Olá Steemit! Eu sou o Ricardo e quero partilhar a minha visão convosco...

in #introduceyourself7 years ago (edited)

IMG_20170821_195003.jpg

Olá a todos!

Sou o Ricardo, de Portugal, programador de profissão e de paixão, e um amante de ciência, psicologia e tecnologia. Sou ávido por conhecimento e por entender como as coisas funcionam. Estou determinado a ajudar os outros e a dar o meu contributo para tornar o mundo um lugar melhor.

English version here

Um pouco da minha história

Desde pequeno que me senti atraído por tentar perceber o porquê das coisas. Passava grande parte dos meus tempos livres a ler livros sobre a formação do universo, a origem da vida e a nossa evolução enquanto espécie. A minha disciplina preferida na escola era ciências e, nas noites de verão que passava na aldeia, durante as férias grandes, dava frequentemente comigo a olhar para as estrelas e a pensar na imensidão do universo e na sorte que eu tive por nascer um ser consciente, que consegue questionar-se e ver beleza no que o rodeia (não exactamente assim porque era um miúdo na altura, mas a ideia era esta).

À medida que fui crescendo e atingi a adolescência, fui-me deixando levar noutras direcções. O conceito de ser fixe e aceite pelo meu grupo de amigos passou a dominar cada vez mais a minha consciência. Quem não tivesse ténis da Nike e chapéus e cintos da Fubu era um falhado! Por outro lado, na escola era incentivado a preocupar-me mais com as notas do que com a aprendizagem. Tudo isto levou-me a abandonar a curiosidade e o fascínio pela realidade que me eram inatos e a valorizar opinião da sociedade acima de tudo.

14088578_1179989988688003_8349963407549561965_n.jpg

Terminei a escola e decidi seguir engenharia informática, não porque fosse uma área que me interessasse particularmente mas porque a informática era um mercado em crescimento, que me ia assegurar trabalho e rendimentos com facilidade. Durante o curso, e início da minha vida profissional, comecei realmente a gostar de programar. Isto porque obrigava-me a compreender profundamente uma determinada problemática, para depois desenhar soluções para a resolver. Na altura ainda não o sabia, mas de certa forma, a programação alimentava aquela curiosidade infantil, a ânsia de perceber o porquê das coisas, que negligenciei a partir da minha adolescência.

Quando terminei o curso e comecei a trabalhar, e a ganhar dinheiro, a influência que a opinião dos outros tinha sobre mim passou a manifestar-se sob a forma de consumismo. Comprava roupa cara , de que não precisava, óculos de sol de marca, sem sequer olhar para o preço, comecei a fumar e a jantar fora quase todos os dias.

Tudo isto para tentar obter a aprovação dos outros e sentir-me bem com a imagem que tinha de mim mesmo.

Com o passar dos anos comecei a sentir um vazio e uma falta de propósito crescentes. Normalmente lidava com esses sentimentos distraindo-me (via uma série, ia ao café, etc) mas, por vezes, tinha momentos de clareza em que me questionava se a forma como estava a viver a minha vida era a mais correcta. Afinal estava a gastar a maior parte dos meus recursos e tempo livre com coisas que supostamente me fariam sentir bem, mas não estava a resultar. Para lidar com estas dúvidas acabei por me voltar para o desenvolvimento pessoal e comecei a implementar alguns hábitos mais saudáveis na minha vida: exercício físico, meditação, mindfullness e alimentação saudável. Apesar destas práticas terem melhorado substancialmente vários aspectos da minha vida, continuei a sentir falta de propósito. Foi através de amigos, juntamente com algumas influências online, que comecei a interessar-me por ciência, neurociência e psicologia e que, com alguma pesquisa e reflexão, comecei a obter algumas das respostas que procurava.

A minha perspectiva

Só quando comecei a ter algumas noções básicas do funcionamento da mente humana e da evolução da vida, que inclui a nossa própria evolução enquanto espécie, é que comecei a ter uma perspectiva mais abrangente da realidade do que me rodeia. Comecei a sentir-me cada vez mais ligado à humanidade e à própria vida. Isto fez me lembrar de quando era criança e olhava para as estrelas... Mas já não sou uma criança, enquanto antes apenas podia contemplar a realidade com uma espécie de fascínio impotente, agora tenho mais capacidade de raciocínio, mais conhecimento e ferramentas extremamente poderosas (como a internet) à minha disposição. Isto fez-me aperceber que estou numa posição privilegiada para ajudar a humanidade a evoluir e que não estou a fazer nada quanto a isso.

