo de ambas redes sociais e quer um espaço descentralizado (e supostamente livre) para postar seu conteúdo?

  2. Quer fazer dinheiro com seu conteúdo e viu no Hive uma oportunidade para isso?

  3. Ou, muito mais tranquilo, você quer simplesmente se divertir, testar, e utilizar a plataforma de forma "recreativa", sem objetivos financeiros?

No primeiro caso, diria que o Hive é uma ótima alternativa de plataforma onde você pode postar, sem medo de ser censurado. Falo isso entre aspas "", pois, você pode ser censurado sim uma hora ou outra, sempre tem alguns "justiceiros sociais" com tempo livre rondando aqui o ecossistema, e distribuem "flags" (bandeiras-punições) aos conteúdos que eles possam julgar como de baixa qualidade, spam, discurso e ódio e etc.

Nesses 5 anos encontrei alguns pelo caminho, mas com o tempo eles viram que meu conteúdo era realmente original, que eu tinha constância, e que de certa forma, adquiri uma reputação na plataforma que afastaram de vez esses indivíduos. Serve de dica para os novatos.

Tratando do segundo caso, fazer dinheiro com seu conteúdo postado aqui no Hive é uma ótima. Mas, muita coisa mudou aqui com relação a ganhos e distribuição de recompensas a criadores. Hoje ganhamos bem menos. Eu ganho bem menos hoje com meu conteúdo aqui no Hive (antigo Steemit) do que há 3, 4 anos atrás.

As recompensas caíram drasticamente. Se antes eu conseguia ter uma recompensa por post por volta de $20 (hoje mais ou menos R$110), hoje não chega a $1 (por volta de R$5).

Os motivos para isso são vários e acredito que hoje qualidade, criatividade e originalidade em um post não bastam. Aqui no Hive hoje é preciso ter dinheiro para fazer dinheiro.

Temos hoje dezenas de tribos, projetos de curadoria que dão recompensa aos criadores que pagam por isso através de delegações (empréstimo do seu poder - Hive Power - a algum projeto), compra de tokens e mineração desses através do Hive Engine.

Mas, isso não quer dizer que tudo está perdido. Com a desvalorização do real (caso de brasileiros) qualquer dólar na conta é lucro. Então, $1 que você ganhe em um post já uma grande ajuda, apesar que poderia ser melhor muito mais. :)

No terceiro caso, não teria muito a falar. Somente daria a dica de postar conteúdos relevantes, não postar muitas vezes ao dia e entender como funciona a plataforma.

Bom pessoal, por hoje acho que é somente isso. Queria poder tratar sobre isso há algum tempo, mas somente hoje tive tempo para tal.

Muito obrigado!

Sort:  

@jsantana primeiramente, achei bacana você postar em PT-BR. Segundo, fiz uma publicação explicando do como e porque vim parar na HIVE: https://peakd.com/hive-150329/@bodhi.rio/have-you-ever-been-banned-enptbr
Então posso dizer que meu objetivo principal foi o 1; mas como nem louco rasga dinheiro, então estou achando bem interessante a perspectiva 2, que você colocou. Como você é veterano na plataforma talvez seja interessante fazer um post específico sobre remuneração aqui, talvez com dicas, ou mandando a real pra quem acha que vai fazer uma grana forte aqui.
E ainda incluiria um quarto objetivo que é o de driblar a censura e de se opor à hegemonia das bigtechs nas redes sociais em geral.
Abraço.

Boa, valeu mesmo pelas observações e boa sorte. Vou tentar produzir algo mais detalhado pro pessoal sim. Muito obrigado! ✌️🙏

Uma resposta subjetiva, pelo fato de que para mim ainda vale a pena, estou conseguindo recompensas maiores do que se estivesse em um trabalho comum, pelo custo benefício de horas gastas.

Hive me ajudou a conseguir diversificar e aumentar minha variedade e quantidade de coins.


Posted via proofofbrain.io

Caso raro. Parabéns!

Valeu mestre, tu consegue também, tu é a grande inspiração desde que comecei no steemit, tu é um dos veteranos.

Valeu papai, não mereço. ✌️

Ainda sou novo aqui, mas a minha impressão até o momento é que ainda vale a pena.

Diariamente vejo posts com bons payouts nos feeds das várias comunidades existentes.

No entanto, não estou certo de que a qualidade das postagens é realmente o que determina o payout. Já notei vários posts medíocres com payouts bem altos e posts excelentes com payouts ridículos.

O que me leva a crer que o engajamento e seguidores são bem mais importantes do que o conteúdo. Já que com a quantidade de usuários aumentando, e consequentemente a quantidade de postagens, visibilidade torna-se um problema.

Abraços.

O que acontece aqui é o que falo no post. Para fazer dinheiro aqui tem que ter dinheiro. Muitos desses com recompensas grandes ou são amigos de baleias(pessoas com poder alto) ou delegaram poder para algum projeto, ou compraram tokens que lhes garantem votos de volta. Isso é algo normal por aqui há alguns anos.

Também sou muito novo aqui, mas até ver parece até bem razoável. Estou a gostar e ainda a aprender muito e a ganhar muito pouco. Mas grão a grão...