Olá Steemit! Esta é a minha história

in #introduceyourself7 years ago (edited)

IMG_5742.jpg


Versão Inglesa


Olá comunidade Steemit!

Sou um Engenheiro Civil de Portugal que quer dar o melhor que tem em tudo que faz.

O início

Nunca sonhei ir para a faculdade de engenharia e fazer o que faço agora. Desde pequeno sempre fui estimulado para a área das letras e não para as áreas matemáticas.

Quase sem saber ler nem escrever, tive a enorme oportunidade de ter um computador só para mim, onde me divertia desenhando e jogando. Assim que as competências em português melhoraram, divertia-me a escrever histórias absurdas que abandonava a meio. Cheguei até a copiar livros inteiros para o computador apenas por carolice.

Talvez fruto da minha educação, cresci sempre sensível às emoções e comportamentos das pessoas que me rodeavam. Partilhava todos os sentimentos sem os exteriorizar, permitindo-me, com melhor capacidade nos dias de hoje, perceber emocionalmente as pessoas.

Com a adolescência aprendi que uma arritmia por vezes é normal e que um vazio também. Que por vezes o querer dos outros pode não ser o meu. Mas percebi mais tarde quando cresci, quanto o querer dos mais próximos, é também o meu.

Foi certamente nessa idade que surgiu em mim uma fome enorme de criar algo. E garanto que era uma fome que não se esgotava. Tentava igualmente mascarar essa fome absorvendo muita informação, alimentado também por uma curiosidade gigantesca. E aí surgiu um livro que mudou a minha vida.

Os pilares daquilo que sou hoje

Ofereceram-me o livro Cosmos do Carl Sagan. Posso dizer que ficava até de madrugada a desfolhá-lo. Fiquei maravilhado. Naquela tenra idade nunca me tinham oferecido tanta informação de forma tão cativante. Arrumei toda essa informação num local fixo e imutável no meu cérebro, para que não desaparecesse. Ainda hoje lá permanece e posso dizer que continuo um ávido consumidor de livros de divulgação científica.

Confesso que depois do Cosmos, a minha forma de pensar mudou. Comecei a perceber a beleza da matemática, a forma solene de como se chegava a uma solução, a ansiedade e o vício de chegar a um resultado final.

Descobri também a matemática na música. Lembro-me perfeitamente de ouvir um solo de B. B. King e dizer: eu quero fazer aquilo. O blues reverberou estrondosamente cá dentro. Como seria de esperar, dediquei-me quase que furiosamente a aprender guitarra, alimentado ainda mais a fome da criação. Onze anos depois, a guitarra ainda é uma companheira.

Na faculdade fiz grandes amizades e fortaleci outras. Mas acima de tudo, a formação em engenharia formatou-me para ser mais pragmático na resolução de problemas. A área de civil surgiu, adivinhe-se, pelo gosto de criar algo e de tornar ideias realidade, desde o pensar, calcular, dimensionar, desenhar e conceber. Criar algo maior que nós e que, sem desmoronar, sobreviva a ações: desde as mais pequenas e variáveis, até às maiores e inevitáveis. É algo poético.

Esta amálgama de acontecimentos e decisões moldaram-me e construíram o indivíduo que sou hoje.

Visão

Tenho uma visão tecnológica do mundo. Acredito que com inovação o mundo poderá ser mais justo, equilibrado e desenvolvido, devendo a criação de valor ser desenvolvida neste sentido.

Posso garantir que da minha parte, a fome de criar se mantém. Esta fome alimenta-se todos os dias e leva-me sempre com ela. Não pretendo ser um guerreiro incansável, porque até os guerreiros cansam-se se não tiverem um sentimento de conforto. Acho necessário ter alguém com quem se sentir à vontade para descansar dessa vida.

Por isso não me sinto especial ou “um num milhão”. Tenho é a forte convicção que aquele que não deixa marcas, não serve verdadeiramente para nada.

Não tenciono mudar o mundo. Tenciono mudar uma parte dele. Uma parte verdadeiramente tangível e justa, que promova outros a mudar uma parte também, e depois sim, subindo aos ombros uns dos outros, mudar o mundo.

O Steemit surge neste sentido. Juntos e em comunidade, mudar o mundo.

Obrigado por lerem!

Sort:  

Finalmente fizeste o teu post introdutório, é bem!

Pah, vou abrir as hostes e dar-te os parabéns pela excelente publicação, assim como dar-te as boas vindas aqui ao Steemit.

Espero que gostes de estar por cá! Grande abraço!

Obrigado! Grande abraço

Bem vindo amigo!

Muito obrigado jsantana

Bem vindo @legman, excelente post de introdução, muitos parabéns. Desejo-te uma agradável e gratificante experiência por estas bandas :D e algo me diz que és daqui da zona norte 🤔 estarei enganado? ;)
Edit: sim já confirmei 😛;)

Obrigado aleister! Sim sou da zona norte. Abraço

Bem vindo! rock out

Obrigado Beto! Abraço

Seja bem vindo!! =D

Muito obrigado!

Opa, bem vindo!!! Cara, acredita que ainda não fiz meu post de introdução?!?!

Nunca é tarde para o post de introdução! Abraço.

Very interesting! I see that you have been on steemit for some time now so thanks for the introduction post. This post deserves an upvote and bring on the next one!
As you are new to steemit, getting those big upvotes are gonna be hard so I suggest you to try out @MinnowPowerUp as you can earn up to 30% more steem power than just powering up with steem directly! It's a subscription based daily upvote bot that draws its power from a delegation pool. I made this post to explain the system in more depth and show how I earn over $1 a day in upvotes.

Bem Vindo ao Steemit!!! Espero pelo próximo post.

Muito obrigado

Olá @legman, seja bem vindo sorte e sucesso...

Muito obrigado anacristinasilva