Decidi dedicar o meu tempo a tentar criar um impacto positivo no mundo. Embora este objectivo possa parecer vago, penso que a melhor abordagem para o conseguir é através do método ciêntifico. Basicamente tento ter uma percepção clara da realidade e tento fazer o que acho certo, com base no conhecimento que tenho, medindo o resultado e aprendendo com os erros. Penso que o seguinte excerto do episódio final do Cosmos ilustra bem o que quero dizer:

Porquê o steemit

Apesar de ser um entusiasta da tecnologia, a minha presença nas redes sociais era nula. Não uso facebook, nem instagram, nem tweeter. No entanto, recentemente comecei a explorar o mercado das cryptocurrency e, ao a estudar as moedas mais populares, descobri o steem e, consequentemente, o steemit. O conceito pareceu-me bom de mais para ser verdade! Uma plataforma que incentiva a partilha de opiniões e que permite encontrar e investir em pessoas com ideias similares às nossas, criando uma rede global para troca de ideias e experiências relevantes, sem os típicos trolls e “cancros” da internet era exactamente o que eu procurava.

O meu contributo para a comunidade do steemit passará pela partilha das minhas experiências a tentar ajudar a humanidade a evoluir, como por exemplo a série que estou a iniciar sobre deixar o meu emprego para mudar o mundo. Podem contar com a minha opinião, sobre tópicos relacionados, em psicologia, saúde, ciência e tecnologia.

Para terminar o post, que já vai longo, gostaria apenas de dizer que estou muito contente por estar aqui e ansioso por trocar opiniões e ideias com todos vocês! Espero que nos possamos ajudar e enriquecer mutuamente, afinal é para isso que cá estamos.

Obrigado por lerem até aqui! Estejam à vontade para colocar questões e dar o vosso feedback.


Se gostaram do que leram, aconselho-vos a ver o trabalho do meu irmão @shaden e do meu grande amigo @zebeto.

Até breve
Ricardo

Sort:  

Hello @ricardocastilho welcome!!

I'm @andyluy and I've been here for almost 2 months, and I can tell you that steemit is the most amazing thing I've ever seen at the internet so far. I'm happy seeing it grows every day!

I had some hard time on the firsts week, so I spent some time searching information to improve my experience with it, latter I've decided to make posts about those and others helpful information in order to help the new ones to have a shortcut to get deeper knowledge of steemit and its potencial.

here is some of my posts, I hope It mitght be helpful to you:

SteemBnB(this post is not mine, it is fruit of an amazing Idea from @chicosonico, but I've made a traslate to portuguese, you can find it at the comments section)
steemit awesome tools #2
Steemit-Police First official Investigator
The Randowhale
Minnowssupport!

Here is a post from @hannahlicious That i think Is useful to have a look too (she is also a great source of information and high quality posts):
Randowhale is CHEAPER Now!!

I intend to keep posting useful info that I manage to gather, and in a near future some give away. Feel invited to follow me and if you have any question about steemit you can ask me in any of my last posts, I'll try my best to help.

This post received a 1.5% upvote from @randowhale thanks to @andyluy! For more information, click here!

Thank you for the warm welcome! I appreciate all the information you provided me and your noble drive to share your knowledge.

De nada!
Eu esqueci de te avisar que também falo português! ^^/

This post received a 1% upvote from @randowhale thanks to @andyluy! For more information, click here!

É bom saber Andy! Estou-te a seguir! =)

Bem vindo ao Steemit e á comunidade da Lingua Portuguesa.
PT-steem-cplp-galiza.png

Muito obrigado!

Seja bem vindo, amigo! Espero que curta a comunidade aqui! :D

Muito obrigado! Estou aqui há uma semana e já estou a curtir bastante! =D

Essa galera de TI, sempre chega primeiro. ehehhe!!! Bem vindo, também estou começando! abs

Obrigado amigo! Dei uma olhada ao teu blog e gosto do que vejo! Continua assim!

Bem-vindo! Estou te seguindo

Obrigado pelo apoio Letícia! Vou ver o teu blog!

Benvido, @ricardocastilho.
Etaś incluido na nosa lista de seguemento de escritoras en lingoa portuguesa.
Apertas e saúde.

Obrigado! Vou fazer o meu melhor para estar a altura da vossa confiança!

Congratulations @ricardocastilho! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of upvotes

Click on any badge to view your own Board of Honor on SteemitBoard.
For more information about SteemitBoard, click here

If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

By upvoting this notification, you can help all Steemit users. Learn how here!

Grande projeto! Estamos nessa juntos! Também sou entusiasta das ciências e da lucidez!

Obrigado pelo apoio Thomas! É bom conhecer pessoas com a mesma mentalidade! =)
Vou te seguir. Espero que nos possamos ajudar mutuamente.

I am very happy to listen to every sentence from your post. I get the latest knowledge and experience, thank you for sharing with us, I hope we will continue to be able to communicate and share information through this community, hopefully your day is fun.

Best wishes for you from me,
I have the latest information you might see ..!

Https://steemit.com/indonesia/@ponpase/ayo-intip-keseruan-anak-aceh-di-kancah-nasional-rover-challenge-indonesia

Thanks man! I'm glad you liked it!

Bem vindo. Eu também não uso redes sociais, apenas essa!

Obrigado! Esta é de longe a que tem mais potêncial! Estou muito contente por fazer parte dela e poder conhecer todos vocês!

Bem vindo, muito bom post!!

Obrigado amigo!